Posts mais atraentes: como encontrar boas imagens e vídeos para o seu blog

Imagem de capa do post sobre dicas de bancos de imagens e vídeos gratuitos. Mulher segura uma foto polaroid contra uma paisagem.

Não é segredo para ninguém que o primeiro impacto conta muito. Para um blog, então, fisgar o leitor logo na primeira olhada é muito importante. Se entramos em uma página e o design não é atrativo, não ficamos tão tentados a continuar lendo o conteúdo, certo? Para um blog de viagens, então, isso é ainda mais fundamental. Pessoas querem ter uma ideia de como é aquela cidade nova que vão visitar, então procuram por fotos para já ficarem sonhando com o destino.

Segundo nossa Mochileira Bárbara Nassar, do blog Love Is Colorful, “blogs e sites com imagens de boa qualidade conseguem cerca de 94% mais visualizações do que os que não possuem. E por isso, vale a pena dedicarmos um tempo criando imagens de qualidade, e investindo em equipamentos quando possível”.

Obviamente, muitas das imagens que usamos em nossos blogs foram feitas durante nossas viagens. Essa é uma dica importante: tire o maior número de fotos possível e faça também vídeos. Assim você garante que não vai ficar sem material para montar seus posts!

Mas às vezes queremos uma ilustração para um texto diferente, ou então não estamos tão satisfeitos com as fotos que tiramos, e aí temos que apelar para outras fontes.

Neste post, então, não vamos falar sobre gerar tráfego ou comissões, mas sim indicar alguns sites e ferramentas de edição imagens que vão ajudar você a deixar seu blog ainda mais bonito. Vem ver!

Pixabay

Tem vezes que procuramos por uma imagem e, quando encontramos a foto perfeita, vemos que ela não está disponível para uso se não desembolsarmos aquela graninha. Pois o Pixabay é um banco de imagens gratuito realmente útil para quem não tem muito dinheiro para comprar imagens.

Dicas de bancos de imagens e vídeos gratuitos: Captura de tela mostrando a página inicial do Pixabay, a página de resultado para fotos de Nova York e a página para download de uma foto.

Pixabay: fotos, ilustrações, vetores e vídeos gratuitos.

Além da plataforma ser super fácil de usar, seus resultados incluem fotos, ilustrações, vídeos e vetores que você pode baixar e editar do jeito que quiser para incrementar seus posts.

Pixlr

Todo blogueiro precisa de um editor de imagens para tratar aquelas fotos incríveis feitas durante a viagem. Se você não tem um no seu computador, a dica é usar o Pixlr, um editor de fotos gratuito disponível para celulares e desktop.

Dicas de bancos de imagens e vídeos gratuitos: Captura de telas mostrando a página inicial do Pixlr e uma imagem sendo editada.

Pixlr: para editar, cortar, diminuir ou melhorar suas fotos.

Com ele você pode cortar, redimensionar e ajustar as cores das suas imagens, tal qual um Photoshop. Na versão web, ele funciona melhor no navegador Chrome, e é uma mão na roda quando precisamos dar aquela ajeitada nas fotos. As imagens desse post, aliás, foram criadas usando o Pixlr! 😀

Unsplash

Mais um banco de imagens gratuito, mas esse tem como foco oferecer fotos bonitas e bem diferentes do padrão “banco de imagens”.

Dicas de bancos de imagens e vídeos gratuitos: Uma visão da Lombard Street, em San Francisco, encontrada no Unplash.

Unplash: fotos incríveis e com alta resolução. Esta é uma foto da Lombard Street, em San Francisco, feita por Brandon Nelson e disponível no site.

O Unplash reúne um grande grupo de fotógrafos que disponibiliza suas imagens no site diariamente para qualquer tipo de uso. São mais de 550,000 imagens, então vai ser fácil você encontrar a que melhor se encaixa no seu conteúdo. Pesquisamos algumas fotos sobre viagens e elas são lindas!

Canva

Procurando um template para uma newsletter, imagem para o Instagram, Twitter ou Facebook, ou banner novo para seu site? O Canva te ajuda muito nisso!

Dicas de bancos de imagens e vídeos gratuitos: Captura de tela da plataforma do Canva: página inicial, estilos de layout e imagem sendo criada.

Canva: crie banners, cartões, imagens para Instagram, Pinterest, Facebook e muito mais

Essa plataforma possui diversos templates para todos os tipos de materiais, e você pode adaptá-los do jeito que quiser ou então criar templates novos com os elementos que ele oferece. Ele também conta com fontes realmente modernas e bonitas para você criar seus designs, um dos pontos fortes da plataforma. Assim você consegue criar cards e imagens de capas lindas para seus posts no blog ou nas redes sociais. Olha só esta imagem que fizemos para usar no Instagram! 

Dicas de bancos de imagens e vídeos gratuitos: Imagem de uma mesa com itens de viagem como câmeras, mapas, sapatos, documentos, com a frase "O que não pode faltar na sua mala: Curiosidade."

Cria imagens para inspirar!

Pexels

O Pexels também é um banco de fotos gratuito, todas as imagens podem ser baixadas e editadas do jeito que você precisar. O site se considera um “Empoderador Criativo”, pois se propõe a oferecer fotos de alta qualidade para seus usuários utilizarem em seus trabalhos.

Dicas de bancos de imagens e vídeos gratuitos: Captura de tela do Pexels mostrando os resultados de pesquisa para "Viagem" e tela de agradecimento ao fotógrafo.

Pexels: Nossa imagem de capa do post veio do Pexels. Apesar de não exigir créditos, eles incentivam que você agradeça ao fotógrafo através do Twitter, Instagram ou colocando um link para o perfil dele na imagem.

Todas as imagens são de uso livre, não exigem crédito (mas creditar as fotos é apreciado!) e podem ser editadas. O Pexels seleciona as imagens de diversos bancos gratuitos, como o Pixabay, Gratisography e Little Visuals.

Flickr

Todo mundo conhece o Flickr, mas nem todo mundo sabe que é possível encontrar imagens gratuitas lá dentro. É só você fazer uma busca pela imagem que precisa no site e filtrar os resultados por “All Creative Commons”.

Dicas de bancos de imagens e vídeos gratuitos: Captura de tela do Flickr destacando áreas onde você seleciona a licença de cada imagem.

Flickr: Na primeira imagem você vê onde selecionar o tipo de licença das fotos. Na segunda, destacado, o site mostra que usos você pode fazer da imagem.

Isso significa que as imagens mostradas estão liberadas pelos seus autores para serem usadas para fins comerciais ou não comerciais. Só preste atenção nas licenças de cada imagem, que podem mudar de acordo com seu autor.

Snapseed

O Snapseed é um app bem conhecido para os usuários de iOS e Android. Ele é um editor de fotos 100% gratuito que oferece várias ferramentas de edição. Você pode controlar a exposição da imagem, cor, cortar e redimensionar imagens. Ele até permite que você remova objetos indesejados da imagem, o que é muito útil para deixar a foto daquela paisagem deslumbrante ainda mais bonita.

Olha só o que fizemos com esta imagem:

Dicas de bancos de imagens e vídeos gratuitos: Captura de tela do aplicativo Snapseed com foto a ser editada.

Snapseed: o aplicativo permite remover elementos das imagens, como vamos fazer com esta foto.

Há duas pessoas na foto que selecionamos para editar, mas queremos mostrar apenas a paisagem. Usando o Snapseed, conseguimos remover essas pessoas e ainda ajustar a luz, cor e adicionar texto na foto!

Dicas de bancos de imagens e vídeos gratuitos: Imagem de paisagem com árvores com a frase "Viver bem é viver no simples".

Olha só o resultado! A foto ficou bem diferente da original: e sem pessoas.

Este é um ótimo aplicativo para você usar durante suas viagens, pois permite que você edite suas fotos facilmente e as deixe prontas para postar!

InShot

Filmou aquela cena de tirar o fôlego, mas o som não ficou legal? Recomendamos o InShot, um aplicativo de edição que permite adicionar trilha sonora aos seus vídeos.

Dicas de bancos de imagens e vídeos gratuitos: Captura de telas do Inshot mostrando a página inicial de um aplicativo e tela de edição de áudio.

InShot: Insira áudio nos seus vídeos para deixá-los mais legais.

Ele tem uma versão gratuíta (e cheia de propagandas) que quebra o galho: você pode editar o vídeo inteiro, cortar cenas indesejadas, adicionar novas cenas, e, claro, adicionar uma trilha sonora. O app conta até com uma biblioteca de canções liberadas para uso gratuito. Aliás, usamos o InShot para adicionar trilha nos vídeos que abrem nossos posts!

Lightworks

Vídeos são mídias que estão ganhando mais espaço na produção de conteúdo, então recomendamos que você grave vídeos de suas experiências sempre que possível, seja para postar nas suas redes sociais ou para incrementar seus posts.

Aqui tem um tutorial explicando como começar a usar o Lightworks.

Para quem quer dar uma cara mais profissional para seus vídeos, mas não tem um programa de edição que dê conta do trabalho, recomendamos o Lightworks. Ele pede apenas um registro para usar a ferramenta de edição de vídeos, e até tem uma versão Pro. Mas a versão normal já é boa o bastante para conseguir fazer uma edição de vídeo profissional: adicionar áudio, trilha, fazer cortes, transições… Tudo o que você precisa para turbinar seus vídeos está nele!


Curtiu as dicas? Imagens e vídeos são parte importante de qualquer conteúdo, e quanto mais qualidade tiverem, mais seu conteúdo se torna relevante para seu leitor. Então não perca tempo e arregace as mangas para melhorar as mídias de seu site com as ferramentas que indicamos.

Aliás, vale lembrar que os Nômades e Mochileiros digitais da WePlann têm acesso a imagens de alta qualidade em seu painel de afiliado. É só acessar o painel e ir em “Promotion” e “Banners” para pegar fotos de nossos destinos ou banners dos produtos. E se você precisar de alguma imagem mais específica ou personalizada, é só entrar em contato com seu gerente de afiliação que a gente consegue para você! 😉

2 thoughts on “Posts mais atraentes: como encontrar boas imagens e vídeos para o seu blog

  1. Cuca
    29/08/2018 at 11:09

    Amei as dicas!!! Não conhecia alguns desses bancos de imagens tão diferentes! E a dica do conteúdo em vídeo é real: uma pesquisa da Invodo aponta que 52% dos consumidores sentem-se mais confiantes em comprar após ver um vídeo do produto (neste caso, da viagem ou experiência hehe). Esta fonte tem outros dados importantes: https://unicapropaganda.com/site/conteudo-em-video-o-formato-que-esta-dominando-a-internet/

    Adorei :*

  2. Victoria
    29/08/2018 at 10:27

    Amei esse post, sempre procurei por bancos de imagens gratuitos, mas as fotos nunca eram muito boas. Essas dicas são demais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *