10 conselhos eficazes para aumentar o tráfego do seu blog de viagem

Em uma mesa de madeira, à esquerda vê-se um laptop ligado. À esquerda, um caderno com uma caneta em cima, pronto para tomar notas.

Conselhos para aumentar o tráfego do seu blog de viagem.

Como ter um blog de viagem bem sucedido? Essa é a pergunta chave para qualquer blogueiro e também uma ideia muito subjetiva se levarmos em conta que, em grande parte, o seu tráfego será uma pauta muito importante para que ele tenha êxito. É necessário seguir algumas técnicas e truques para aumentar seu alcance e número de seguidores para que, além disso, eles voltem ao site, leiam novos posts, os compartilhem e recomendem.

A realidade é que ter um blog de viagem requer muitos fatores e paciência. Hoje em dia, ter conteúdo variado e um bom design não é suficiente; não significa que isso não seja necessário, mas as tendências mudam, a competência aumenta e cada dia que passa é mais importante continuar otimizando seu site. Por isso mesmo, hoje te darei 10 conselhos eficazes e comprovados que farão com o que o tráfego do seu blog aumente.

1. Seja específico com relação ao objetivo do seu blog

Tenha sempre em mente o objetivo principal que quer atingir com o seu blog de viagem. Isso te ajudará a ter ideias bem formadas e conteúdos que sigam uma mesma linha. Quando mais específico você for, conseguirá reduzir exponencialmente a porcentagem de conteúdos similares aos seus. Considere tornar-se um expert em um tema.

Além disso, você deve identificar seu target e nicho de mercado. Quando tiver decidido a quem quer se dirigir, foque nessas pessoas e não as perca de vista. Continue se informando sobre suas preferências, interesses e tendências.

2. Responda: quão ‘amigável’ é o meu site?

Um site amigável à vista e fácil de navegar sempre será bem recebido. Teste constantemente como seu site funciona: ele carrega rapidamente? É fácil encontrar o conteúdo que se busca? Você tem elementos gráficos suficientes? Pense em seus atrativos, evite que haja uma saturação de informações e mantenha à vista as informações para contato direto com você.

Uma tela de computador com fundo preto mostra a palavra "Design" em azul, com o cursor do mouse em formado de mão prestes a clicar na palavra.

O design do seu blog pode ajudá-lo a conquistar mais leitores.

3. Tome seu tempo para escrever bons conteúdos com SEO

Dedique tempo suficiente para criar conteúdos úteis e de qualidade, investigue e escolha com cuidado as palavras chaves corretas. Estas keywords são um divisor de águas para que você tenha um bom posicionamento orgânico. Se você não sabe como escolher ou investigar as keywords que mais lhe convêm, sugiro a leitura deste post, onde você encontra informações detalhadas.

SEO (Search Engine Optimization) é uma prática com a qual você sempre deve se preocupar, pois ela faz diferença. Dedique seu tempo a criar um bom título, tema e, o mais importante, que seus leitores encontrem no seu post uma resposta específica. Torne mais fácil o trabalho dos buscadores, tenha um bom SEO e ranqueie melhor. Lembre-se que não há nada mais poderoso que um conteúdo confiável, comprovável e SEO friendly.

4. As imagens deve ser SEO friendly

É importante que você diga aos buscadores que imagem você está usando. Eles não conseguem decifrar o conteúdo visual que você tem. Por isso, acostume-se a otimizar suas imagens. Atribua sempre o famoso alt text (texto alternativo), que são as palavras chave que descrevem a imagem que você está vendo. Usar palavras chave nas imagens pode te dar mais oportunidade de ser identificado.

Uma tela de computador com fundo preto mostra a palavra "SEO" em azul, com o cursor do mouse em formado de mão prestes a clicar na palavra.

Utilizar técnicas de SEO colocará seu blog em uma posição de destaque nas buscas do google.

5. Crie conexões ou grupos

Mantenha comunicação com outros bloggers. Tem algum que você admira, que te inspira e é talentoso? Escreva para ele! Você terá novas ideias e conteúdos. Busque aqueles que tenham conteúdos similares aos seus, que sigam um estilo similar e afilie-se a programas. Os famosos guest posts são de grande utilidade para aumentar o tráfego do seu site. Compartilhe seu conteúdo e ambos podem ser beneficiados.

6. Garanta sua presença nas Redes Sociais

Há um fenômeno hoje verdadeiro para qualquer blog e negócio em geral: se você não estiver presente em diferentes plataformas digitais, você não existe. Mantenha-se ativo em diferentes Redes Sociais, como Facebook, Twitter e Instagram. Quanto mais canais você tiver que suportem o seu site, maior a probabilidade de conseguir um tráfego maior. Por isso é necessário ter uma estratégia para atingir seu público alvo. Este post pode ser útil para lhe ajudar a melhorá-la.

A imagem é uma foto de uma tela de celular com diversos aplicativos, um do lado do outro, com destaque para o Facegook, Twitter e Instagram.

Estar presente em redes sociais aumenta o tráfego do seu blog.

Como blogueiro de viagem, você deve se lembrar que seus conteúdos devem ser muito visuais. Aproveite as plataformas digitais e intere-se das tenências atuais, como os famosos Instagram Stories, que nos últimos meses alcançaram um auge incrível já que permitem que o seguidor fique mais perto do criador de conteúdo.

7. Utilize links nos seus blog

Conecte seu próprio conteúdo aos novos posts e inclua links para outros posts, de outros autores e blogs. É muito importante que você forneça informação adicional; dessa forma, você transmite confiança e garantia do seu conhecimento no tema. Não se esqueça que todos esses posts devem seguir uma linha, ter informação relevante e entreter o leitor de alguma forma.

8. Mantenha contato com os seus seguidores

Quanto contato você tem com os seus seguidores? Sabe se estão voltando ao seu blog de viagem? É muito importante que você esteja em contínua comunicação com eles. Aumente ou melhore o registro dos seus seguidores e faça o possível para mantê-los com você. Campanhas em um mailing e envio de newsletters lhe permitem chegar de maneira direta a eles e recordá-los do seu site. Quanto mais presente você estiver, maior a probabilidade de que eles regressem.

9. Continue se atualizando

Você constantemente encontrará novos conselhos, ferramentas ou informações que lhe ajudarão a continuar otimizando seu site para atrair mais tráfego. Não deixe de se atualizar e colocar em prática as novas técnicas.

10. Tenha paciência

Ser paciente é chave. O aumento de tráfego no seu blog de viagem será paulatino e progressivo. Os resultados não aparecerão da noite para o dia, por isso você deve se manter constante.

Agora você já sabe! Aumentar o tráfego no seu site só requer sua atenção em alguns detalhes. Coloque em prática estes 10 conselhos eficazes e nos conte sua experiência nos comentários. Tem alguma dúvida? Comente abaixo!

Escrito por Alejandra Ramírez. Comunicóloga, cinéfila adicta a las palomitas y dog lover. Creadora de Contenido en WePlann.

Traduzido por , jornalista e tradutora que ama conhecer novas culturas e viajar, seja com os livros ou com a mochila nas costas. É criadora de Conteúdo no WePlann.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *