Dicas para tirar melhores fotos

Como tirar melhores fotos de viagem

Truques para você tirar fotos mais bonitas e interessantes quando viajar!

Tentando fugir dos clichês de paisagem de cartão postal nas fotografias das suas viagens? Planejando montar um álbum diferente para o próximo destino? Sabemos que fotos são ótimas recordações e, por isso, quanto mais interessantes melhor. Não se preocupe: não é preciso ter equipamentos ou habilidades profissionais para tirar fotos incríveis. Com essas dicas, garantimos que você poderá retratar os momentos, pessoas e lugares que conhecer de uma forma fantástica.

1. Procure os detalhes

Belas fotografias não se resumem a belas paisagens. Treinando o seu olhar para os detalhes, você irá captar cores, movimentos e sutilezas que podem representar muito bem o espírito do lugar em que você estiver – e de uma forma original. Tente trazer um pouco mais da história da sua viagem através de closes nas pequenas coisas e irá se surpreender!

2. Tenha a câmera em mãos

Fotos planejadas, com a câmera estrategicamente posicionada e pessoas em pose são ótimas…. mas, muitas vezes, as melhores fotos são as mais inesperadas. Quando se está passeando por um lugar desconhecido, é impossível anteceder o que poderá cruzar o seu caminho: esteja preparado para capturar cenas inusitadas sempre que possível!

3. Aproxime-se

Procure eliminar fundos que desviem a atenção do seu foco principal. Pessoas, letreiros, movimento em excesso e muita coisa acontecendo atrás do que você quer fotografar acaba confundindo os olhos e desvalorizando a sua foto. Use o zoom da sua câmera e não tenha medo de ficar cara a cara (quando possível) com o seu objeto!

4. Mostre as pessoas

Procure retratar pessoas que te interessem. Um álbum com vistas bonitas é ótimo, mas uma coleção de fotos com viajantes e moradores em momentos corriqueiros é muito mais interessante! Capture ações espontâneas e cotidianas e não se apegue apenas às poses premeditadas.

5. Aproveite a hora mágica

Você sabia que há um horário do dia em que a luz natural encontra o equilíbrio ideal com a iluminação artificial, criando um cenário perfeito para as suas fotos? Isso acontece aproximadamente 20 minutos após o pôr-do-sol. Se fotografar a esse horário, você terá menos preocupações com sol e sombra e conseguirá tirar fotos de aparência profissional com mais facilidade.

6. Use o flash

Nem todos nós temos noções aprofundadas sobre luz, profundidade de campo, distância focal e outros conceitos profissionais da Fotografia. Uma saída amadora, porém, eficiente, é fotografar com o flash! Apesar de isso não resolver todos pontos de atenção que um fotógrafo deve ter ao capturar uma imagem, o flash poderá ao menos evitar fotos embaçadas e rostos escuros contra a luz. É uma saída prática para garantir uma iluminação adequada ao objeto que você fotografar.

7. Seja temático

E se você escolhesse um ou dois temas por dia na sua viagem? Você pode acabar com retratos muito interessantes da comida, das flores, dos rostos dos nativos, da arquitetura ou de qualquer outro aspecto do destino que visitar.

E você? Tem alguma outra dica para tirar melhores fotos de viagens? Já experimentou algum truque? Conte o que achou!

Escrito por , paulistana viajante apaixonada por Jornalismo, música e por ver o mundo. É criadora de Conteúdo no WePlann.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *