Descubra ‘O’, um magnífico espetáculo do Cirque du Soleil

Mais uma vez o Cirque du Soleil deixa o público e a crítica alucinados com seu espetáculo ‘O’. O nome é um jogo de palavras que pode se referir tanto ao elemento predominante no cenário, a água (‘eau’, em francês), quanto à exclamação de assombro que sairá várias vezes das bocas dos espectadores. A companhia de Guy Laliberté e Franco Dragone volta a encantar nesta incrível obra de arte. Quer saber mais? O que realmente é ‘O’? Uma obra de arte ou um espetáculo? Teatro ou circo? Uma performance contemporânea, talvez? Parece-nos difícil definir ‘O’ a partir de seus múltiplos temas, incríveis sensações e grande efeito surpresa. Sim, sinceramente acreditamos que, quando vir ‘O’, também o achará indescritível: ficará sem palavras!

Este tremendo espetáculo acontece no famoso Hotel Bellagio, em Las Vegas, famoso por ter sido cenário de diversos filmes, como Ocean’s Eleven, por suas fontes dançantes e pelo lago que remete à origem do nome do hotel: Bellagio, um pequeno povoado na região de Lago di Como, ao norte da Itália. Dessa forma, não é estranho que seja um dos hotéis mais valorizados de Las Vegas. Apenas para o espetáculo ‘O’, em cartaz desde 1998, o hotel teve de adaptar sua infraestrutura de forma inimaginável. Por exemplo, para a manutenção da piscina usada em diversas cenas, há um mecanismo que permite com que a água seja bombeada diretamente do lago em frente ao hotel. Além disso, o espaço é capaz de acomodar cerca de 2 mil pessoas em cada apresentação! Sem dúvida alguma, o Bellagio é muito mais elegante e confortável do que uma velha tenda de circo.

A engenharia das manobras no espetáculo é impressionante. Vê esses velozes cavalos no ar? O Cirque su Soleil faz com que tudo seja tão fácil e possível como num sonho – até porque as maquetes dos equinos pesam mais de 400 quilos!  E o que me diz sobre a música? Acompanha com perfeição todas as atuações, provocando inúmeros arrepios durante a apresentação. Os músicos são protegidos por divisórias de cristal para evitar que seus instrumentos sofram algum dano (alguns dos instrumentos têm mais de 100 anos). Tudo isso é fantástico. Porém, você deve estar perguntando: o que exatamente verei de tão surpreendente e emocionante? [Atenção, querido leitor! A seguir desvendamos tudo sobre o espetáculo ‘O’. Continuar lendo e descobrir esses mistérios é de sua responsabilidade…]

WePlann_PT_Blog_Cirque_O_September_22

Tudo sobre ‘O’, do Cirque du Soleil

Primeiramente, você deve saber que, desde a compra dos ingressos com o WePlann, você vai vivenciar uma experiência única. Da nossa parte, faremos com que a sensação de segurança e tranquilidade seja máxima. Por parte da sensacional companhia do Cirque du Soleil, farão com que o espetáculo comece desde a sua chegada ao teatro. Você será recebido por uns curiosos e cômicos lanterninhas que tornarão a espera muito mais agradável e divertida. Quando o telão subir, prepare-se! De agora em diante seus sentidos ficarão em alerta com cada nova cambalhota, devido ao desempenho dos excelentes atores circenses.

As coreografias aéreas combinadas ao elemento da água deixarão o espetáculo ainda mais emocionante, quase como se tudo ocorresse em meio a um céu chuvoso. Essa mágica e poderosa chuva encherá uma piscina, o grande lago no qual nossos hábeis ginastas farão suas manobras, danças, impressionantes exercícios e demonstrações de força e afinco. Evidentemente, essa água será aproveitada para ser explorada: campeões olímpicos de mergulho, salto e nado sincronizado a percorrerão e a agitarão com cada movimento de seus corpos. A caminho do mar, nos avistaremos o incrível: um fabuloso barco, que será usado como trapézio, e barras paralelas nos quais os atores nos deslumbrarão com sua destreza. Certamente nos remetem às antigas naumaquias, os espetáculos que aconteciam nos grandes circos da Roma Antiga.

Mais tarde, em meio a uma tempestade no cenário, veremos mais truques alucinantes dos atores suspensos no ar em surpreendentes demonstrações de equilíbrio. Obviamente, para um contraste justo, não poderia faltar o fogo para contestar o domínio da água neste espetáculo. As cenas se baseiam em artes marciais e rituais religiosos tradicionais das principais culturas da Oceania, o que torna a performance realmente assombrosa e eletrizante. Como não teria o toque de Las Vegas? Imitando uma das muitas capelas da cidade onde casais se casam, encontraremos um balanço russo no qual os atores tentarão giros e saltos desafiadores.

A agilidade, precisão e destreza dos profissionais que trabalham para que ‘O’ seja um espetáculo singular é o mais admirável. Seus esforços não poderiam ser pesados nem com mais de mil balanças. Você sabia que, para se aperfeiçoar, a atuação de cada noite é gravada em vídeo? Os atores as assistem e as analisam minuciosamente para corrigir até mesmo o menor e quase invisível erro. Não há dúvidas de que no Cirque du Soleil as coisas são levadas a sério e a outro nível, beirando a absoluta perfeição para o deleite de seus espectadores. Nunca se sabe o que acontecerá; cada minuto é uma nova surpresa e um novo desafio que se supera com maestria. É por isso que um ingresso para ‘O’ vale cada centavo.

A essa altura você já haverá visto todos os personagens. Deixe-nos te recordar quem são. Guifà é o jovem e enérgico aventureiro que penetra os mundos incríveis que passarão diante de nossos olhos. Eugen, o velho guia e guardião do teatro, nos transmitirá sensações do antigo e do fantasmagórico; é o tema que representa o centro da obra, o novo que envelhece e o velho que volta a ser novo. Os palhaços Leonid e Valery vêm atuando desde os anos 80 com a companhia, aperfeiçoando sua expressividade e sua poética gestual. Vê-los é uma verdadeira aula. Unidos e harmoniosos, são a dupla do trapézio. A confiança mútua e o poder de seus músculos os permite compartilhar um só trapézio para executar os atos mais inverossímeis.

A travesti, que veste roupas atrevidas, grita e murmura enquanto balança sinuosamente. Os Cometas, vestidos como aristocratas e que nos lembram dos coros do teatro grego antigo, acompanham as entradas e saídas do resto dos personagens com muita singularidade. Atrás deles, você verá o forte organista. Se olharmos para o Ladrão Mascarado, que cara terá? A resposta ao mistério é, simplesmente, que é multifacetado: representa muitos personagens ao mesmo tempo em que domina o fogo. Também com o fogo brinca a Tocha Humana, que se incendeia tranquilamente, como se nada tivesse ocorrido. Igualmente despreocupadas são as Zebras que, com seus trajes de redemoinhos pretos e brancos, brincam alegremente. A bela Aurora, miúda e sublime, pode representar a pura fantasia e o desejo.

Todos eles, assim como o espetáculo como um todo, despertam sensações diferentes em cada um dos espectadores. É assim que deve ser: Cirque du Soleil é sinônimo de livre imaginação em suas obras, não apenas pelo que acontece no cenário, mas também pelo mais valioso, o que ocorre dentro de nossas poderosas mentes que recebem tantos estímulos para interpretar e imaginar à gosto, como preferir, com liberdade. Anime-se e conte-nos o quê, para você, foi o melhor dessa experiência. Temos certeza de que nunca viu nada igual!

Depois de toda essa informação, certamente você deve ter ficado curioso para viajar para Las Vegas. Não perca este fantástico espetáculo! No WePlann tornamos tudo muito simples: você pode comprar os ingressos facilmente e, caso tenha alguma dúvida, escreva-nos pelo chat a qualquer momento! Se já assistiu ao show, conte-nos sua experiência!

Escrito por WePlann, reserve incríveis experiências de viagem.

2 thoughts on “Descubra ‘O’, um magnífico espetáculo do Cirque du Soleil

  1. 11/09/2015 at 13:23

    Legal o site. Gostaria de ver mais. Beijossss

    1. 29/04/2016 at 15:14

      Obrigada! Fique ligada que sempre tem novidades por aqui 🙂 Se quiser, pode inscrever o seu e-mail na página principal do nosso blog. Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *