Viajar com alimentos na bagagem de mão?

Ao planejar uma viagem, sempre ficamos com algumas dúvidas que frequentemente geram dores de cabeça e incertezas das mais diversas: o que levar na mala de mão? Como aproveitar ao máximo o espaço da mala? Entre tantas outras perguntas. Mas há um tema que ainda não havíamos tratado: que alimentos podemos levar na nossa bagagem de mão? Aqui vão alguns conselhos.

Viajar com alimentos é um tema um tanto complicado, visto que na maioria dos países as leis são muito restritas com relação a isso, já que os produtos de origem animal podem introduzir enfermidades nos países de destino.

É importante que você leve em conta que, para voos da União Europeia, é possível transportar alimentos, sejam carnes ou laticínios, até uma certa quantidade (consulte as páginas 6 e 7 do Regulamento CE 206/2009, nas quais são especificados todos os pesos permitidos para o transporte dos mesmos). Se viaja com alimentos, você deve prestar atenção nos seguintes pontos:

Regras gerais

A regra que vale em quase todos lugares é que o que for adquirido antes de passar pelo controle do aeroporto não pode ultrapassar 100 mililitros, sejam de alimentos ou de outros produtos, como shampoos ou cremes. Comidas sólidas não podem ultrapassar 100 gramas e bebidas alcoólicas são totalmente proibidas.

Dietas especiais e alimentos infantis

Na bagagem de mão, podemos transportar os líquidos que serão utilizados durante a viagem caso haja a necessidade de uma dieta especial (por exemplo, no caso de celíacos, que não podem comer glúten). Para isso, é necessário mostrar a autenticidade dos alimentos, que devem ser apresentados separadamente no controle de segurança. Na medida do possível, é recomendável que você leve a justificativa da sua condição particular e uma receita médica.

WePlann_Blog_PT_alimentos_viajarQuer levar alimentos de origem animal à  União Europeia?

Se você pretende levar carnes e laticínios provenientes de fora à União Europeia, não se iluda. Novamente, de acordo com o Regulamento CE 206/2009, esse tipo de produto não é permitido dentro da União por motivos sanitários. Isso se aplica tanto a produtos destinados a consumo particular como a pequenos envios. Você pode levar pequenas quantidades de alimentos desse tipo se eles forem provenientes de países como Andorra, Groenlandia, Islândia, Ilhas Feroe, Noruega, San Marino e Suíça, países europeus que não são propriamente parte da União Europeia.

Leve em conta que os Estados Unidos são um mundo à parte

Levar comida à América do Norte é frequentemente um problema, ainda que o que você leve seja permitido. Tenha em consideração que os controles de segurança são tão exaustivos que podem acabar registrando tudo que você levar. Em geral, são aceitos alimentos como café, chá, especiarias embaladas, vinagres, condimentos e azeites. Mas se quer nosso conselho, deixe para trás outros alimentos básicos, como arroz e derivados.

Carne seca, fresca, enlatada ou qualquer derivado não é permitido. De toda forma, há exceções, como as conservas de peixe, o queijo curado e o chocolate, alimentos que são permitidos se estiverem dentro do limite de peso de 5kg. Caso essa quantidade seja ultrapassada, haverá uma cobrança extra. Frutas e verduras também não são bem-vistas; dessa forma, recomendamos que você peça uma autorização antes do check-in para tudo que esteja relacionado a esses alimentos, inclusive os que forem consumidos durante o voo.

Definitivamente, o melhor é que você seja muito cuidadoso com os alimentos que levar na sua bagagem de mão. Muitas vezes, os controles de segurança podem ser mais minuciosos do que esperamos, fazendo com que percamos tempo e nos preocupemos com inconvenientes desnecessários. Por isso, leve apenas o que for indispensável para você.

E você, tem alguma experiência transportando alimentos na sua bagagem de mão? Conte-nos nos comentários!

Traduzido por , jornalista e tradutora que ama conhecer novas culturas e viajar, seja com os livros ou com a mochila nas costas. É criadora de Conteúdo no WePlann.

10 thoughts on “Viajar com alimentos na bagagem de mão?

  1. Lívia
    17/12/2017 at 10:49

    Ola, gostaria de saber se pode levar mais de uma barra de chocolate de 100g num voo de portugal para o brasil.
    Obrigada

    1. 19/12/2017 at 12:05

      Olá! Chocolate normalmente dá pra levar sem problemas. (:
      No caso de dúvidas, recomendamos entrar em contato com a sua companhia aérea para evitar problemas e obter a informação de uma fonte oficial.

      1. Ana
        24/01/2018 at 17:17

        Posso levar 11 barras de chocolate de 100g cada uma na bagagem de mão?

        1. 08/02/2018 at 12:27

          Olá Ana! Olá!

          Recomendamos entrar em contato com a sua companhia aérea para evitar problemas e obter a informação de uma fonte oficial. (:

  2. simone
    27/11/2017 at 12:05

    Oi…sou doente por cafe…posso levar meu po de cafe ? Pretendo levar 250 g de po de cafe…nao sei o tipo de embalagem…tem no mercado caixinha mellita de 250 g …essa que pretendo levar…tenho panico so de pensar no cafe de lá….que dizem ser muito ruim ao nosso paladar…

    1. 27/11/2017 at 19:30

      Olá Simone!

      Eu recomendo que você entre em contato com a companhia aérea diretamente, as restrições de alimentos mudam constantemente. (:

      1. Ana Maria Borges
        18/02/2018 at 06:12

        Levo sempre bebidas e café na mala de porão bem embalado, no meio da roupa sem problema para não partir e nunca tive o problema.

    2. Lemos
      03/01/2018 at 00:28

      Café pode, já levei várias vezes na mala despachada.

  3. Lourdes
    18/03/2017 at 17:30

    Só quero saber se posso levar pacotes de biscoito na bagagem de mão em voo internacional. Brasil – > Portugal.

    1. 21/03/2017 at 10:28

      Oi, Lourdes!

      Em geral, é permitido levar alimentos industrializados. É bom verificar as restrições da sua companhia aérea no site oficial e se há alguma restrição para o seu país de destino. Produtos como frutas, legumes, sementes, carnes e laticínios não podem ser levados. E lembre-se que não é permitido levar líquidos com mais de 100ml.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *