Como a sidebar pode melhorar seu SEO

Sempre falamos muito sobre como o conteúdo e o layout de um blog é importante. Conteúdo de qualidade e bem informativo vai gerar muitas visitas – quer dizer que você está dando as respostas que seu leitor procura. E o design tem papel significativo também: um layout bem feito vai ressaltar seu texto, ser visualmente atrativo e atrair mais audiência. Mas tem outra coisa importante que devemos dar mais atenção: a sidebar.

Geralmente a sidebar de um blog (ou barra lateral) traz informações sobre seu autor, links para suas redes sociais, mostra as categorias do site e outras informações importantes que você quer que estejam destacadas em todas as suas páginas. A sidebar tende a ser estática, com poucas mudanças, e por vezes podemos esquecer de trabalhar melhor nela. Mas deveríamos! Isso porque a sidebar do seu blog pode ajudar bastante no seu SEO. 😉

Por isso queremos dar algumas dicas de como ter uma sidebar clean que ajude no rankeamento do seu site e gere mais visitas. Vem com a gente!

Liste seus posts mais populares

Gif do filme "Meninas malvadas" com a citação "Mas eu não posso evitar que eu sou popular".

Linkar seus posts populares pode incentivar seu leitor a ler mais do seu conteúdo.

Não é segredo pra ninguém que o tempo que seus leitores passam no seu site influencia seu rankeamento.

Se o leitor chega na sua página e logo sai, isso pode significar que seu site não é interessante – ou que ele não dá ao leitor o que ele procura -, e assim o Google não vai mostrá-lo entre os principais resultados de uma pesquisa.

Quanto mais tempo ele passar navegando, mais relevante seu blog será para o robozinho do Google. E o melhor jeito de incentivar sua audiência a permanecer no seu blog é sugerindo outros conteúdos para ela acessar.

Use o espaço da sua sidebar para indicar os seus posts mais populares ou aqueles que você quer dar mais destaque. Você pode fazer isso através de um plugin que puxa automaticamente uma lista de posts mais vistos ou então montar essa lista manualmente – opção mais recomendada, pois você terá total controle do que será mostrado na sidebar.

Este post da Siege Media recomenda que essa lista tenha até três artigos, apresentando-os de forma atrativa para que o seu leitor bata o olho e queira ler aquilo também.

Outro ponto importante: listar seus conteúdos mais relevantes na sidebar ajuda no link building interno do seu blog, que também melhora seu rankeamento. 😉

Invista em bons Call to Actions

Gif de computador abrindo mostrando a mensagem "Make More".

Fazer a chamada certa é o segredo para conseguir mais cliques.

Falamos na semana passada sobre Call to Actions e como eles são importantes para o seu site. Pois eles são muito úteis também para a sidebar!  

Desenvolva CTAs criativos para incentivar seu leitor a clicar nos links da sua sidebar, seja para levá-lo a seguir alguma rede social específica, ler mais conteúdo do seu blog ou acessar o site de algum parceiro.

Você pode usar banners, gifs e botões, mas tenha em mente que seu tom de voz e sua personalidade devem estar presentes na mensagem. Fuja do clássico “clique aqui”. Seja criativo!

Esse é um bom espaço também para você dar destaque para os seus parceiros. Se você está em vários programas de afiliados, você pode usar banners e widgets com CTAs para os seus sites. Aqui na WePlann, por exemplo, temos um widget super personalizável que mostra resultados de acordo com os destinos que nossos Mochileiros e Nômades digitais mais recomendam, assim você consegue relacionar o conteúdo do widget com o que você está falando no post.

Print screen do site da nossa afiliada Nova York E Você.

Veja como o site Nova York e Você utiliza nosso widget na sidebar.

Se você quer saber mais sobre nosso widget, entre em contato com seu gerente de afiliados!

Use widgets que sejam realmente relevantes

Gif animado da área de widgets do WordPress.

Widgets são legais, mas não em excesso!

Evite carregar seu site com widgets só para ocupar um espaço vazio da sidebar. Widgets são ferramentas muito úteis: possuem design atrativo e mostram automaticamente informações relevantes para a sua audiência. Mas uma sidebar carregada de widgets pode ser um tiro pela culatra.

Isso porque os widgets influenciam no tempo de carregamento do seu site, e isso é outro fator que devemos levar em conta no SEO. Sites que demoram muito para carregar não são bem rankeados.

Não estamos dizendo para você parar de vez de usar widgets. Não! Mas planeje bem onde e como você vai usá-los, e procure por alternativas mais leves, que não interfiram tanto na velocidade da sua página.

Aqui vai uma lista de widgets que ficaram ultrapassados e não precisam estar na sua sidebar:

  • Nuvem de tags: se as tags dos seus posts não estão bem organizadas, a nuvem de tags será um amontoado de palavras sem muito sentido. Para ajudar seu leitor a encontrar o conteúdo que ele quer, é melhor apresentar uma lista de categorias ou, no caso das tags serem a principal forma de navegação, coloque-as em uma página dedicada apenas a elas com o link para essa página na sidebar.
  • Últimos posts nas redes sociais: widgets que mostram seus últimos posts no Twitter, no Facebook, no Pinterest ou no Instagram são pesados, e vão influenciar na velocidade de carregamento do seu site. Se você quer mostrar o que postou por último nas suas redes, considere criar uma página apenas para isso. Uma dica é usar o plugin WordPress Social Stream, que puxa o feed de todas as suas redes e o organiza em um lugar só.
  • Arquivo do blog: Seu conteúdo já está organizado por categorias, páginas ou tags. É redundante colocar na sidebar uma lista enorme de todos os meses e anos em que seu blog teve atualizações – sem falar que não é nada visualmente atrativo.

Use o espaço desses widgets para destacar conteúdos mais importantes!

Repense os Posts/Comentários Recentes

Gif animado de uma pato mexendo em um celular.

Comentários são legais… na caixa de comentários.

Listar seus posts recentes na sidebar é uma boa ideia para conseguir mais acesso para novos conteúdos. Mas essa dica funciona mais para quem tem uma produção constante e posta diariamente, pois tem leitores que procuram por atualizações sempre.

Se a periodicidade do seu blog é mais inconstante, repense o uso dessa ferramenta. Você pode usar melhor esse espaço para fazer uma lista de outros conteúdos que dialoguem melhor com o post em questão, dando destaque para textos relacionados que terão mais chances de ganhar um clique.

O mesmo vale para comentários recentes nas suas postagens. Você não tem controle sobre o que será dito nos comentários, e em muitos casos a lista de comentários recentes pode mostrar mensagens não tão interessantes e que não vão contribuir para que sua audiência leia um novo post.

Mantenha sua sidebar atualizada

Gif animado de uma mesa com papéis, celular e teclado, e duas mãos digitando.

Não deixe sua barra lateral abandonada!

Não tenha medo de mudar! A sidebar não precisa ser um conteúdo fixo, pense nela como se fosse algo a ser atualizado constantemente – assim como seu site! Teste novos links, veja o que se sai melhor na sidebar e o que poderia se transformar numa página estática no seu menu. Esse é um espaço super importante do seu blog, então tente o máximo possível deixá-lo organizado e com conteúdos novos.

E aí, pronto para deixar sua sidebar “nos trinques”? Aqui vai uma listinha de plugins que vão te ajudar nessa otimização!

  • WooSidebars: este plugin permite que você configure diferentes widgets para a barra lateral de diferentes páginas – ou seja, o conteúdo da sidebar pode mudar de acordo com o tema da página ou post.
  • SiteOrigin Widget Bundle: esse plugin traz um pacote completo de itens que você pode usar na sua sidebar: call to actions, carrossel de imagem, botões e muito mais.
  • WordPress Popular Posts: para criar uma lista de posts mais populares do seu blog, esse plugin é o mais fácil de usar e você ainda pode customizar o conteúdo escolhendo quantos posts serão mostrados e como.
  • Contextual Related Posts: esse plugin faz uma lista de posts relacionados com o conteúdo de cada página. Isso ajuda muito a mostrar a seu leitor outros posts sobre aquele mesmo assunto para ele saber mais.

Esperamos que você aproveite! 😀

2 thoughts on “Como a sidebar pode melhorar seu SEO

  1. Julia
    14/08/2018 at 15:28

    Obrigada demais por essas dicas!! São super valiosas pra mim, que tô começando a prestar mais atenção nos resultados do meu blog e quero melhorar cada vez mais

  2. 14/08/2018 at 13:15

    Conteúdo muito útil! Obrigada por compartilhar insights e práticas, tenho certeza que isso ajudará os resultados do meu blog 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *