Madrid em 10 atividades: conheça a capital da Espanha!

Madrid, Madrid, Madrid, a cidade do urso e do medronheiro, o ponto de encontro de centenas de espanhóis para dar boas-vindas ao ano novo, a sede do governo, o cenário de vários filmes de Almodóvar, Álex de la Iglesia e Alejandro Amenábar… O centro cultural da Espanha e berço das tapas (porçoes pequenas, no estilo de aperitivos) de bares. Se você viaja a Madrid, não perca o nosso top dez de experiências que você não pode perder na cidade. Comecemos!

1. Salude ‘A maja nua’

Já que Madrid está cheia de museus e galerias de arte, propomos que você vá descobri-los para ver com os seus próprios olhos a fama por trás dessa cidade. Se você gosta dos clássicos, uma visita obrigatória é o Museo del Prado, conhecido em todo o mundo por abrigar obras que vão do século XV até o século XIX. A arte gótica, renascentista, barroca e maneirista te esperam nessa casa de arte que guarda a maior coleção de obras de Velázquez, El Greco, Goya, Tiziano, Rubens e El BoscoSe for ao Prado, não perca a ocasião de ver ‘A maja nua’ e contemplar as Pinturas Negras de Goya; sentir o jogo de planos de ‘As Meninas’ de Velázquez ou descobrir os corpos um tanto disformes de El Greco.

2. O pulmão de Madrid: El Retiro

Um salpicado de verde em pleno centro da cidade. Um parque que foi testemunha e emblema da monaquia e que agora se exibe para todos como um lugar de retiro espiritual – ou que pelo menos tinha essa como principal função. El Retiro é o parque estrela de Madrid. Você não pode deixar passar a oportunidade de passear por seus jardins, se refrescar em uma das suas fontes, fazer uma siesta no gramado ao som dos artistas do parque ou planejar uma tarde de piquenique com o reflexo do sol batendo no Palácio de Cristal.

3. Garçom, um lanche de calamares, por favor!

Se existe algo típico de Madrid que chegou aos ouvidos de muitos é o famoso bocadillo de calamares, um lanche de lula empanada que é servido quentinho em quase todos os bares da capital. Essa é a atração culinária de Madrid – e não existe cenário melhor para dar uma mordida nesse delicioso prato madrilenho que a Plaza Mayor na companhia de Felipe III. Não se deixe enganar pelo cheiro, o lanche é maravilhoso!

4. Vida noturna em Chueca

A vida noturna madrilenha tem um nome: Chueca, o bairro mais agradável de Madrid que é também a zona gay declarada da cidade. Se você quer apreciar uma taça de vinho em um ambiente tranquilo e com estilo, tomar uma cerveja em um bar com música ochentera ou passear no lugar mais cool, Chueca é o lugar perfeito. Entre na festa e reviva ‘La Movida Madrileña’.

5. Tapas e mais tapas

Mate a fome com uma boa porção de tapas. A gastronomia madrilenha nos traz suas melhores receitas: bucho à madrilenha, lula à romana, batatas bravas, bacalhau empanado e orelha na chapa. Uma vez que provar esses manjares de bar, você com certeza vai querer mais.

6. Domingos na feirinha de El Rastro

Se tiver a chance de passar um final de semana em Madrid, eu recomendo que você passeie por El Rastro em uma bela manhã de domingo. Esse é um mercado no qual é possível encontrar obras de arte e artigos de segunda mão (ou como os hipsters gostam de chamar: vintage). Um lugar pitoresco (que seria para nós uma espécie de feirinha artesanal) que se torna a alma da cidade uma vez por semana.

7. Um toque de inglês na capital espanhola. Vamos ao brunch!

Em uma cidade tão descolada quanto Madrid, não podia faltar um toque inglês. Com doces e salgados, uma refeição entre o café da manhã e o almoço que não vai te deixar indiferente. A capital esconde dezenas de locais para um brunch para que você possa degustar deliciosos ovos benedictine, uma torrada com geleia e molho, um chá preto e um suco natural de laranja. Isso que é acordar com energia!

8. Compras!

A Rua Preciados de Madrid é a que mais tem corte inglês por metro quadrado, sem mencionar que se trata da rua comercial mais importante da cidade, junto da Gran Vía. Mas se você quer compras caras, a Rua Serrano é o seu lugar: o epicentro das marcas de luxo onde se reúne a elite madrilenha para realizar suas compras habituais. Calce seus sapatos e marque uma tarde ao mais puro estilo pretty woman.

9. Música e concertos na Sala Sol

Uma das melhores formas de começar a noite em Madrid é assistir a um concerto de música na mítica Sala Sol, um pequeno local que foi palco para grupos que lá realizaram suas primeiras apresentações na capital. Um ninho de tendências musicais e de novidades que, após o concerto, se converte em uma discoteca de ambiente relaxado onde cerveja nunca falta.

10. A Broadway de Madrid

A Broadway não é exclusividade de Nova York. Ela tem uma competidora na Espanha, que, ainda que menor em tamanho, não deixa a desejar: a Broadway madrilenha. A zona recebe esse nome devido à quantidade de teatros que ocupam suas ruas, sendo que entre as obras em cartaz se destaca ‘O Rei Leão’, o musical mais visto de Nova York que chegou também à Espanha. Vai perder a oportunidade de desfrutar a magia da Broadway em Madrid?

Essas são as nossas sugestões para aproveitar uma estadia 100% madrilenha na sua próxima visita à cidade. Tem alguma outra atividade preferida em Madrid? Compartilhe conosco!

Traduzido por , jornalista e tradutora que ama conhecer novas culturas e viajar, seja com os livros ou com a mochila nas costas. É criadora de Conteúdo no WePlann.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *