MoMA: Museu de Arte Moderna em Nova York

Abstracted Emotions - Louise Bourgeois. Obra exposta no MoMA, NY (Foto: Natália Grandi)

Abstracted Emotions - Louise Bourgeois (Foto: Natália Grandi)

The Museum of Modern Art de Nova York, mais conhecido como MoMA, é um dos programas imperdíveis da Big Apple. Este Museu de Arte Moderna é um dos mais prestigiados do mundo, com uma coleção de quase 200 mil obras de arte moderna e contemporânea! Sabe todas aquelas pinturas que você estudou na escola? É a sua chance de ver muitas delas pessoalmente!

Lobby do MoMA, Museu de Arte Moderna de Nova York

Lobby do MoMA, Museu de Arte Moderna de Nova York

Para quem gosta de arte, é uma parada obrigatória – e até para quem não é muito afinizado com o tema, dá pra curtir muito mesmo assim. Como é um museu de arte moderna, você encontra desde obras icônicas de pintores mundialmente famosos, como Pablo Picasso e Van Gogh, até esculturas e exibições inesperadas de artistas contemporâneos.

A coleção permanente fica no 5º e 4º andar do museu, com obras dos anos 1880 a 1980. As galerias mostram um curso cronológico e movimentos artísticos variados. Lá você encontra obras cubistas, impressionistas, surrealistas, dadaístas e mais.

Experiência do MoMA

Se você comprou sua entrada para o MoMA online, você precisa trocar seu E-ticket pelo ingresso. Após entrar no museu, você deverá deixar seus pertences (bolsas, mochilas, casacos, etc.) na chapelaria. O serviço é gratuito e o sistema deles é bem moderno. Suas coisas serão colocadas em um cabide em uma espécie de varal rolante, e você receberá um cartão que será escaneado na saída.

Chapelaria do MoMA, em Nova York

Chapelaria do MoMA, em Nova York (Foto: Natália Grandi)

Vou te dar três dicas que podem facilitar bastante sua visita:

  • Dica útil 1: na saída, a fila para a chapelaria fica bem grande. Então eu recomendo visitar o MoMA após a sua abertura, quando as filas estão menores, e ir embora por volta das 16h30.
  • Dica útil 2: É uma boa ideia começar sua visita pelo 6º andar e ir descendo, já que nos andares superiores estão as obras clássicas do acervo permanente.
  • Dica útil 3: Você pode ouvir a descrição das obras e análises de curadores, artistas e outras pessoas de forma gratuita (e em português!) com o aplicativo do MoMA. Além disso, há audios para crianças, que são bem divertidos, até para os adultos! Ele está apenas disponível para iOS.

Guia do MoMA por andares

6º andar: exposições especiais e temporárias + loja (você pode checar as exposições temporárias no site do MoMA).

5º andar: pinturas e esculturas (1880 – 1940)
Aqui você encontra obras de Paul Cézanne, Frida Kahlo, Henri Matisse, Claude Monet, Pablo Picasso, Vincent van Gogh e mais.

Water Lilies - Claude Monet. Pintura exposta no MoMA, NY (Foto: Natália Grandi)

Water Lilies – Claude Monet. Pintura exposta no MoMA, NY (Foto: Natália Grandi)

Dance (I) - Henri Matisse. Pintura exposta no MoMA, NY (Foto: Natália Grandi)

Dance (I) – Henri Matisse (Foto: Natália Grandi)

4º andar: pinturas e esculturas (1940 – 1980)
Este andar tem obras de Andy Warhol, Jackson Pollock, Jasper Johns, Yayoi Kusama e mais.

3º andar: arquitetura e design, desenhos, fotografias e exibições especiais

2º andar: galerias contemporâneas, livros ilustrados, mídias, exibições especiais, café e loja

1º andar: lobby, loja, restaurante e jardim de esculturas

Os andares abaixo destes têm teatros e salas para outros eventos.

Funcionamento do MoMA

Horário: das 10h30 às 17h30, todos os dias (fechado apenas no dia de Ação de Graças e Natal). Às sextas-feiras, aberto até as 20h.
Endereço: 11 W 53rd St, New York, NY 10019, EUA

Você pode visitar o museu gratuitamente às sextas-feiras, das 16h às 20h. Mas prepare-se para filas enormes e um museu muito cheio! A melhor forma de aproveitá-lo é comprando seu ingresso para o MoMA com antecedência, online.

Já visitou o museu? Tem alguma pergunta? Deixe seu comentário abaixo e ajude outros viajantes!

Escrito por Natália Grandi, jornalista e tradutora que ama conhecer novas culturas e viajar, seja com os livros ou com a mochila nas costas. É criadora de Conteúdo no WePlann.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *