Filmes e comidinhas para inspirar viajantes

(Foto: Flickr | (CC BY-NC 2.0) | Pittou2)

O cinema proporciona uma experiência mágica, que te transporta para outros lugares sem você precisar sair do sofá. A gastronomia é capaz de fazer o mesmo, trazendo uma pequena porção de cultura para sua mesa. Se você não vai viajar tão cedo, recomendo que escolha um filme e um prato a seguir. Por algumas horas, você pode se encontrar caminhando pelas vielas da Grécia, por um deserto no Marrocos, pelos campos do Tibete ou ao redor de um vulcão na Islândia. E esqueça a pipoca! Embarque em uma jornada cinematográfica com um petisco inusitado para se inspirar.

Babel com guacamole mexicano

Um trágico acidente envolvendo um casal norte-americano no Marrocos desencadeia uma série de eventos para três grupos de pessoas nos Estados Unidos, no México e no Japão. Embora separados por choques culturais e distâncias, estes quatro grupos se conectam de alguma forma. Por fim, acabam por compartilhar um destino de isolamento e luto.

Receita do guacamole (pasta de abacate mexicana) do canal Ana Maria Brogui

Ingredientes:

– 2 abacates
– 2 dentes de alho picados
– 1 pimenta dedo de moça picada sem sementes
– 2 tomates picados sem sementes
– 1 limão
– Coentro picado
– Sal e pimenta do reino a gosto

Como fazer:

Amasse os abacates até virar uma pasta. Adicione os cubos de tomate, a pimenta, o alho e o coentro. Misture tudo. Finalize com sal, pimenta do reino e limão à gosto. Misture mais uma vez e coma com nachos.

Caminho da Liberdade com samosas indianos


Prisioneiros de um gulag soviético (campos de trabalho forçado do regime da União Soviética) na Sibéria conseguem escapar, mas a fuga significará uma jornada de muito sofirmento. Enfrentando condições adversas, como temperaturas abaixo de zero, fome e o calor do Deserto de Gobi, o grupo de sete pessoas caminha mais de 6 mil quilômetros até a Índia.

Receita do samosa (pastel indiano) do MdeMulher

Ingredientes:

– 500 g de farinha de trigo
•- 200 g de ervilhas secas
– 1 couve-flor pequena cortada
•- 2 batatas médias cortadas em cubinhos
•- 1 xícara (chá) de água morna
•- 5 colheres (sopa) de manteiga
-• 1 colherinha (café) de cominho moído
•- ½ colherinha (café) de gengibre ralado
-• ½ colherinha (café) de curry
-• Sal a gosto; óleo para fritar

Como fazer a massa:

Misture a farinha, o sal e 3 colheres de manteiga derretida. Acrescente água aos poucos e vá misturando com a mão. Sove até obter uma massa uniforme. Deixe descansar.

Como fazer o recheio:

Após deixar as ervilhas de molho por um dia, cozinhe-as e misture até virar uma pasta. Cozinhe as batatas e a couve-flor, adicione à pasta e reserve. Em uma frigideira, derreta 2 colheres de manteiga, acrescente o sal e os temperos e deixe dourar. Despeje o molho sobre a pasta e misture. Deixe esfriar.

Como fazer o samosa:

Faça pequenas bolas com a massa e abra em formato redondo com um rolo. Coloque o recheio e feche como um pastel, molhando as bordas com água e apertando com um garfo para fechar bem. Frite as samosas em uma panela com óleo bem quente, em quantidade suficiente para cobri-las. Tire o excesso de óleo com toalhas de papel.

Sete anos no Tibet com momos tibetanos


O filme se baseia na história real de Henrich Harrer, um alpinista austriaco que decide escalar o Nanga Parbat – o 9˚ pico mais alto do mundo, localizado na cordilheira do Himalaia. No entanto, com a declaração da Segunda Guerra Mundial, ele se torna um prisioneiro por estar em território inglês. Quando finalmente consegue escapar, acaba pedindo refúgio na cidade de Lhasa, Tibet. Com o passar do tempo, torna-se confidente de Dalai Lama e presencia a brutal invasão chinesa na região.

Receita do momo (trouxinha recheada tibetana) da Revista Donna

Ingredientes:

– 1kg de farinha de trigo
– Água
– 1 pitada de sal
– Raspas de noz-moscada
– 1kg de carne moída
– 1 cebola picada
– Sal e pimenta do reino a gosto
– Salsa e cebolinha picadas
– Orégano
– 4 dentes de alho picados
– 20ml de shoyu
– 20ml de azeite de oliva

Como fazer a massa:

Para a massa, misture a farinha com o sal e a noz-moscada. Acrescente água e misture com as mãos até que a massa solte. Sove um pouco e abra com um rolo, na espessura de massa de pastel. Corte em círculos de mais ou menos oito centímetros de diâmetro.

Como fazer o recheio:

Misture os ingredientes crus.

Como fazer o momo:

Acomode a carne no centro da massa e faça uma trouxinha. Cozinhe no vapor por 15 minutos e depois grelhe ou frite rapidamente em um pouco de manteiga.

A Vida Secreta de Walter Mitty com pão de centeio islandês


Walter Mitty é responsável pelo departamento de arquivo e revelação de fotografias da famosa revista Life, que está prestes a publicar a sua última edição. Quando Walter recebe o pacote de negativos do fotógrafo Sean O’Connell, ele percebe que a foto de capa está faltando. Desesperado para encontrar este quadro, ele embarca em uma emocionante aventura pela Groenlândia e Islândia que o colocará em contato com seus medos e limites.

Receita do pão de centeio do 2nuts4spices

Ingredientes:

– ½ colher de chá de sal
– 300ml de água fervendo
– 500g de farinha de centeio

Como fazer:

Em uma tigela, adicione a farinha de centeio e o sal. Misture muito bem. Adicione a água fervendo aos poucos e mexa com uma espátula. Depois de incorporar toda a água na massa, sove com as mãos dentro da tigela até o momento em que não esfarela e não gruda. Quando chegar ao ponto, junte toda a massa como uma bola na tigela.

Polvilhe um pouco de farinha de centeio em uma superfície plana e dê uma achatada no topo da massa. Com um rolo, deixe a superfície da massa plana dos dois lados. Feito isso, pegue a massa e role as laterais, como se fosse uma ‘roda’. Pegue um bom pedaço de linha e com movimentos de vai e vem, corte uma fatia de 5 milímetros de espessura. Faça isso com toda a massa e isso resultará em 7 pães.

Se você tiver dificuldade em introduzir a linha na massa do pão, faça um pequeno corte no local e em seguida, comece a cortar com a linha. Em seguida, com o rolo deixe cada pão plano novamente, pois com o corte da linha a superfície fica levemente irregular. Com um garfo, fure toda a superfície do pão. Coloque uma frigideira em fogo alto e com o auxílio de um papel toalha, unte a superfície a cada pão que for feito.

Coloque o pão e deixe tostar de cada lado até que ele fique bem dourado. Apoie o pão ainda quente em uma superfície plana e borrife água por toda a superfície, pois isso evitará que pão fique seco. Após borrifar a água, coloque o pão imediatamente por baixo de um pano de prato. Faça isso até que acabem todos os pães. Coma com manteiga, geléia ou patês de sua preferência.

Antes do Amanhecer com apfeslstrudel austriaco


O norte-americano Jesse e a francesa Celine se conhecem em um trem na Europa. A conexão imediata leva o rapaz a convidar a jovem para descer na próxima parada e passarem o dia em Viena, na Áustria. Em um momento impulsivo, ela aceita. Juntos, passam 14 horas intensas explorando a cidade e compartilhando suas histórais. No dia seguinte, se separam sem trocar contatos. Este é o primeiro filme da trilogia.

Receita de apfeslstrudel da Folha de São Paulo

Ingredientes:

– 300g de farinha de trigo
– 120g de manteiga
– 3 ovos
– ½ copo (americano) de leite
– 2kg de maçã
– 200g de uva passa
– 100g de amêndoas ou castanha-do-pará
– 1 colher (sopa) de canela em pó
– 300g de açúcar
– Suco de um limão

Como fazer a massa:

Junte um pouco de farinha, 70g de manteiga, 2 ovos e o leite. Os ingredientes devem estar em temperatura ambiente. Trabalhe bem a massa com as mãos e vá acrescentando a farinha até ficar macia e soltar das mãos. Embrulhe em papel-alumínio e deixe descansar por uma hora.

Como fazer o recheio:

Descasque as maçãs, rale e regue com o suco de limão para não escurecer. Afervente as uvas passas. Descasque e rale as amêndoas. Derreta a manteiga em uma tigela. À parte, junte o açúcar com a canela. Em outra tigela, bata o ovo.

Como fazer o apfeslstrudel:

Forre uma mesa com uma toalha branca limpa bem fina, polvilhe bastante farinha e coloque a massa no centro. Amassando com as mãos, vá abrindo-a lentamente, do centro para as bordas, até atingir a espessura de papel de seda e ficar com quase um metro de comprimento. Com cuidado, pincele a massa com manteiga derretida, distribua a maçã, o açúcar com canela, a uva passa e a amêndoa. Pegue as duas pontas de baixo da toalha e comece a enrolar.

No final, feche os lados como um envelope para o recheio não vazar. Pincele a massa com o ovo batido. Unte uma fôrma retangular (43 cm x 29 cm) com manteiga e, com a ajuda da toalha, coloque a massa na fôrma em S ou U. Tire a toalha e asse em forno preaquecido a 180ºC, por cerca de 40 minutos. Na hora de servir, polvilhe açúcar de confeiteiro com uma peneira. Pode ser consumido quente ou frio, com chantilly ou sorvete de creme.

Antes do Pôr-do-Sol com crepes franceses


Este é o segundo filme da trilogia. Nove anos depois de seu primeiro encontro, Jesse e Celine se reencontram por acaso em Paris. O americano, que agora é um escritor famoso, vai para cidade para promover seu mais novo livro – que conta a sua história fulgaz com a francesa. Ela, por sua vez, trabalha em uma organização de proteção ao meio ambiente. Novamente, passam algumas horas juntos tão intensas como da primeira vez. Contam sobre suas vidas e vivem um breve romance durante a tarde.

Receita de crepe da Nigella Lawson

Ingredientes:

– 30g de manteiga sem sal derretida (mais um pouco para fritar o crepe)
– 150g de farinha de trigo
– 325ml de leite
– 1 ovo grande

Como fazer:

Derreta a manteiga e deixe esfriar um pouco. Bata a farinha, o leite e o ovo até que a mistura fique homogenea. Adicione a manteiga derretida e misture. Em seguida, derreta um pouco de manteiga em uma frigideira rasa, com cerca de 20 cm de diâmetro. Limpe o excesso e rapidamente adicione três colheres de sopa de massa na frigideira, com o fogo em temperatura média.

Gire-a para espalhar a massa por toda a superfície e, depois de no máximo um minuto, vire o crepe e cozinhe o outro lado por mais 30 segundos ou um minuto. Coma com manteiga, geléia, creme de avelãs ou alguma pasta de sua preferência.

Antes da Meia-Noite com torradinhas, queijo feta e azeitonas gregas


Este é o terceiro filme da trilogia. Jesse deixa o filho de seu primeiro casamento no aeroporto depois de passarem o verão na Grécia. O menino voltará para casa da mãe nos Estados Unidos, enquanto o pai seguirá a viagem com sua segunda esposa, Celine, e suas filhas gêmeas. Neste filme, que encerra a trilogia, o casal enfrenta o passado novamente, seguido pelo presente e pelo futuro. Antes da meia-noite, suas vidas mudarão.

Esse petisco não precisa de receita. Compre queijo feta grego, azeitonas pretas e verdes gregas e a torradinha de sua preferência.

Nem sempre é possível viajar, mas podemos acalmar os nervos ‘viajando’ pelas telas e pelas mesas. Você tem mais dicas de filmes e comidas? Conte para nós!

Escrito por . Cidadã do universo, jornalista e escritora, que ama qualquer tipo de viagem e comida. É criadora de Conteúdo no WePlann.

2 thoughts on “Filmes e comidinhas para inspirar viajantes

  1. Dana
    26/08/2016 at 15:36

    Eu gostaria de adicionar um grande filme divertido Chef ( http://filmesonline.video/742-chef-2014.html )! É muito saborosa e interessante!

    1. 16/09/2016 at 18:15

      Oi Dana,

      Ainda não assisti esse! Obrigada pela dica :)

      Volte sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *