Aladdin, a mais nova comédia musical da Disney na Broadway!

Em fevereiro, um dos maiores clássicos da Disney chegou à Broadway: Aladdin ganhou uma adaptação inédita, exclusiva para um dos palcos mais famosos do mundo! Em minha visita a Nova York, não pude deixar de conferir essa nova comédia musical que já é um hit consagrado.

No total são 180 pessoas trabalhando na montagem, entre elas uma equipe de criação que soma mais de 16 Tony Awards e o compositor Alan Menken, que ganhou 8 Academy Awards das 19 vezes em que foi nomeado. Elenco incrível, produção impecável e toda a magia dos filmes da Disney e das montagens da Broadway juntos – não tinha como dar errado!

Aladdin é resultado da parceria explosiva entre Alan Menken, o autor Chad Beguelin e o diretor e coreógrafo Casey Nicholaw. Menken, além de ter participado na composição das montagens de A Pequena Sereia e A Bela e a Fera para a Broadway, ajudou a escrever 11 músicas para o próprio filme Aladdin, da Disney, em 1992!

As composições da época que não entraram no filme acabaram se juntando às ideias originais da equipe de criação para criar um novo Aladdin para os palcos. O maior diferencial da vez é o viés leve e divertido, que permite até piadas do elenco e brincadeiras com a plateia.

Times Square.

Times Square

O show acontece no The New Amsterdam Theatre, um belíssimo teatro de 1903 localizado no coração da Times Square. O local é um espetáculo por si só – o estilo Art Noveau do palco, escadarias e camarotes transportam qualquer um para as noites de gala do começo do século passado. Sem esperar mais do que 3 minutos na fila, retirei os meus ingressos na bilheteria e entrei sem problemas.

No interior do teatro, o tratamento é VIP – os atendentes, muito atenciosos, direcionam os espectadores um a um aos seus assentos e tudo é muito organizado. Apesar de luxuoso e muito bem equipado, o espaço é pequeno e garante uma boa visão do espetáculo de qualquer seção do teatro! Além do ar condicionado, toaletes e bar, você também pode espiar a regência da orquestra ao vivo através de monitores de televisão.

Teatro do Aladdin na Broadway.

Teatro do Aladdin na Broadway

É difícil explicar o que você pode esperar de Aladdin: os figurinos e cenário foram importados de 9 países, como Marrocos, Turquia, Índia, Uzbequistão e China; são 337 figurinos diferentes, especialmente feitos à mão, desenhados pelo vencedor do Tony Award Gregg Barnes; apenas para a música Friend Like Me, cada par de calças do elenco conta com 1428 cristais Swarovski!

Os efeitos especiais são um show à parte, somando 84 efeitos pirotécnicos em uma única apresentação. Enfim, o visual do espetáculo é nada menos que incrível, do tapete mágico que voa (e, depois de vê-lo de perto, eu tenho certeza que não se trata de efeitos especiais) e cenários detalhistas às cores vibrantes dos números musicais de energia e sincronização impressionantes. Tem até mágica no palco – o Gênio da Lâmpada faz todo o tipo de truque com um estalar de dedos!

Todo o elenco vem de uma longa trajetória de grandes clássicos da Broadway, tendo Adam Jacobs, que interpreta Aladdin, Courtney Reed, no papel de Jasmine, e Jonathan Freeman, como Jafar. O gênio é encarnado por James Monroe Iglehart, que conduz o público pela narrativa e rouba a cena com seu carisma. O papel lhe rendeu até um Tony Award! Os atores engajam cenas dinâmicas, vocais excelentes e coreografias incrivelmente bem executadas.

O que tirei desta experiência é que a Broadway tem o poder mágico de fazer 2 horas passarem em 5 minutos. No caminho de volta, caminhando pela Times Square, continuei com os olhos brilhando.  Aladdin foi o meu primeiro musical na Broadway e me fez querer devorar tudo mais que estiver em cartaz!

Ainda estou tentando superar a excelência de coreografia, música e cenário que vi no The New Amsterdam Theatre durante as férias (até agora, sem muito sucesso). Não deixe de garantir o seu ingresso com antecedência!

Escrito por , paulistana viajante apaixonada por Jornalismo, música e ver o mundo. É criadora de Conteúdo no WePlann.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *