Duty Free: fazendo compras no aeroporto

Aeroporto Internacional de Sydney, Austrália (Foto: Flickr | CC BY 2.0 | Ryan Wick)

De perfumarias a bombonieres, dar pelo menos uma olhadinha na infinidade de lojas do free shop faz parte de viajar para fora do Brasil. Seja na ida, na volta, ou até no aeroporto do seu destino, é raro faltar opções. Mas em que moeda comprar? É realmente mais barato? O que é permitido levar no avião? Nesse post, respondemos essas e outras dúvidas que você possa ter sobre fazer compras no Duty Free dos aeoportos internacionais.

Quanto posso comprar?

Flickr - Creative Commons (CC BY-NC 2.0) - Loin des yeux

Flickr – Creative Commons (CC BY-NC 2.0) – Loin des yeux

Para quem chega ao Brasil, o valor máximo permitido por passageiro é de U$500. O total é referente às compras feitas no Duty Free do desembarque, independentemente do que foi adquirido durante a sua viagem ao exterior. Há um projeto em tramitação na Câmara dos Deputados que visa aumentar esse limite de U$500 para U$1200. O Senado Federal aprovou a medida em agosto de 2013 – vamos torcer para que entre em vigor!

Também há restrições quanto aos produtos: você pode comprar até 24 garrafas de bebidas alcoólicas, com quantidade máxima de 12 unidades por categoria (por exemplo, 12 vinhos, 12 whiskies, etc.); 20 maços de cigarros de fabricação estrangeira; 25 unidades de charutos ou cigarrilhas; 250g de fumo preparado para cachimbo; 10 produtos de perfumaria; e 3 unidades de relógios, brinquedos, jogos ou instrumentos elétricos ou eletrônicos.

Do que preciso?

Flickr - Creative Commons (CC BY-NC 2.0) - Allan Lorde

Flickr – Creative Commons (CC BY-NC 2.0) – Allan Lorde

No caixa, você deverá apresentar o cartão de embarque e documento hábil para sua viagem internacional, como o passaporte ou, para viagens dentro da América Latina, a carteira de identidade. Tenha tudo em mãos na hora de pagar! As lojas podem ser movimentadas e você não vai querer atrasos, principalmente se estiver prestes a embarcar.

Em que moeda?

Isso varia de free shop para free shop. Dólares e a moeda local sempre serão aceitos e em Duty Frees grandes a flexibilidade é ainda maior. No aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, por exemplo, você pode pagar em Dólar Americano (USD), Libra Esterlina (GBP), Franco Suíço (CHF), Dólar Canadense (CAD), Euro (EUR), Iene Japonês (YEN) e Real (BRL).

Vale lembrar que, para compras em moedas estrangeiras no cartão de crédito, a taxa IOF de 6,38% será aplicada. Traveler’s checks também podem ser usados, se você preferir não pagar em espécie ou no cartão.

O que é o serviço de reserva?

Flickr - Creative Commons (CC BY-NC-SA 2.0) - Markus Bollingmo

Flickr – Creative Commons (CC BY-NC-SA 2.0) – Markus Bollingmo

Passageiros podem reservar os itens que desejam comprar sem custo algum. Para isso, é requisito ter um voo marcado, com embarque ou desembarque internacional, previstos para os aeroportos do Rio de Janeiro, de São Paulo, Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Fortaleza, Natal e Campinas.

As vantagens desse serviço são, principalmente, a garantia de que você comprará tudo o que deseja e a economia de tempo. Especialmente em alta temporada, os estoques do Duty Free se esgotam rapidamente e, se você não reservar, o item que você queria pode não estar na prateleira. Além disso, em vez de perder horas na fila do caixa, o passageiro com reserva conta com atendimento preferencial. Basta apresentar a passagem aérea e o documento informado durante a solicitação dos produtos.

Como faço para reservar produtos e resgatá-los?

Pelo site Duty Free, a reserva deve ser feita com antecedência máxima de 35 dias ou mínima de 3 dias úteis da data de retirada. Pelo atendimento online (chat), por telefone (0800 72 38379) ou nas lojas físicas, com antecedência máxima de 35 dias e mínima de 24 horas. Será necessário informar a data da viagem, aeroporto, documento, companhia aérea, número do voo, e-mail e telefone.

Após reservar, o passageiro receberá uma confirmação da disponibilidade dos produtos. É importante lembrar que cada pessoa pode realizar apenas uma solicitação de reserva por voo e que o pagamento é feito apenas ao resgatá-la. E se você quiser alterá-la, entre em contato pelo chat ou via telefone com ao menos 3 dias úteis de antecedência da retirada e aguarde a confirmação. Sua reserva ficará disponível na loja 24 horas antes e depois da data da retirada.

Posso embarcar no avião com as minhas compras?

Sim. A essa altura, você já despachou a sua bagagem e entrará no avião logo após passar pelas lojas do free shop. Os itens adquiridos no Duty Free do embarque são liberados para serem levados com você na cabine do avião, mesmo se forem bebidas, perfumes ou comida. O limite de 100ml para líquidos só valem para o que você traz de fora das áreas de embarque/desembarque: fique tranquilo!

As suas sacolas de compra serão lacradas e você não deverá abri-las antes de deixar o aeroporto. Recomendamos, porém, deixar as garrafas, frascos grandes e outros itens pouco práticos de transportar para serem comprados na volta: levar muitos artigos com você na cabine pode atrapalhar na hora de descer do avião, retirar a sua bagagem na esteira ou ainda ao se deslocar até o seu hotel.

Vou economizar?

WePlann_PT_DutyFree_4_Upload (1)

Muito provavelmente, sim. Os itens vendidos no Duty Free são isentos de impostos porque, teoricamente, você já não está mais em território nacional. Aí é que está a vantagem de comprar perfumes, chocolates e outros produtos importados: eles vêm em seu preço original, sem o custo extra da importação.

Apesar disso, algumas marcas (principalmente de maquiagem) têm preços tabelados que não são diferentes no aeroporto. As ofertas também são interessantes! Você com certeza encontrará promoções estilo “pague 2, leve 3” em diversos segmentos. Além da economia, a facilidade em comprar produtos dificilmente encontrados nos shopping brasileiros é uma vantagem a mais.

Para completar, apenas para quem optar por realizar a reserva de produtos, há uma lista no site com descontos exclusivos em alguns produtos selecionados. Fique atento antes de fazer a sua viagem, pois a seleção pode conter os itens que você procurava. Além disso, a reserva garante os preços do dia da reserva. Ou seja, se você solicitar produtos em promoção e o desconto acabar quando você for retirá-los, o preço não será alterado.

Tem diferença entre os Duty Frees de países diferentes?

Os preços variam e os produtos à venda também. Pra quem gosta de fazer compras, explorar os diferentes free shops pode chegar bem próximo de descobrir a cultura local! Os Duty Frees do embarque geralmente são mais completos do que os do desembarque (Rio de Janeiro e São Paulo são exceções).

Opte por fazer as suas compras na hora de embarcar no exterior com destino ao Brasil: você encontrará mais variedade, não correrá o risco de comprometer o orçamento da viagem (aquela sobrinha de dinheiro com certeza vai ter uma finalidade) e ainda estará a caminho de casa, o que faz carregar sacolas e mais sacolas não ser um problema tão grande assim.

No exterior, os Duty Frees de Londres (Heathrow), Amsterdam (Schiphol), Panamá (Tocumen), Buenos Aires (Ezeiza), Singapura(Changi), Dubai e Bangkok (Suvarnabhumi) têm a fama de estarem entre os melhores do mundo em termos de preço e variedade.

O que vale a pena comprar, então?

(Foto: Flickr | CC BY-NC-ND 2.0 |stratman²)

(Foto: Flickr | CC BY-NC-ND 2.0 | stratman²)

Perfumes, cosméticos, cremes e maquiagens estão no topo da lista. A variedade de produtos é incrível e os preços geralmente valem a pena quando comparados com as lojas em território nacional. As novidades também costumam chegar antes aos aeroportos do que às lojas comuns.

Doces, chocolates e bebidas alcóolicas também entram nessa categoria e são dignos de serem considerados nas suas compras no free shop: sempre há promoções e as grandes marcas internacionais são vendidas a preços super acessíveis (fora que você pode acabar levando algo típico do país, difícil de encontrar no Brasil).

Evite as roupas, acessórios e, principalmente, souvenirs: lojas específicas desses segmentos são mais baratas fora do aeroporto e a oferta de produtos não é tão diferente do que você encontraria em um shopping.

Recebi uma revistinha do free shop e joguei no lixo.

Fez errado! Fique atento aos catálogos e panfletos expostos em frente às lojas no embarque e desembarque. Você pode conseguir descontos exclusivos, promoções e até brindes como amostras grátis de cosméticos! Se tiver tempo de sobra, não custa dar uma folheada.

Deixe um comentário contando o que você achou das dicas para fazer compra em aeroportos! Já testou alguma?

Escrito por , com contribuições de Isabella Giordano. São criadoras de Conteúdo no WePlann. 

26 thoughts on “Duty Free: fazendo compras no aeroporto

  1. Sandra Helena
    08/04/2016 at 14:15

    Adorei o post! Ele foi super explicativo e me deu várias dicas para me programar para as comprinhas da viagem. Obrigada!

    1. 29/04/2016 at 15:05

      Que legal Sandra, obrigada! Espero que você aproveite as comprinhas ao máximo 😉

    2. aldo ferretti
      21/09/2017 at 13:11

      gosto, porque estava uma vez creador da inteira swissport brasil e vou voltar para comprar no galeao garafas di batida di coco. meu e-mail e aldoferretti33@gmail.com e vou chegar com a emirates e voltar com tag para capetown na Africa do sul

  2. jorge augusto curi
    27/04/2016 at 18:25

    Vou viajar para lisboa, e na volta penso em fazer compras no free shop do aeroporto de São Paulo, e depois embarco em um voo doméstico para Salvador. A dúvida é a seguinte: Após sair do Free Shop posso embarcar com as minhas sacolas dentro do avião? Mesmo com garrafas de bebida e perfumes?

    1. 29/04/2016 at 15:07

      Pode sim Jorge, comprando no Duty Free já na área de embarque os líquidos são permitidos. As sacolas do Duty Free vêm lacradas e são aceitas 🙂 O problema é só para passar pela segurança do aeroporto com garrafas que você tenha comprado fora!

  3. Renata
    05/05/2016 at 09:35

    Se eu comprar um iPhone no embarque e usar ele durante a viajem, ele é considerado como uso pessoal sem risco de ser taxado? Deixando embalagem e tudo mais pra tras ou enviado so a embalagem pelo correio kkk sim, conheço gente que fez isso com produtos comprados no Panama.

  4. Mara
    25/06/2016 at 21:50

    Adorei! Por favor pode me informar se posso comprar com euro em lojas e restaurantes no Heathrow em Londres ?

  5. Lucas
    27/06/2016 at 20:09

    Tênis, encontro com preço bom nos free shopping?

  6. rafael
    30/06/2016 at 18:08

    posso simplesmente ir ate algum aeroporto e fazer compras no free shop ou preciso estar embarcando em algum avião para pode fazer compras ?

    1. Lucas
      06/07/2016 at 20:55

      Vc precisa estar em viagem internacional

    2. Carlos Parrado
      18/09/2016 at 18:17

      Voce só terá acesso a essas áreas quando estiver embarcando ou desembarcando de um voo internacional. Não tem como ir lá sem voar. A não ser que você corra da policia Federal, rsrs

  7. PRISCILA SACERDOTE
    15/07/2016 at 04:49

    Oi, bom dia!! Sabe dizer se quando compramos no cartão de crédito em DutFree no Brasil (Rio de Janeiro, por exemplo), a taxa de IOF é cobrada?

  8. PRISCILA SACERDOTE
    15/07/2016 at 04:51

    Ah!! Parabéns!! Seu post foi muito útil!! Tem informações muito importante e necessárias!!! Obrigada!!

  9. Ruy Ramos
    05/12/2016 at 08:37

    Posso comprar um bilhete para viagem internacional, ir ao aeroporto, fazer minhas compras e sair?

  10. 28/04/2017 at 11:14

    Interessante.

    1. 02/05/2017 at 11:07

      Obrigado Lauro 🙂 Volte sempre!

  11. Natália
    22/05/2017 at 09:23

    Ótimo post ajudou é muito

    1. 15/06/2017 at 14:05

      Oi Natália!

      Obrigada pelo seu comentário! 🙂

  12. Laura
    23/06/2017 at 16:01

    Olá! Vou pegar um voo Paris – Brasília com conexão no Rio de Janeiro. Pretendo comprar no duty free 24 garrafas de bebida alcoolica! Sabe como funciona para o trecho RJ-BSB? O pacote é despachado? Ou mesmo nessas proporções, é levado na cabine?

    1. 11/07/2017 at 16:26

      Oi Laura! Minha recomendação é que você ligue para a companhia aérea, há restrições. (:

  13. Regina
    27/06/2017 at 13:52

    Olá, estou na Itália e vou voltar ao Brasil com uma conexão em Lisboa, se eu comprar limoncello no aerooorto de Roma, terei problema para embarcar em Lisboa por conta de ser liquido?

    1. 11/07/2017 at 16:25

      Olá Regina! Minha recomendação é que você ligue para a companhia aérea, pois podem haver restrições com relação a isso (:

  14. gisele
    07/07/2017 at 21:58

    Obrigada pelas dicas, sempre importantes nessas horas!

    1. 11/07/2017 at 12:41

      obrigada pelo seu comentário, gisele! 🙂

  15. Sousa
    17/09/2017 at 15:27

    As compras no duty free em viagem internacional e o mesmo valor de viagens nacional?

    1. 22/09/2017 at 13:41

      Olá Sousa,

      Somente em algumas coisas. (:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *