A experiência de visitar o Empire State Building, ícone de Nova York

Ao fundo, Empire State Building, um dos arranha-céus mais famosos de Nova York. Ao redor, há outros prédios. (Foto: Natália Grandi)

(Foto: Natália Grandi)

Cartão postal de Nova York. Tema de várias músicas sobre a cidade. Cenário de filmes como King Kong. Um dos arranha-céus mais famosos do mundo e um ícone do skyline da Big Apple. Se você não tirar pelo menos uma foto com o Empire State Building ao fundo, as pessoas vão duvidar quando você disser que foi a Nova York!

Brincadeiras à parte, subir ao seu topo do ESB e visitar seu observatório é parte do roteiro básico para quem visita Nova York pela primeira vez. E pela segunda. E pela terceira. Eu já fui para lá mais de uma vez e hoje te conto um pouco sobre a história e a experiência de visitar esse marco nova-iorquino.

História e arquitetura do Empire State Building

Empire State Building, em Nova York, visto do lado de fora, de baixo para cima. (Foto: Natália Grandi)

Vista do lado de fora, logo em frente ao Empire State Building (Foto: Natália Grandi)

O lobby do Empire State, declarado Marco Histórico pela Landmarks Preservation Commission, por si só já é um grande representante da sua história. Ele tem arquitetura no estilo art déco, uma homenagem à Era Mecânica. Lá você vê várias engrenagens desenhadas nos murais, sendo que todos têm muito estilo e luxo, decorados com folhas de ouro. A representação clássica do Empire State, um desenho do prédio com raios de luz saindo do seu mastro, é um ícone de NY.

Representação do Empire State Building no lobby do prédio, em que há o desenho do arrnha-céu, com raios de luz saindo do seu mastro (Foto: Natália Grandi)

Representação do Empire State Building no lobby do prédio (Foto: Natália Grandi)

Para restaurar a estética do design original do projeto, em 2009 foi iniciado um processo de restauração do prédio que envolveu historiadores, artistas e artesãos especializados que usaram como guia documentos históricos, fotos, esboços do design original, plantas do prédio e análise forense de elementos arquitetônicos existentes. A reforma durou quase 2 anos! É engraçado pensar que a reforma levou quase 2 anos, sendo que a construção do prédio, iniciada em 1930, levou cerca de 13 meses para ser concluída!

Os 103 andares do arranha-céu chegam a uma altura de 381 metros, mas considerando a torre e a antena, ele chega a 443 metros. Quando foi inaugurado, era o prédio mais alto do mundo – e manteve esse título por 40 anos, até a construção das Torres Gêmeas. Hoje, ele é considerado o prédio mais famoso de escritórios do mundo. A maioria dos seus andares abriga empresas diferentes e o térreo abriga lojas e cafés, como o Starbucks.

Observatório do ESB: a experiência

O Empire State tem 5 entradas diferentes, mas para subir ao observatório, você deverá entrar pela 5th Avenue. Sua experiência já tem início no momento em que você entra no saguão.

Entrada do Empire State pela 5th Avenue (Foto: Natália Grandi)

Entrada do Empire State pela 5th Avenue (Foto: Natália Grandi)

DICA DE INSIDER: não deixe para comprar o seu ingresso quando chegar lá. Se pessoas ao redor do mundo inteiro conhecem esse marco, imagina a fila para comprar a entrada no próprio prédio! Você pode tanto comprar sua entrada para o Empire State Building online e separadamente quanto comprar o CityPASS, que vale muito a pena. Com o CityPASS você tem acesso a várias atrações de Nova York e economiza bastante no valor total.

Uma vez que você passar pelas filas (quem compra antes ou quem tem o CityPASS pula várias das filas), você passará por um procedimento de raio X (como o de aeroporto). Depois disso, você vai subir para o 80º andar em um elevador que por si só já é uma atração. Durante toda a subida, há um filminho que passa no teto. É comum que os ouvidos entupam um pouquinho, já que o prédio é bem alto.

Explicação do que há em cada andar do Empire State Building. No andar 80, o primeiro piso do observatório e uma exibição. No 86, a área aberta, e no 102, o último piso para visitação. (Foto: Natália Grandi)

Explicação do que há em cada andar do Empire State Building (Foto: Natália Grandi)

Como mostra a placa acima, o 80º andar é o primeiro piso do observatório e o andar que tem uma exposição sobre a história do Empire State, contando como foi sua construção, sobre sua arquitetura, etc. É uma espécie de museu no qual a própria arquitetura da sala já faz parte da história. Esse vídeo mostra como é este andar:

 

No caminho para o próximo elevador, que te leva para o 86º andar, você vai ser parado para tirar uma foto em um fundo verde. O fundo é dessa cor para que o Empire State seja colocado ali digitalmente. Quando você sair do observatório, pode ver como ficou a foto impressa e comprar se quiser.

Duas pessoas posam para foto em frente a um fundo verde, com uma borda que diz "Empire State Building" (Foto: Natália Grandi)

(Foto: Natália Grandi)

No 86º andar, você estará na área aberta do observatório. Lá você tem uma vista panorâmica da cidade e pode tirar fotos incríveis! Todo o andar é cercado por grades para a segurança dos visitantes, mas ainda assim dá pra tirar fotos ótimas. Dica importante! Se você visitar o prédio no inverno, esteja bem agasalhado, porque fica muuuito frio.

A vista é realmente sem igual. O Empire State Fica bem no centro de Manhattan, entre a 33rd e 34th St., então você terá vistas incríveis de um dos skylines mais famosos do mundo. Esse vídeo mostra como é o 86º andar:

 

Se assim quiser, você pode pagar um valor extra para subir até o andar 102, o último do prédio (na verdade, há 103 andares, mas este último é reservado apenas para celebridades e ocasiões muito especiais). Você pode comprar o ingresso para o andar 102 dentro do próprio Empire State, nos totens espalhados pelo seu interior.

CURIOSIDADE: Elevadores

Você já parou pra pensar como é a locomoção dentro desses arranha-céus imensos? Atualmente, há 73 elevadores no Empire State Building, mas apenas alguns deles vão até o observatório. A maioria é destinada para os andares que ficam entre o lobby e o observatório, onde ficam os escritórios. O que nós, visitantes, usamos para visitar o prédio, vão direto do 2º andar para 80º, e levam menos de 1 minuto para fazê-lo!

Qual o melhor horário para visitar o Empire State Building?

Vista do skyline de NY a partir do Empire State Building durante o dia (Foto: Natália Grandi)

Vista do skyline de NY a partir do Empire State Building durante o dia (Foto: Natália Grandi)

Na minha opinião sincera, vai depender do seu objetivo. Se for só curtir, eu diria para ir à noite. Se for tirar fotos para postar nas redes sociais, vai depender da câmera que você tem. É lindo ver Nova York de cima à noite, mas se a sua câmera não é muito boa, as fotos vão ficar bem ruins no escuro, só com uns pontinhos de luz. Então para quem vai usar a câmera do celular e tem um celular com uma câmera mais ou menos, eu diria para visitá-lo de dia.

FUNCIONAMENTO DO OBSERVATÓRIO

Horário: das 8h às 2h. O último elevador sobe 1h15.
Dias: todos os dias.
Endereço: 350 5th Ave, New York, NY 10118, EUA

Se está com viagem programada para visitar a Big Apple, não se esqueça de comprar seus ingressos com antecedência! Compre ingressos para o Empire State Building aqui e para o CityPASS aqui.

Tem alguma pergunta? Quer compartilhar sua experiência? Deixe seu comentário abaixo e ajude outros viajantes!

Escrito por Natália Grandi, jornalista e tradutora que ama conhecer novas culturas e viajar, seja com os livros ou com a mochila nas costas. É criadora de Conteúdo no WePlann.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *