Conselhos para a sua primeira viagem de trem

Viajar de trem é uma das formas mais românticas de chegar a um destino. É verdade, ele não tem a mesma velocidade de um avião, tão pouco conta com a autonomia de viajar de carro, mas, quando você se desloca de trem, a viagem já começa nos trilhos. É uma experiência por si só, uma forma de saborear o percurso e de aproveitar a viagem em sua plenitude. É a sua primeira vez em um trem? Preste atenção nesses truques e conselhos para desfrutar ao máximo sua viagem.

As passagens

Como em todas as viagens, você deve se organizar com antecedência; nunca é bom ir com pressa, menos ainda quando se trata de comprar as passagens. Comprar uma passagem de trem com antecedência te proporciona três coisas: segurança de que você conseguirá viajar, um assento cômodo e, muito provavelmente, um preço mais acessível, já que, assim como com passagens de avião, quanto antes você compra, mais economizará.

Na estação

Quando se trata de pegar um trem, a pontualidade é imprescindível. Se você comprou sua passagem com antecedência, é suficiente chegar à estação com 30 minutos de antecedência. Se você ainda precisa comprar a passagem, o mais recomendável é que você se apresente na estação 1 ou 2 horas antes da saída do trem. Isso te ajudará a evitar possíveis imprevistos e a temida lei de Murphy.

Se essa é a primeira vez que estará em uma estação, tome seu tempo para procurar nas telas o número do trem, a hora de chegada e a hora de partida. Não espere o úlitmo momento para se dirigir à plataforma do trem e, sobretudo, mind the gap, não chegue muito perto dos trilhos, segurança em primeiro lugar!

Durante o percurso de trem

Antes de subir no trem, olhe bem os números que aparecem nas portas, pois eles indicam o vagão; localize o seu e entre. Uma vez dentro do trem, busque seu assento e acomode-se. Logo mais você poderá inspecionar com calma este maravilhoso meio de transporte.

Com seu assento localizado e malas guardadas, você tem várias opções: passear pelo trem, aproveitar a paisagem e as vistas, ir ao vagão restaurante e tomar um refresco, utilizar o sistema multimídia que os trens mais novos oferecem e ver um filme, ou então fazer o que realmente torna a viagem de trem uma experiência romântica: ler um romance ao lado da janela.

Uma alternativa muito boa é a de organizar e planejar os detalhes da sua rota para quando você chegar ao destino. Então, não se esqueça de ter consigo algum tipo de guia da cidade de destino. Mas não se distraia demais com tantos planos; preste atenção nos avisos do trem e nas paradas para não deixar a sua passar.

Última parada

Se anunciaram a sua parada, chegou a hora de descer. Pegue sua bagagem e pise em um novo mundo a ser explorado. Agora dedique-se a aproveitar a viagem ao máximo!

Siga estes conselhos e não perca o trem!

Traduzido por , jornalista e tradutora que ama conhecer novas culturas e viajar, seja com os livros ou com a mochila nas costas. É criadora de Conteúdo no WePlann.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *