Les Misérables, um dos maiores clássicos musicais na Broadway

A adaptação do romance Les Misérables, de Victor Hugo, é um dos maiores clássicos da história do teatro musical. A produção de Londres é, hoje, a montagem há mais tempo em cartaz no mundo. Mais de 60 milhões de pessoas já assistiram ao espetáculo em mais de 48 mil apresentações profissionais ao redor do globo – Les Miz já passou por 42 países em mais de 319 cidades, tendo sido traduzido para 22 idiomas! Desde março, Les Misérables está de volta à Broadway. Um enredo recheado de história, paixão, sofrimento e, por incrível que pareça, toques de humor – eu conferi ao vivo Nova York e te conto tudo neste post!

Les Miz é um retrato da decadente França pós-Revolução, no início do século XIX. O cenário desolador marcado pelo desemprego, fome e revoltas populares é passado através de páreas como Fantine, desempregada e prostituída, ou Jean Valjean, ex-presidiário, em suas lutas para enfrentar a dura cidade de Paris. Com ironia e perspicácia, a história passa pelos fatos e personagens mais interessantes com a usual (e impressionante!) qualidade dos shows da Broadway.

Com composição original de Claude-Michel Schönberg, de 1980, a adaptação musical de Les Misérables teve sua estreia no Barbican Theatre, em Londres, em 8 de outubro de 1985. Em 2014, a montagem conta com 101 envolvidos, fora as equipe de figurino, manutenção, divulgação ou os funcionários das bilheterias e do teatro. O resultado é uma experiência excelente desde a chegada ao local! O Imperial Theatre fica entre a Broadway St. e a 8th Avenue, na Times Square. Retirar os ingressos foi rápido e fácil, sem sequer ter de esperar na fila. Os diversos funcionários espalhados entre todos os blocos de assentos também tornam muito simples encontrar o seu lugar.

O que chamou a atenção antes mesmo de o espetáculo começar foi o cenário, que vai além do palco e invade as laterais do teatro (para onde, em algumas cenas, se estende a performance). A produção é, como já era de se esperar, impecável – especialmente nas cenas da barricada! Efeitos especiais realistas e cenografia dinâmica garantem o selo de qualidade Broadway. São usados 392 figurinos em cada apresentação, sendo mais de 5 mil itens de vestuário e 85 perucas.

WP_Blog_PT_BrodwayReview4_Fev5

A peça ainda traz músicas icônicas como ‘I Dreamed a Dream’, ‘On My Own’, ‘One day more’ e ‘Master Of The House’. Esta última, aliás, é tema do núcleo mais divertido do enredo! O casal Thénardier, proprietário da caótica taberna boêmia, responsável pelas piadas que trazem leveza ao tom do espetáculo. Cliff Saunders, no caricato papel de Thénardier, foi aclamadíssimo pela crítica por sua atuação em Les Miz.

Ramin Karimloo dá vida a Jean Valjean. O ator recebeu o Theatregoers’ Choice Award e foi nomeado para os Tony Awards como melhor ator em um musical! Não é a toa – a performance vocal de Valjean é realmente impressionante da primeira à última cena. O elenco ainda conta com o veterano Earl Carpenter no papel de Javert e Nikki M. James, ganhadora de um Tony Award como melhor atriz em um musical, como Éponine. A produção de Cameron Mackintosh, há 45 anos responsável po montagens de grandes clássicos como O Fantasma da Ópera, é imperdível.

Se você está planejando uma viagem a Nova York, garanta os seus ingressos para Les Misérables da Broadway! Você pode reservar os seus ingressos com antecedência (e entender o porquê neste post).

Escrito por , paulistana viajante apaixonada por Jornalismo, música e ver o mundo. É criadora de Conteúdo no WePlann.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *