Agenda cultural de Barcelona: o que fazer na cidade em 2017

Agenda cultural de Barcelona para 2017.

Programas imperdíveis para fazer em Barcelona em 2017

A agenda cultural de Barcelona para 2017 está vibrando. São mais de 50 programas imperdíveis para você aproveitar ao longo do ano. Dos festivais de música a Fashion Week das noivas, de uma feira gastronômica à reabertura da Casa Vicens, de Gaudí. Como você pode perceber, atendem aos mais variados os gostos. E para te dar uma mãozinha, já escolhemos os eventos mais legais que integram a programação divulgada pelo órgão oficial do turismo da cidade, o Consorcio de Turisme de Barcelona. Portanto, se você pensa em viajar para capital da Catalunha, não deixe tudo para última hora. Com essas datas em mãos, tudo ficará bem fácil.

A seguir, você encontra a nossa seleção dos 15 melhores programas na agenda cultural de Barcelona em ordem cronológica. Chegou a hora de se plannejar, vamos lá?

Tome nota: agenda cultural BCN 2017

1. Picasso

Museu Picasso, Barcelona.

Museu Picasso (Flickr | (CC BY 2.0) | OK Apartment)

Após uma temporada de quatro meses em Londres, a exposição de retratos do artista espanhol chega a Barcelona. Sendo um dos fundamentos de sua carreira, somam 80 peças protagonizadas pela família, pelos amigos e pelas amantes do pintor. A mostra capta as diferentes fases pelas quais ele passou, como realismo, estilo clássico e caricatura. Além disso, também reflete a sua visível rejeição aos padrões ocidentais para realizar retratos. Compre o Articket para entrar nesse e em mais 5 museus economizando 45% do preço final das atrações.

Quando: 17 de março a 25 de junho 

Onde: Museu Picasso

2. Festival Sant Jordi

Floristas na La Rambla, vendendo rosas para o festival de Sant Jordi, em Barcelona.

Floristas na La Rambla, vendendo rosas para o festival de Sant Jordi (Foto: Wikimedia Commons |(CC BY-SA 3.0) | User:Yearofthedragon)

Esse é um dos eventos mais populares de Barcelona. Combinando romance e literatura, o festival celebra o patrono da Catalunha, Sant Jordi. Para nós, brasileiros, o famoso São Jorge. E como dita a tradição, homens presenteiam suas amadas com uma rosa e as mulheres compram um livro para seus parceiros. No dia da celebração, as ruas se enchem de casais, livros e flores!

Quando: 23 de Abril

3. Fashion Week das noivas

A cidade tem uma longa tradição de criar vestidos de noiva. Se você gosta do tema, já deve ter ouvido falar das marcas Pronovias e Rosa Clará, por exemplo. O Barcelona Bridal Fashion Week, por sua vez, chega a sua 27ª edição fazendo jus a fama de Barcelona. Cerca de 300 marcas locais e internacionais participam do encontro, que é um dos maiores dedicados ao setor.

Quando: 25 a 30 de abril

Onde: Fira Gran Via L’Hospitalet

4. Noite dos museus

Quando a temperatura começa a subir e caminhar pelas ruas se torna cada vez mais agradável, não há desculpas para ficar em casa. No dia 20 de maio, das 19h à 1h, diversos museus da cidade abrem as portas gratuitamente. Essa forma diferente de apreciar exposições permanentes e temporárias, e também outras atividades que acontecem por Barcelona, é um evento global. A primeira edição aconteceu em Berlim, em 1997. Hoje, é celebrada em 120 cidades europeias. Participe você também da La Nit dels Museus.

Quando: 20 de maio (das 19h à 1h)

5. Barcelona Primavera Sound

Os festivais de música são uma ótima oportunidade para assistir aos seus artistas preferidos enquanto conhece outros. O Primavera Sound é um dos maiores e principais eventos de música em Barcelona. Atraindo milhares de fãs do mundo inteiro, conta com centenas de shows e também um encontro global para profissionais da indústria.

Quando: 31 de maio a 4 de junho

Onde: Parc del Fòrum (shows principais)

6. ‘Tast a La Rambla’

Em português, o nome do evento seria algo como Degustando na La Rambla – a avenida mais famosa de Barcelona. Com a fama gastronômica da cidade, só pode ser coisa boa! Durante quatro dias, você poderá provar sanduíches, sobremesas, tapas e comidas tradicionais preparadas por alguns dos melhores chefes da região. Para completar, ainda haverá muita música ao vivo e workshops de culinária.

Quando: 8 a 11 de junho

Onde: La Rambla

7. Sónar

Sónar, o tão esperado festival de música, Barcelona.

Sónar, o tão esperado festival de música e tecnologia em Barcelona

O festival de música, que acontece há 24 anos, atrai milhares de pessoas a Barcelona – e é um dos principais eventos na agenda cultural da cidade. Artistas performáticos, DJs e estrelas do pop combinados a um ambiente super tecnológico fazem com que a cidade se transforme. Os shows acontecem o dia inteiro, reunindo mentes criativas, entusiasmadas e apaixonadas por música.

Quando: 15 a 17 de junho 

Onde: Fira Montjuïc (de dia) e Fira Gran Via L’Hospitalet (de noite)

8. Patum Berga

Para vivenciar umas das mais antigas tradições catalãs, vá para Berga em junho. Localizada ao norte da Catalunha, a cidade recebe um evento anual que foi declarado herança cultural na Espanha pela UNESCO em 2008. A festividade, chamada de Patum, data do período medieval e acontece durante a semana de Corpus Christi. Surgiu como forma lúdica da Igreja Católica passar ensinamentos a sua congregação. Atualmente, resume-se a várias celebrações simultâneas com fogos de artifício, música ao vivo, acrobacias e uma infinidade de personagens – como águias, anões, gigantes, anjos e demônios, além de muitos moradores em trajes históricos.

Quando: 14 a 18 de junho

Onde: Berga

9. Grec Festival de Barcelona

O festival acumula quarenta edições e continua atraindo o público da cena cultural de Barcelona como nunca. As ruas são ocupadas para apresentações de teatro, dança, música, circo; os pequenos contam com uma programação totalmente dedicada a eles; e o Teatre Grec, que inspirou o nome do evento, recebe performances impressionantes. E para completar, o evento acontece durante o verão.

Quando: 1 a 31 de julho

10. Festival Europeu de Balão

Festival Europeu de Balão, um programa para fazer perto de Barcelona.

Deixe Barcelona por uns dias para participar do belo festival Europeu de Balão

Próxima a Barcelona, a cidade de Igualada recebe o festival europeu de balões de ar quente durante quatro dias. O evento anual é o maior do gênero na Espanha e um dos principais encontros de balonismo na Europa. Milhares de pessoas vão até a cidade para ver mais de 50 balões chegarem de várias partes do mundo. O céu da Catalunha não será mais o mesmo depois dessa experiência.

Quando: 6 a 9 de julho 

Onde: Igualada

11. Circuit Festival e Girlie Festival

O Circuit Festival e o Girlie Circuit são dois festivais de verão muito esperados que celebram dez anos em 2017. Respectivamente, representam os maiores eventos gay e lésbico da cena internacional!!! Não por acaso, atraem milhares de visitantes do mundo todo. O Circuit se resume a duas semana de muita diversão. O Girlie acontece em menos dias, mas é tão animado quanto. Por conta do 10˚ aniversário dos festivais, a edição deste ano contará com participações especiais – fique de olho!

Quando: 5 a 20 de agosto e 15 a 21 de agosto 

12. 200ª Festa Major de Gràcia

O bairro de Gràcia, em Barcelona, é um dos mais populares da cidade. Os prédios antigos e as vielas estreitas dão todo charme para o local, que realiza o festival Festa Major anualmente. Nesse evento, os locais festejam muito e, entre as atividades da celebração, decoram as ruas baseados em temas diferentes e competem para ver quem elabora a melhor decoração. As inspirações vem da praia, de criaturas míticas, personagens literários e imagens abstratas. Além disso, também há barracas de comidas e bebida e shows de música ao vivo.

Quando: 15 a 21 de agosto

Onde: Gràcia

13. Castells de Sant Fèlix de Vilafranca

De todas as tradições catalãs, a pirâmide humana é uma das mais conhecidas. Se você já viu uma fotografia de pessoas vestidas com a mesma roupa montadas uma em cima das outras, é sobre essa tradição que estamos falando. Vá para o município Vilafranca del Penedès e participe da festa anual que celebra o seu patrono, Sant Fèlix. Ali, você terá a chance de ver a tal pirâmide – que envolve muito trabalho em equipe e participantes de idades variadas. O último participante será sempre um dos membros mais jovens, que irá coroar a construção e deverá levar a mão para indicar que a torre está completa.

Quando: 30 de agosto

Onde: Vilafranca del Penedès

14. Reinauguração da Casa Vicens, de Gaudí

Casa Vicens, Antoni Gaudí, Barcelona.

Casa Vicens de Antoni Gaudí, em Barcelona

Em outubro, o público terá a chance de conhecer por dentro mais uma das obras de Gaudí. No entanto, não é um construção qualquer. A Casa Vicens for a primeira projetada pelo arquiteto. No passado, ela era aberta apenas no dia 22 de maio, na festa de Santa Rita. Se você tem interesse em arquitetura, confira esse post sobre a influência de Gaudí em oito edifícios de Barcelona (incluindo a Casa Vicens).

Quando: outubro (data a ser confirmada)

Onde: Casa Vicens

15. Festival La Mercè

Barcelona celebra a chegado do verão, então por que não celebraria o final? Em homenagem a uma de suas patronas, realiza o festival La Mercè – que acaba sendo celebrado por mais alguns dias. A festa conta com muitas atividades gratuitas para diferentes idades e ocorrem por toda a cidade. Entre as principais tradições, está a procissão de gigantes e cabeças de papel machê e a programação na Casa Ramona, atual centro cultural CaixaForum, do arquiteto Puig i Cadafalch (que completaria 150 anos em 2017).

Quando: 24 de setembro 

Ufa! É muita coisa, né? E esses são apenas os nossos top-15 programas dentre uma infinidade de atividades que vão rolar até dezembro de 2017 em Barcelona. Além disso, também temos mais três roteiros com dicas quentinhas para você que vai passar:

E diversas atividades diferentes para você curtir a cidade. Clique AQUI para conferi-las.

Quer saber mais sobre os programas acima (ou até mesmo sobre algum que não foi listado)? Deixe sua dúvida nos comentários, nós teremos prazer em te ajudar a planejar a sua viagem.

Escrito por . Cidadã do universo, jornalista e escritora, que ama qualquer tipo de viagem e comida. É criadora de Conteúdo no WePlann.

2 thoughts on “Agenda cultural de Barcelona: o que fazer na cidade em 2017

  1. Marci
    16/08/2017 at 15:53

    Olá Isabella, por favor e a partir de outubro de 2017, não vai ter nada … nenhum evento ?????

    1. 18/08/2017 at 19:04

      Olá Marci! Em outubro, terá a chance de conhecer por dentro a Casa Vicens de Gaudí. Também haverá muitas actividades em o Macba.

      Saudações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *