10 formas de economizar no dia a dia para viajar

Economizar dinheiro para viajar não é fácil, né? Ainda mais quando se vive em uma capital como São Paulo ou Rio de Janeiro, em que tudo é mais caro. Mas há algumas coisas que você pode fazer no seu dia a dia para minimizar seus gastos e guardar o máximo possível para conhecer o mundo!

1. Pare de comer fora

WP_Blog_PT_Econom_1_Abr8

Leve marmita quando for para o trabalho e, se for sair de noite para um bar, por exemplo, coma antes de ir. Fazer suas refeições todos os dias fora de casa é um gasto dispensável. Dá para economizar um bom dinheiro se você não pedir aperitivos ou pratos todas as vezes que resolver encontrar seus amigos. Quando for no supermercado, aproveite para comprar lanchinhos como bolachas e barrinhas de cereais para levar com você para quando bater a fome.

2. Reduza os gastos com bebida

WP_Blog_PT_Econom_2_Abr8

Sim, é sofrido. Ainda mais se você é do tipo que bebe todo final de semana. Mas não quer dizer que você deve cortar totalmente a cerveja (ou os drinks) da sua rotina; apenas reduza. Isso vai aliviar bastante o orçamento – e de quebra você perde peso e fica mais saudável! Dê preferência para comprar as bebidas em mercados e beber em casa do que beber em bares, onde os preços são muito mais altos.

3. Comece uma poupança

WP_Blog_PT_Econom_3_Abr8

Se você ainda não tem uma poupança, está na hora de abrir uma. Se você já tem, é uma boa ideia abrir outra dedicada apenas para viagens. Assim você tem controle de quanto dinheiro vai ser de fato destinado para viagens. Todo o dinheiro que você conseguir economizar deve ir direto para a poupança.

4. Invista suas economias

WP_Blog_PT_Econom_4_Abr8

É importante deixar parte do seu dinheiro na poupança, que é uma forma segura (mas pouco lucrativa) de guardar seu dinheiro. Mas uma boa ideia é investir uma parte do seu dinheiro. É preciso analisar o que vale mais a pena pra você e todas as variáveis, como o risco do investimento e quanto tempo o dinheiro deve ficar parado antes que você possa gastá-lo, mas você ganhará um bom dinheiro sem ter que fazer muito esforço.

5. Faça uma lista de metas e coloque dinheiro em um pote cada vez que elas não foram cumpridas

WP_Blog_PT_Econom_10_Abr8

Como se obrigar a ser eficiente: todos os dias ou toda semana escreva uma lista com metas de curto prazo. Sempre que elas não forem cumpridas, você deverá colocar 5 reais (ou outro valor que você escolher) em um potinho destinado apenas para isso. Você só vai poder usar esse dinheiro na sua próxima viagem. Pense que o dinheiro que você colocar no pote é um dinheiro a menos que você tem para gastar na semana, ok?

6. Comece a vender algo no tempo livre

Flickr | CC BY-NC 2.0 | Shalom Festas

Flickr | CC BY-NC 2.0 | Shalom Festas

Tem alguma habilidade especial? Então é hora de colocá-la em prática para conseguir uma graninha a mais. Você já deve ter ouvido casos de pessoas que viajaram o mundo depois de passar um ano vendendo brigadeiros ou outros parecidos. Dotes culinários são muito úteis nessa hora; você pode fazer brigadeiros, pães de mel, sanduíches ou vender qualquer outra coisa que você saiba fazer. Descubra um lugar bom para ficar e vender seus itens e voilà, aí está a receita para o sucesso!

7. Pare de gastar com coisas que você não precisa

Flickr | CC BY-NC 2.0 | sekihan

Flickr | CC BY-NC 2.0 | sekihan

Se você realmente quer economizar, comprar uma coisinha aqui e outra ali precisa deixar de ser rotina. Se você não consegue ir ao shopping e não comprar uma roupa, não vá ao shopping. Você precisa ter as prioridades bem definidas na sua cabeça. Afinal, você realmente precisa de todas as coisas que você costuma comprar?

8. Troque a TV a cabo pelo Netflix

WP_Blog_PT_Econom_7_Abr8

Uma assinatura de TV a cabo não é barata e vamos combinar que deixar de pagar por internet não é uma opção (senão como você leria nossos posts, não é mesmo?). Já que você vai continuar pagando internet, uma boa solução é trocar os canais pagos da televisão por uma assinatura da Netflix. Comprando o pacote médio, no qual duas pessoas podem assistir ao streaming simultaneamente em HD, você divide o valor e tem várias opções de filmes e séries. É pra não gastar mais de R$15 reais por mês e ficar noites e noites se divertindo sozinho (adoro, por sinal).

9. Ande de bike

WP_Blog_PT_Econom_8_Abr8

Que tal começar a ser saudável, sustentável para o meio ambiente, perder uns quilos e economizar dinheiro? Deixe o carro e o transporte público de lado e invista em uma bicicleta. É um gasto a mais que você terá no começo, mas que compensa muito a longo prazo.

10. Venda alguns objetos e roupas

WP_Blog_PT_Econom_9_Abr8

Quando você realmente precisar de dinheiro, é hora de desapegar de algumas coisas. Aquele playstation antigo que está pegando poeira na sua casa ou aquelas roupas que você deixou guardadas pensando: “mas e se algum dia eu quiser usar?”, é hora de deixá-los ir. É por uma boa causa, e ter menos coisas materiais te deixa mais leve. Aprenda com a mestre da arrumação Marie Kondo e venda tudo que não lhe traz mais alegria – ou que pode lhe trazer dinheiro para viagens.

Escrito por , jornalista e tradutora que ama conhecer novas culturas e viajar, seja com os livros ou com a mochila nas costas. É criadora de Conteúdo no WePlann.

2 thoughts on “10 formas de economizar no dia a dia para viajar

  1. Jéssica
    05/05/2017 at 10:54

    São dicas muito importantes, gostaria de deixar aqui uma valiosa também, quando for pesquisar onde trocar seu dinheiro, existem vaaaaárias casas de cambio. Mas é bom pesquisar muito. Eu viajo bastante e sempre acabo fazendo o meu câmbio com a Online Câmbio, eles sempre tem o melhor preço, para diversas moedas. Fica a Dica!

    1. 05/05/2017 at 11:17

      Oi Jéssica!

      É verdade, obrigada pelo seu comentário! Realmente muito útil para os viajantes. :)

      Um beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *