Little Havana: descubra a gastronomia cubana em Miami

Infrogmation

Calle Ocho, em Little Havana (Foto: Wikimedia Commons| Creative Commons | Infrogmation)

A população de origem cubana é a quarta maior entre os subgrupos hispânicos nos Estados Unidos e se concentra principalmente no estado da Flórida e em Miami. Intensificado em 1965, o fluxo migratório para a cidade promoveu o surgimento de um bairro cujo nome faz referência a capital de Cuba, Little Havana. Reconhecida internacionalmente, a culinária local atrai milhares de turistas por ano.

Estimado pelo U.S. Census Bureau, equivalente ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Brasil, a população hispânica nos Estados Unidos chegou a 57 milhões em 2013. Representando 17% da população total, este é o maior grupo entre as minorias étnicas no país.

Segundo o Census de 2010, 65% da população em Miami é de origem hispânica. Embora a região não seja demograficamente considerada uma comunidade cubana, devido ao grande número de pessoas de outras nacionalidades latinas, ainda é identificada como tal.

Confira cinco quitutes típicos – e imperdíveis – de Little Havana:

1. Empanadas

Encontradas nos cardárpios de alguns países hispânicos, as empanadas variam de região para região. As cubanas são fritas e, geralmente, recheadas com picadillo (carne moída, tomate, pimentão, cebola, alho, orégano, cominho, azeitonas e, as vezes, passas, batata e alcaparra).

2. Sanduíche cubano

jeffreyw

Sanduíche cubano em 2012 (Foto: Wikimedia Commons| Creative Commons | jeffreyw)

O sanduíche cubano foi criado nos Estados Unidos, pelos trabalhadores vindos de Cuba. Conhecido no mundo todo, populariou-se em Miami. O lanche é composto por uma baguete com presunto, carne de porco assada, queijo suíço, mostarda e picles.

3. Chips de banana

Arnold Gatilao

Tostones em 2009 (Foto: Wikimedia Commons| Creative Commons | Arnold Gatilao)

Há dois tipos de chips salgados que podem ser facilmente encontrados nos restaurantes, as mariquitas ou os tostones. As mariquitas são finas e vêm acompanhadas por um molho de alho. Já os tostones, são pedaços rústicos e mais grossos, que vem amassados e fritos.

4. Sorvete de mamey

Originária da América Central, a fruta lembra o mamão pelo nome, formato, sabor adocicado e pela cor. A sua polpa pode ser consumida fresca e a sua semente pode ser usada para produzir chocolate. O sorvete de mamey é uma das especialidades em Little Havana.

5. Pastelitos

Massa folhada, assada ou frita, recheada com queijo e goiabada (ou apenas um dos ingredientes). Nem doce e nem salgado, o pastelito tem um sabor levemente amanteigado e é semelhante ao pastel brasileiro.

Você já provou essas comidinhas? Recomenda outras? Quanto mais dicas melhor! Deixe a sua nos comentários!

Escrito por . Cidadã do universo, jornalista e escritora, que ama qualquer tipo de viagem e comida. É criadora de Conteúdo no WePlann.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *