12 aplicativos para cada fase da sua viagem

Descubra os melhores jeitos de mandar mensagens e fazer chamadas pelo celular no exterior

Com a facilidade tecnológica de hoje, ficou muito mais fácil, rápido e prático encontrar e comprar voos baratos, se locomover, se comunicar, trocar informações. Para o viajante conectado, há uma infinidade de recursos digitais à disposição. Por isso, listei 12 aplicativos a serem usados em ordem cronológica: desde a procura por promoções de passagens até o retorno, quando você dispõe do seu tempo para avaliar locais que visitou e ajudar outros viajantes em suas aventuras mudo afora.

Para começar, recomendo a leitura de dois post que escrevemos sobre:

Formas de usar o celular no exterior gastando pouco (ou nada)

As melhores formas de usar o celular no exterior

Além disso, recomendo que visite o nosso site e já dê uma espiada em atividades turísticas para sua viagem. Comprar ingressos com antecedência faz parte da etapa de planejamento, podendo sair muito mais em conta ao parcelar a compra e pagar em reais sem a taxa do IOF. Dica de ouro!

Dessa forma, você estará preparado para usar o seu dispositivo móvel ao longo da viagem sem se preocupar com gastos exorbitantes e com a sua conectividade. Ter internet, encontrar áreas de wifi gratuito e gastar bem pouquinho é totalmente possível e viável. Confie!

Vamos começar?

Para achar o voo e a hospedagem:

1- Hopper

Esse é um dos melhores aplicativos para encontrar passagens baratas! Basta escolher o destino, as datas de interesse e se você deseja voo apenas de ida ou ida e volta. O app te informará os preços (na sua moeda!!!) ao longo dos meses e usa cores para indicar se a passagem é um bom negócio – sendo verde sinal de que você deve comprar, laranja e amarelo de que os preços não são os melhores e vermelho de que você sairá no prejuízo. Ao escolher a data, você pode optar por armazenar a informação e receber alertas sobre aumento ou queda do preço. O aplicativo dá previsões para os próximos meses também. Ou seja, você fica 100% conectado a variação dos valores e, na hora certa, pode comprar pelo próprio celular. Isso porque o app também te leva a páginas de diversas companhias aéreas. Maneiro, né?

2- Kyak

O Kyak é outra opção fantástica para planejar sua viagem. Nesse app, você consegue pesquisar voos e hotéis com preços exclusivos para celular. Assim como o Hopper, é possível criar alertas que indicam quando o valor sobe ou cai e conferir as previsões para saber o momento certo de comprar. O app também salva as suas informações após a compra, então você pode ficar tranquilo: não vai esquecer nenhum dado importante na hora da viagem e receberá notificações em tempo real caso haja alguma mudança na sua reserva. Mágico? Não. É tecnológico!

3- Booking

O app encontra hospedagens próximas a sua localização com disponibilidade para a data que você desejar. São mais de 41 mil destinos, uma abrangência que vai te deixar seguro se tudo der errado e você não tiver para onde ir! Outra faceta bacana é que o app sincroniza suas buscas anteriores e até os cartões que você já utilizou, então o processo para reservar o hotel que te interessou há uns dias e para fazer o pagamento é rápido e muito fácil. Se precisar mudar a reserva, adicionar mais dias ou cancelar, também é possível. E por fim, o app ainda te dá a rota até a sua hospedagem.

E se você ainda tiver dúvidas, leia mais sobre como economizar nas passagens de avião e como encontrar hospedagem barata no último minuto.

Para se locomover:

4- Citymapper

Esse app mapeou o trânsito de mais de 30 grandes cidades, incluindo todas as formas de transporte possíveis para que você se locomova de um lugar para o outro da melhor maneira. O aplicativo inclui a rede de metrô e trem, linhas de ônibus, rotas de balsa, carro, bicicleta e ainda está conectado com o Uber. Em constante atualização, também dá o tempo de locomoção e acordo com o horário e alertas em tempo real sobre acontecimentos que possam atrapalhar o seu percurso. Não é por acaso que ganhou prêmios de melhor app do ano em 2013, 2014 e 2015.

5- Mapway

Mapeie o seu caminho nas maiores cidades do mundo com esse app. Ele dá as melhores rotas de metrô, ônibus ou trem em mais de 20 destinos. A grande vantagem desse aplicativo é que você pode ver o mapa offline. Ou seja, se estiver perdido dentro do metrô (onde nem sempre o sinal de internet funciona), você pode usar esse aplicativo e consultar o mapa para encontrar o seu caminho.

Diga adeus aos mapas de papel:

WP_Blog_PT_Tourists_1_May5 (1)

Para fotografar com estilo:

6- Boomerang

Esse é um app do Instagram que tirar 10 fotos rapidamente de forma que a sua fotografia vira um mini vídeo em loop ou uma ‘foto em movimento’. É uma maneira inesquecível de registrar momentos e divertida de compartilhar com amigos e parentes nas redes sociais. O vídeo também fica armazenado no seu celular. Disponível em Android e iPhone.

Veja também uma lista com outros 10 aplicativos para você fotografar durante a viagem!

Para conhecer pessoas:

7- Meet Up

O app te ajuda a encontrar grupos de pessoas que se encontram na vida real e compartilham os seus interesses. Quando você viajar, pode encontrar companhia para fazer uma trilha, para visitar um museu, para pular de paraquedas, qualquer coisa! Disponível em Android e iPhone.

Veja também mais formas de encontrar companhia durante a sua viagem e tenha sempre alguém para compartilhar momentos especiais, paisagens… aquilo que você realmente curte!

WP_Blog_PT_Tourists_3_May5

Para fazer compras:

8- Currency

Nunca mais sofra para fazer a conversão da moeda local para a sua e vice-versa. Esse aplicativo providencia conversões atualizadas de mais de 150 moedas e países.

Para se comunicar:

9- Google tradutor

Não tenha vergonha de pedir informações, especialmente se você pode verificar a tradução do que você precisa com esse app. São mais de 90 idiomas para você consultar. E mais: você pode fotografar e trazuir textos em 26 línguas, fazer tradução de voz em 40 línguas e ainda usar o dedo para escrever em vez do teclado. Relaxe e baixe pacotes de idiomas quando viajar, essa é a maneira mais segura de garantir acesso ao app se a conexão for cara ou estiver lenta. Por fim, salve as traduções mais úteis para usar depois. Disponível em Android e iPhone.

10- Skype

O Skype é só mais um dos mil jeitos de ligar para casa quando bater a saudade sem gastar ou gastando muito pouco. Para ser de graça, você e a pessoa para quem está ligando devem usá-lo via internet. Se optar por ligar para um número de telefone, é preciso colocar crédito. A vantagem é que o custo é muito mais baixo do que ligar de um telefone ou celular normalmente. E o Skype cobre o mundo inteiro.

Faça já a sua conta!

WP_Blog_PT_MobileTrip_3_Mar31

Para encontrar recomendações e recomendar:

11- Foursquare

Procure as tendências de certo destino, indicações de restaurantes, bares, cafés ou filtre o que procura por categorias como diversão, vida noturna e compras. Esse app te indicará locais diferentes em todas as partes do mundo, acompanhados de avaliações que te ajudarão a escolher o que fazer.

Android e iPhone.

12- Tripadvisor

Esse app é parecido com o Foursquare, mas oferece uma variedade maior de busca. Você pode encontrar indicações de hotéis, tours, preços de passagens, quais atrações estão perto de você e até baixar mapas. É a forma ideal de confirmar o que outros viajantes acharam de tal lugar, de tirar dúvidas no fórum e de avaliar após a sua viagem. O Tripadvisor é um grande banco de dados que atende às mais diversas necessidades de um viajante.

E, por fim, confira nosso post super completo sobre aplicativos que te ajudarão a planejar o que ver e fazer na sua viagem:

Apps para organizar a sua viagem

Faltou algum? Deixe nos comentários!

Escrito por . Cidadã do universo, jornalista e escritora, que ama qualquer tipo de viagem e comida. É criadora de Conteúdo no WePlann.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *