4 lugares gratuitos e ao ar livre para conhecer em NY

Isabella Giordano

High Line

Com o dólar em alta e a chegada do outono, vale a pena investir tempo em atrações gratuitas e ao ar livre em Nova York. Ainda dá para curtir as ruas da metrópole sem precisar de várias camadas e casacos. E quanto aos preços, não se deixe intimidar porque a Big Apple cabe no bolso de todos. Há muitas coisas para ver, fazer e visitar sem gastar nada.

High Line

Isabella Giordano

Mural visto do High Line, assinado pelo artista urbano Kobra

Antes de ser um parque suspenso, o High Line era uma linha férrea elevada para transporte de mercadorias. O local funcionou até a década de 1980 e logo ficou sob ameaça de ser demolido. Em protesto, um morador do bairro levou o caso para o tribunal de justiça para impedir a sua destruição.

Pouco depois, outros residentes da região começaram a trabalhar pela reforma do lugar em busca de transformá-lo em um ponto de convivência para o público em geral. O projeto, que contou com uma equipe de designers e arquitetos paisagistas, propôs a construção de um espaço agradável, com bancos, jardins e decks. Preservando vestígios dos antigos trilhos, o High Line reabriu em 2009.

Central Park

Strawberry Fields em 2004 (Foto: Flickr| Creative Commons | Thomas Hawk)

Strawberry Fields em 2004 (Foto: Flickr| Creative Commons | Thomas Hawk)

Localizado no meio da ilha de Manhattan, entre a 59th St. e a 110th St., o Central Park foi fundado em 1858. Com 843 acres, construções arquitetônicas do século 19 e inclusive um zoológico e um ringue de patinação no gelo, esse é o parque urbano mais visitado do mundo.

Reserve um dia inteiro para explorar o local. Você verá que nem assim é possível conhecer todos os encantos do parque. Procure as estátuas de Romeu e Julieta, da Alice no País das Maravilhas, do Balto e passe pelo memorial Strawberry Fields, construído em homenagem ao cantor e pacifista John Lennon.

Desloque-se facilmente por Nova York e passe pelos principais pontos turísticos em um ônibus Hop on Hop off! São mais de 80 paradas nos principais lugares de Nova York para você aproveitar, e você ainda pode pagar em R$, sem IOF e parcelar em 6x sem juros.

Reserve já seu tour em um ônibus Hop on Hop off!

Socrates Sculpture Park

Socrates Park em 2012 (Foto: Wikimedia Commons| Creative Commons | Kenneth Dellaquila)

Socrates Sculture Park em 2012 (Foto: Flickr | Creative Commons | Kenneth Dellaquila)

Se vai para Nova York, não se prenda apenas à Manhattan. Fundado em 1986, o Socrates Sculpture Park fica em Long Island e é o único lugar da cidade que dá espaço para artistas exibirem esculturas de larga escala e instalações multimídia ao ar livre. O parque se dedica a encorajar a interação entre os artesãos, as obras e o público.

O Socrates ocupa um terreno que fora um aterro sanitário e um lixão ilegal antigamente. Com a intenção de revitalizar o local por meio da arte, o espaço foi transformado em um estúdio e em uma galeria a céu aberto que pode ser usado por qualquer pessoa. Além de eventos e exposições, também recebe apresentações de música e artes cênicas.

Battery Park

Battery Park em 2006 (Foto: Wikimedia Commons| Creative Commons | Norbert Nagel)

Battery Park em 2006 (Foto: Wikimedia Commons| Creative Commons | Norbert Nagel)

Situado na ponta sul da ilha de Manhattan, com uma bela vista da Estátua da Liberdade, o Battery é um dos mais antigos parques públicos de Nova York, que recebe mais de seis milhões de pessoas anualmente. Além dos belos jardins, o local oferece uma horta urbana educativa para estudantes, moradores e visitantes aprenderem sobre cultivo sustentável e orgânico.

O parque também conta com faixas exclusivas para ciclistas e um carrossel ‘aquático’ de vidro – que levou dez anos para ser construído. O tema da instalação é o fundo do mar. Ou seja, em vez de cavalinhos, trinta peixes feitos de vidro fosforescentes rodam 360˚. A experiência é mágica independentemente da idade.

E você? Conhece outra atração gratuita e ao ar livre? Deixe sua dica para nossos leitores!

Escrito por Isabella Giordano. Cidadã do universo, jornalista e escritora, que ama qualquer tipo de viagem e comida. É criadora de Conteúdo no WePlann.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *