Anastasia: o novo hit da Broadway

Atores que interpretam Dmity e Anastasia no musical Anastasia, da Broadway, cantam juntos em frente a um cenário colorido que indica ser noite

História e cultura. Emoção. Romance. Drama familiar. Personagens coadjuvantes em números cômicos. Um vilão contra a mocinha. O novo musical da Broadway Anastasia conta com todas essas características e vem agradando públicos de todas as idades, principalmente os que adoram histórias cheias de romance e aventura. Desde que fui para Nova York em janeiro deste ano, sempre que alguém me pergunta qual show assistir na Broadway, minha resposta é Anastasia, sem sombra de dúvidas. É um show que proporciona uma experiência completa do que é a Broadway e é absolutamente inesquecível.

A história

A trama se passa na Rússia, na transição do governo czarista para o Leningrado. Ela tem início em 1907, com o reinado dos Romanov; continua em 1917 com o assassinato do czar e sua família em um ataque Bolchevique se estende até 1927, com um novo governo instaurado no país após a Revolução Russa. Dez anos após o ataque, há ainda um boato de que a filha mais jovem do czar Nicolau II, Anastasia, possa ter sobrevivido.

A Imperatriz Maria Feodorovna, avó de Anastasia que se muda para Paris quando esta era criança, tem esperanças de reencontrar sua neta e está disposta a pagar uma recompensa para quem a trouxer de volta. Nesse cenário, Dmitry and Vlad, dois golpistas, procuram uma moça que se passe por Anastasia para que possam enganar a Imperatriz e ficar com a recompensa. É aí que encontram Anya, uma jovem que sonha em reencontrar sua família. Ela sofre de amnésia e não se lembra de nada antes do dia em que foi encontrada à beira de uma estrada.

À direita, os atores que interpretam Dmitry e Anastasia no musical Anastasia, da Broadway, cantam. À esquerda, dançarinos fazem passos de balé.

Uma coisa bem legal do musical é que ele ensina sobre a história da Rússia, mostrando como as pessoas viviam na época e o que sentiam com a situação. A história é baseada em fatos reais, mas foi modificada para que se tornasse uma espécie de conto de fadas com final feliz. Houve, no entanto, muita pesquisa por parte da produção para que a história se assemelhasse aos fatos.

Esse vídeo conta um pouco da história do musical em entrevistas com membros diferentes da equipe criativa e do elenco do musical, como Darko Tresnjak, diretor, e Terrence McNally, autor do livro que deu origem à peça:

O que esse show tem de especial?

Para responder a essa pergunta, vou fazer uma lista dos pontos que me fizeram achar Anastasia tão, mas tão incrível.

1. Música

As letras e melodias do musical são impecáveis. Vai ser difícil você sair do teatro sem ficar cantarolando “Once Upon a December” ou “A Rumor in St. Petersburg”. Inclusive, você pode ir se aquecendo para o musical ouvindo o CD original do musical da Broadway:

Lynn Ahrens e Stephen Flaherty, compositores das músicas da animação e também do musical, escreveram 16 novas músicas para a versão teatral da história. Músicas como “In My Dreams” e “In a Crowd of Thousands” deram uma nova cara ao musical e são uma surpresa agradabilíssima para os apaixonados pela animação.

2. Tecnologia do cenário

Atores cantam em performance de Anastasia, novo musical da Broadway, em Nova York

De todos os shows da Broadway que eu assisti, Anastasia era o que tinha o cenário mais inovador. Muitos shows estão na Broadway há 10, 20 anos ou mais. Esses shows são obviamente grandes hits, mas são produções que não são reformuladas. Anastasia, por ser um show novo, inaugurado em 2017, pode usufruir de todas as inovações tecnológicas que aconteceram nos últimos anos – e o cenário reflete esse avanço tecnológico perfeitamente. O telão ao fundo tem uma definição e cores incríveis, além de não ser um cenário estático, e sim uma projeção que tem movimento.

3. Figurino

Eu fiquei muito impressionada com os detalhes e precisão dos figurinos, principalmente os que eram utilizados pelos membros da realeza russa. Na música “Once Upon a December”, a roupa dos fantasmas do passado de Anya são impecáveis: muito brilho, muito glamour e toda a grandeza que se espera de uma produção da Broadway.

Atores dançam em cena da música "Once Upon a December" do musical Anastasia, da Broadway. Anya está no centro do palco e outros atores dançam ao seu redor, vestidos de branco.

Cena da música “Once Upon a December” de Anastasia

Além disso, as roupas são muito fiéis à animação. Linda Cho, designer de figurino de Anastasia, contou em entrevista à Broadway.com que na versão original do musical em Hartford, antes da Broadway, o clássico vestido azul de Anastasia era rosa, mas os fãs não gostaram muito dessa mudança. Por isso, a versão do vestido na Broadway é azul, como na animação.

4. Elenco e equipe criativa

Sabe quando os atores são perfeitos para os papéis? É essa a sensação que o musical deixa. Christy Altomare é a perfeita Anya; Derek Klena é o Dmitry perfeito! Eles, assim como todos os outros personagens, têm as vozes e os looks perfeitos para os papéis que interpretam.

Além dos atores, a equipe por trás da produção é incrível e reconhecida pelas maiores premiações dos Estados Unidos. O diretor Darko Tresnjak tem um Tony Award pela direção do musical “A Gentleman’s Guide to Love & Murder”; a liricista Lynn Ahrens e o musicista Stephen Flaherty já receberam um Tony Award, além da nominação ao Oscar pela trilha sonora da animação de 1997 e pela música “Journey To The Past”.

Em 2017, Anastasia recebeu duas nominações ao Tony Award: Mary Beth Peil foi nominada na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante em Musical pelo seu papel como a Imperatriz e avó de Anastasia; Linda Cho foi nominada na categoria de Melhor Figurino.

Para quem o show é recomendado?

O show é perfeito para famílias. O elenco tem pessoas de todas as idades, desde Anastasia criança até sua avó. Uma cenas mais incríveis do musical é a em que John Bolton (que faz o papel de Vlad) e Caroline O’Connor (que faz o papel da Condessa Lily) cantam “The Countess and the Common Man”, um número que tem uma longa dança coreografada, com vários pulos e rodopios. É incrível ver o preparo dos dois atores, que têm mais de 50 anos. Durante o número, os dois param um momento para recuperar o fôlego e a plateia se diverte e aplaude sem parar! Há uma identificação do público com os atores, proporcionada pelo elenco de idades variadas.

A recomendação oficial do show é que o espetáculo pode ser inapropriado para crianças com 7 anos ou menos. Menores de 4 anos não podem entrar no teatro.

Lado exterior do Broadhurst Theatre, com letreiros e outdoors do musical Anastasia da Broadway (Foto: Natália Grandi)

Broadhurst Theatre, teatro que abriga o espetáculo Anastasia em Nova York (Foto: Natália Grandi)

Se você viaja com crianças ou se não é tão fluente em inglês, eu sempre recomendo assistir a um show da Broadway com uma história que você já conheça, porque fica mais fácil de acompanhar. Para quem tem esse perfil, esse é o musical perfeito. Para facilitar ainda mais, você pode comprar os seus ingressos para Anastasia antes de chegar em Nova York para não ter que se preocupar com nada!

Além disso, é um show ótimo para quem está apenas visitando Nova York. Talvez os novaiorquinos prefiram shows que fujam um pouco do tradicional, com histórias inovadoras e tramas desconhecidas. Mas para quem está na cidade a passeio, é sempre interessante ver a magnitude que um musical da Broadway pode ter, com uma história que já faça parte do seu repertório.

Animação x Musical

Para os fãs da animação de 1997, houve uma grande mudança na adaptação do musical. O vilão Rasputin e seu comparsa, o morcego chamado Bartok, não fazem mais parte da história. No lugar desses personagens está Gleb, o general Bolchevique que controla a Rússia depois da morte do czar.

O místico Rasputin foi, de fato, um personagem real na história da Rússia. Ele era amigo da família Romanov, o que gerou muita controvérsia na época. Sua presença na animação dava um toque de magia e mistério à trama, que foi deixado de lado para dar uma cara mais séria e política ao musical, que agora tem como antagonista um membro do governo que persegue Anastasia.

Em suma, o musical é absolutamente imperdível. A produção é impecável, a história é envolvente e as músicas não vão sair da sua cabeça. Se eu assistiria de novo? Com certeza!

E você, já assistiu ao musical? Tem vontade de assistir? Deixe seu comentário abaixo! Se quiser ser notificado por email quando respondermos seu comentário, marque a caixinha que diz “Notify me of followup comments via e-mail. You can also subscribe without commenting”. Do contrário, você não será avisado quando for respondido.

Escrito por Natália Grandi, jornalista e tradutora que ama conhecer novas culturas e viajar, seja com os livros ou com a mochila nas costas. É criadora de Conteúdo no WePlann.

4 thoughts on “Anastasia: o novo hit da Broadway

  1. Ana
    03/06/2018 at 01:25

    Boa noite. Sabe me informar se para esse musical tem áudio guia em português? Obrigada

    1. 08/06/2018 at 13:00

      Oi Ana!

      Não, esse musical não tem uma opção de áudio-guia, mas se você conhece a história, você não terá um problema. As performances, músicas e efeitos se expressam. É muuuuuito muuuuuito lindo! Eu Amei!

      Beijo!

  2. Vitoria
    02/03/2018 at 17:59

    Eu queroooooooooo!

    1. 13/03/2018 at 14:46

      Vitoria, vale muuito a pena ver mesmo! Não deixe de ver quando for pra Nova York!!

      Um beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *