Como é dirigir um musical da Broadway?

Darko Tresnjak, diretor de Anastasia

Darko Tresnjak, diretor de Anastasia

Espetáculos da Broadway são a manifestação da realização de sonhos nos palcos de Nova York. Atuar na Broadway é o sonho de todo ator de teatro musical em qualquer parte do mundo – e é claro que por trás de toda a magia, há um grande diretor que organiza o show e faz tudo funcionar perfeitamente. Darko Tresnjak, o diretor de Anastasia, nos concedeu uma entrevista contando um pouco mais sobre o processo de direção de um musical da Broadway!

Cena de Anastasia, o musical da Broadway

Como é feito um musical da Broadway?

DARKO: Leva anos de trabalho duro para fazer um musical da Broadway. Mas quando você ouve pessoas na plateia rir e aplaudir, especialmente os jovens, tudo vale a pena.

Como um filme é adaptado para o teatro?

DARKO: Você seleciona as melhores partes do filme, os elementos que funcionam bem no palco, e então você adiciona a mágica que é específica do palco.

Quanto tempo demora para finalizar a produção?

DARKO: Primeiramente, há meses de trabalho com os autores. Depois, há oficinas. Em seguida, mais trabalho com os autores. E aí os designers entram no processo. Então é realizada a primeira produção – no caso de Anastasia, ela aconteceu no Hartford Stage. E aí o show é refinado, há mais oficinas, mais revisões. E só então você leva o show para a Broadway. São anos de trabalho.

Como você se sente depois da primeira performance?

DARKO: Como um cientista. Você analisa tudo com olhos novos daquela primeira plateia. O que deu certo? O que poderia melhorar?

As coisas mudam depois da primeira apresentação?

DARKO: Sim, mas o quanto muda depende do show. Cada show é diferente. Para Anastasia, nós adicionamos um número no Ato I e fizemos muitas mudanças na abertura do Ato II.

Como você organiza as cenas, as músicas e como decide a posição dos atores?

DARKO: Você ouve as palavras que são faladas e as letras que são cantadas com muita atenção, tentando comunicá-las da forma mais clara possível para o público. O diretor e o coreógrafo trabalham de forma muito próxima durante o processo.

Como foi o processo de audições para os atores? Como você seleciona os atores para um show como Anastasia?

DARKO: São meses de trabalho. Há audições para atuação, para canções e danças. Há um primeiro, segundo e terceiro round. Mas, às vezes, quando os melhores atores para o papel entram na sala, todos sabem logo de cara. Não é preciso discutir nada. Eles fazem seus sonhos se tornarem realidade. É uma sensação incrível.

Qual é o maior desafio em dirigir um musical da Broadway?

DARKO: Para mim, o fato de que os dias são muito, muito longos e eu sinto falta de passar tempo com o meu cachorro.

Quer saber mais sobre Anastasia? Neste post eu conto todos os detalhes sobre esse show incrível! Também fizemos uma entrevista com os compositores do musical, que você lê aqui.

Se está com viagem marcada para Nova York, não deixe de comprar seus ingressos para Anastasia com antecedência no WePlann! Dessa forma, você garante os melhores assentos.

Escrito por Natália Grandi, jornalista e tradutora que ama conhecer novas culturas e viajar, seja com os livros ou com a mochila nas costas. É criadora de Conteúdo no WePlan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *