Como solicitar seu visto para os EUA?

Foto: Flickr | (CC BY-NC 2.0) | Fabi Fliervoet

Foto: Flickr | (CC BY-NC 2.0) | Fabi Fliervoet

Os Estados Unidos são um dos destinos mais procurados em todas as partes do mundo e, para poder visitar a terra do Tio Sam, você precisa de um visto. No caso de alguns países, principalmente os da Europa, existe a possibilidade de solicitar o ESTA (Electronic System for Travel Authorization) para participar do Programa de Exenção de Visto. Mas infelizmente, o Brasil não faz parte desse programa; ou seja, mãos à obra pra tirar esse visto! Confira o passo a passo do processo para solicitar um visto na embaixada dos Estados Unidos.

Como solicitar um visto para viajar aos Estados Unidos?

Para solicitar um visto para viajar aos Estados Unidos na qualidade de turista, estudante, trabalhador ou acompanhante, a primeira coisa que você precisa é de um passaporte válido pelos próximos 6 meses.

Se estiver tudo certo com o seu passaporte, comece preenchendo o formulário DS-160 que você encontra no site da embaixada. MUITO IMPORTANTE: uma vez que tenha começado a completar a solicitação do visto, guarde o número de referência da solicitação. Se você não completar o formulário na primeira visita, você vai precisar desse número para recuperar suas informações.

Quando o formulário DS-160 for completado, você receberá um e-mail com a confirmação do preenchiemnto do DS-160 e uma cópia de todo o formulário com suas respostas. Leve à embaixada apenas a confirmação com o cógigo de barras.

Depois, você precisa agendar uma data para comparecer ao Casv e outra para a entrevista na embaixada. Para isso, acesse a plataforma oficial, crie um usuário, insira o número do seu DS-160 e pague a taxa de solicitação de visto (MRV), que tem o valor de R$160,00 (só não precisa pagar a taxa quem está se aplicando para o visto A ou G). Dependendo do visto, há outras taxas a serem pagas. Por fim, selecione a embaixada dos Estados Unidos mais próxima de você, a data e hora da entrevista.

No Casv (Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto) serão recolhidos seus dados biométricos (impressões digitais e foto). Nesse dia, você deve levar seu passaporte e a página de confirmação do preenchimento do DS-160. Pessoas com mais de 66 anos ou com até 15 anos não precisam colher digitais; esses solicitantes devem entregar uma foto 5×7 e a página de confirmação do DS-160 no centro de atendimento do Casv.

WePlann_Blog_SP_VISA

Documentos obrigatórios para a entrevista

    • Passaporte válido, com um mínimo de 6 meses de vigência.
    • Confirmação do preenchimento do formulário DS-160 impressa. Depois de completar o formulário online, imprima apenas a confirmação.
    • Comprovante de agendamento da sua entrevista.
    • Documentação especial para o seu tipo de visto; por exemplo, o I-20 se você é estudante.
    • Comprovante de pagamento das taxas de tramitação do visto. O pagamento das taxas não é reembolsável, portanto, se você solicitar um visto e ele for negado, você não receberá seu dinheiro de volta.
    • Comprovante de pagamento das taxas adicionais (APENAS para vistos especiais); por exemplo a SEVIS para o visto de estudante.
    • Comprovante de condições financeiras. Isso se aplica principalmente para visto de turista B2 e de estudante F1. Você pode pedir um comprovante do tipo no seu banco ou imprimir seu extrato bancário referente aos últimos 3 meses. O documento deve certificar que você é o titular da conta e determinar a quantidade de dinheiro que você tem.
    • Leve também um documento com foto, como RG ou carteira de motorista.

Documentação adicional

Não é certeza que os documentos a seguir serão pedidos, mas eles podem te ajudar no processo para tirar o visto. Quanto mais você comprovar seu vínculo com o Brasil, melhor, então leve todos os documentos a seguir que tiver.

  • Certidão de casamento.
  • Imposto de renda (no caso de crianças e jovens que ainda não têm imposto de renda, vale levar o dos pais ou responsáveis por pagar a viagem).
  • Holerites dos últimos 3 meses.
  • No caso de estudantes, vale levar uma declaração da faculdade ou boleto + comprovante de pagamento das últimas mensalidades em caso de faculdades particulares.

*Junto da cópia do seu Formulário DS-160, você receberá por e-mail as informações sobre a documentação que deve ser apresentada no dia da entrevista. Revise este e-mail.

Na embaixada

O ideal é que você chegue à embaixada 30 minutos antes da hora marcada para a entrevista. Não é permitido entrar com celular. Se você levar o seu, o departamento de segurança o reterá até que a entrevista seja finalizada. Você receberá uma ficha que deve ser entregue na saída para que você receba seu celular de volta.

Na embaixada não há porta-volumes. Se precisa viajar de outra parte do país para ir à entrevista, recomendo que deixe sua bagagem no hotel. Se isso não for possível, o jeito vai ser pagar para deixar sua mala em um dos porta-volumes que existem na frente do local.

Leve apenas o necessário. Todos os aparelhos eletrônicos serão barrados – até mesmo fones de ouvido! Leve apenas uma pasta que contenha toda a sua documentação organizada de forma simples, uma carteira de bolso e, caso seja muito necessário, seu celular. Na embaixada dos EUA, menos é mais.

WePlann_Blog_SP_VISA2

A entrevista

Uma vez dentro do consulado, eles chamam as pessoas de acordo com o horário marcado para a entrevista. Prepare-se para filas grandes, elas podem demorar algumas horas. O processo pode assustar, mas o que o cônsul realmente quer saber para conceder o visto é se o propósito da sua viagem é exclusivamente o que você indicou na solicitação do visto, não trazendo nenhum risco para o país. Ou seja, querem garantir que você tem laços suficientes no seu país para ter que voltar e não ficar nos EUA como imigrante ilegal. De resto, não se preocupe – afinal, principalmente se viajar como turista, você vai movimentar a economia do país, o que é bom pra eles.

Visto aprovado ou visto negado

Uma vez finalizada a entrevista, o cônsul vai te dizer na hora se o visto foi aprovado ou negado. Se foi aprovado, o consulado vai reter seu passaporte para emitir o visto. Em geral, ele fica pronto em até 7 dias úteis. Você tem a opção de recebê-lo na sua casa ou buscá-lo no Casv.

Se o visto foi negado, o cônsul te entregará um documento. O 214(b) indica que não foi possível demonstrar suficientes laços familiares no seu país de origem, indicando que há risco de você permanecer nos EUA de forma ilegal. Se isso ocorrer, você pode fazer todo o processo novamente e solicitar um novo visto.

E você, já teve que solicitar um visto para os EUA? Como foi a experiência? Compartilhe sua experiência com os nossos leitores?

Escrito por , jornalista e tradutora que ama conhecer novas culturas e viajar, seja com os livros ou com a mochila nas costas. É criadora de Conteúdo no WePlann.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *