A única mulher sentada à mesa

Gina Bolaño. Co-founder, Chefe de Criação & Design no WePlann

Gina Bolaño. Co-founder, Chefe de Criação & Design no WePlann

Tive a oportunidade de cursar Design Gráfico em Bogotá, na Colômbia, e de realizar um mestrado em Web Design em Barcelona, na Espanha. Minhas primeiras experiências como designer foram no exterior, em grupos bem equilibrados. Sempre havia um número similar de mulheres e homens estudando e trabalhando em cada projeto. No entanto, à medida que fui enfocando no universo das startups e no seu desenvolvimento, era notável a ausência de mulheres na área.

Não é incomum surpreender-se por ser a única mulher sentada à mesa.

Nos últimos três anos, participei de muitos dos principais eventos de tecnologia ao redor do mundo, como WarmGun em San Francisco (2014), WebCongress Barcelona (2015), Startup Hack em Gothenburg (2014), WebSummit na Irlanda (2015) e em Portugal (2016). Nessas experiências, é inegável que a porcentagem de participantes mulheres é baixa, especialmente nos eventos voltados à tecnologia mais do que design. Essa situação somada a minha experiência cotidiana abriram os meus olhos a uma lamentável realidade: as mulheres representam uma porcentagem injustamente pequena na indústria tecnológica e apenas 1% são co-fundadoras de startups. Existe um grande contraste nessa indústria. Embora seja conhecida por ser progressista e inovadora, as mulheres são sub-representadas. Ocupam somente 26% de todos os postos de trabalho, enquanto 74% pertence aos homens. Atualmente, as mulheres são a excessão da regra nessa área. Por isso, precisamos promover uma mudança em prol da igualdade.

Devemos nos apoiar, unir, conhecer e ajudar umas às outras – especialmente mulheres latinas. Temos todo o talento e as habilidades necessárias para realizar grandes ações dentro de projetos no mundo da inovação, tecnologia e do empreendedorismo. Nós precisamos apenas nos empoderar.

O WePlann é uma startup que orgulhosamente integra o 1,3% das empresas de tecnologia que contam com mulheres entre seus fundadores. Somos formados por uma equipe de 13 pessoas de seis nacionalidades, distribuídas em quatro escritórios pelo mundo. Resultamos em um grupo de trabalho 75% feminino, sendo dez mulheres e três homens. Para que possamos ver mais exemplos como esse, é necessário que todas e todos se unam neste desafio. Se queremos mudar, precisamos que a tendência atual seja rompida.

Estamos na contracorrente de uma indústria dominada por homens e posso dizer que, felizmente, o WePlann é uma startup de sucesso e conta com uma equipe apaixonada pelo que faz. Todos na equipe têm um grande espírito viajante, e nos inspira poder desenvolver um projeto para facilitar incríveis experiências em diferentes destinos. Impulsionados pela paixão que sentimos pelo que fazemos e pelo compromisso com nós mesmos e nossos clientes, esperamos crescer e disponibilizar cada vez mais produtos, destinos, idiomas e moedas.

O WePlann é uma plataforma líder para atacadista e agências latino-americanas e espanholas, que oferece uma forma mais fácil e segura de descobrir e reservar atividades de viagem em diferentes países. As 400 experiências que disponibilizamos são realmente únicas: ingressos para shows, atrações, atividades e tours guiados com grupos reduzidos em 15 destinos globais. Damos ao cliente a opção de encontrar o planno perfeito (seja em casal ou com crianças, low cost ou premium, por exemplo) e também de pagar com a sua moeda. Além disso, o WePlann oferece a possibilidade do cliente realizar a atividade em seu idioma, assim como dá todo o suporte antes e durante a viagem através de um chat em tempo real, mensagens de texto e e-mail.

A equipe de talentos do WePlann, que se localiza em San Francisco, Cancun, São Paulo, Barcelona e Bogotá, trabalha para oferecer ao cliente a maior comodidade e segurança em sua compra online. Atualmente somos parte da 500 Startups, um importante fundo de capital de risco global e aceleradora no Vale do Silício. Para completar, temos orgulho de contar com a Barbara Corcoran, do Shark Tank, como uma de nossas investidoras. A aceleradora NXTP Labs também apostou em nós.

O WePlann já gerou milhões de dólares em ingressos atendendo clientes em 20 países. Nosso trabalho tem sido reconhecido em várias publicações da imprensa internacional como CNN México, TechCrunch, CNN Expansión, El Economista, Univision, Pulso Social, entre outros. Temos acordos com 150 operadores em nove países diferentes, incluíndo Disney, Cirque du Soleil, London Eye, Empire State Building, Metropolitan Opera, Broadway e muito mais. Além disso, somos parceiros oficiais do PayPal na América Latina.

A adaptação ao mercado latino-americano tem sido um dos nossos maiores desafios, e saber escutar aos nossos cliente nos permitiu realizar todo um processo de aprendizagem que se converte em constantes melhorias para ter sucesso neste mercado. Sempre priorizamos uma experiência intuitiva para o usuário e um serviço de atendimento ao cliente impecável. Na minha opinião, o processo é a chave de qualquer startup. Perseverança, paciência, adaptabilidade e manter a mente aberta a mudanças permanentes são parte essencial ao iniciar um projeto de empreendedorismo. Já faz anos que sentia a necessidade de me conectar com mulheres empreendedoras latinoamericanas, e quero agradecer à Mujer Emprendedora LAC pela maravilhosa iniciativa e por me dar a oportunidade de contar a minha história, apoiar, colaborar e conhecer mais mulheres como eu.

Escrito por Gina Bolaño. Co-founder, Chefe de Criação & Design no WePlann. Especialista em Web Design. Seis anos criando sites de e-commerce multilíngües. Mestre em Web Design. Colombiana.

Via Mujer Emprendedora LAC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *