Postei, e agora? Como conseguir mais acessos para o seu blog de viagens

Mesa com computador, mapa e câmera fotográfica, com pessoas analisando o mapa.

Sempre rola aquele sentimento de dever all umprido quando postamos um novo conteúdo no nosso blog. Afinal, escrever não é tão fácil quanto parece, e ver aquele texto pronto, cheio de imagens, links e informações úteis dá um calorzinho no coração, certo? Sim! Mas ainda tem trabalho a ser feito. Agora é hora de aumentar as visitas do seu blog!

O segredo do sucesso de um blog ou site em um programa de afiliação é o tráfego que ele manda para seu parceiro. Para ter uma ideia, um site que gera 25 cliques únicos por dia tem grandes chances de gerar conversões para vendas.

Mas não vamos falar só sobre como ganhar dinheiro com seu blog. Temos que começar pelo começo. E para que seu conteúdo seja visto, bem rankeado nos sites de busca e recomendado pelos leitores, você precisa construir um tráfego consistente. Aqui daremos algumas dicas práticas do que fazer para melhorar seu desempenho e conseguir mais cliques. 😀

  1. Acompanhe as estatísticas do seu site

Gif de mulher no computador.

O Google Analytics e a Plataforma de Afiliados da WePlann fornecem dados importantes para avaliar seu desempenho.

O único jeito de avaliar se o seu site está tendo um bom desempenho é acompanhar as estatísticas de acesso. ¯\_(ツ)_/¯

Com ferramentas como o Google Analytics – e também dentro da Plataforma de Afiliação da WePlann – você tem acesso a várias estatísticas importantes como: Número de cliques, impressões, principais canais de acesso para o seu site, quais links referenciam o post, quais termos são pesquisados dentro do blog, como seus leitores acessam seu conteúdo e muito mais. Esses dados vão te dar uma visão real do desempenho do seu site.

Preste atenção em quais posts recebem mais visitas, quais termos de pesquisa trazem acesso para a sua página e quanto tempo eles permanecem por lá. Assim você tem uma ideia de que tipo de conteúdo mais interessa ao seu leitor e o que ele está procurando. Não tenha medo de usar esses dados para pensar em novos conteúdos que podem gerar mais visitas!

2. Implemente links sempre que for relevante

Gif de um gato digitando em um teclado.

Usar links internos ou externos enriquece o seu conteúdo e leva seu leitor a navegar mais pelo seu blog.

Um erro comum nos programas de afiliação é pensar que colocar um link em um post e divulgá-lo apenas uma vez é o bastante para gerar um bom tráfego. Para que seu blog tenha mais visitas, você deve fazer um trabalho constante de implementação de links, como mostramos neste guia para começar a trabalhar com a WePlann.

Avalie quais posts e destinos são relevantes para as atividades da WePlann e use Call to Actions atrativos para esses links. Por que? Ora, vai dizer que você sente vontade de clicar em um link quando ele está jogado sem contexto dentro do texto?

Nessa hora você tem que pegar seu leitor pela mão e levá-lo para onde você quer. E para isso você deve chamar a atenção dele, mostrar que aquilo que está sendo indicado é uma informação importante e confiável e, assim, gerar valor para ele.

Print screen da página do blog Dicas Nova York mostrando como é um bom Call to Action.

Olha como nosso afiliado Dicas Nova York deixa o Call to Action bem destacado!

O mesmo vale para recomendações de outros conteúdos. Viu um post legal em outro blog que complementa o seu texto? Indique! Construa uma boa rede de informações, mostre que você pesquisa e que procura entregar sempre o melhor para seus leitores.

3. Otimize seu SEO

Pessoa no computador pesquisando no Google sobre shows na Broadway.

Um trabalho bem feito de SEO aumenta muito sua posição nas buscas!

Boa parte do tráfego de um site vem de pesquisas em sites de busca. Para que seu site seja encontrado, ele precisa estar bem rankeado no Google, Bing e outros buscadores. Otimizar seu SEO, então, é fundamental.

Com ferramentas como o plugin Yoast SEO (se seu blog usa a plataforma WordPress), você pode avaliar se o seu site está com algum problema que esteja influenciando no seu rankeamento, e otimizar seus posts para que eles sejam encontrados com mais facilidade.

O Moz e o SemRush também são boas ferramentas para avaliar o SEO do seu site, e você ainda pode usá-los para descobrir keywords importantes para seus posts, além de ver o rankeamento do seu site e sua relevância nas buscas.

Falando em keywords, você sabe quais palavras ou frases resumem o conteúdo do seu post? Keywords bem estabelecidas ajudam muito o seu site a ser bem colocado nos sites de busca. Use o Google Keyword Planner para ver a relevância das palavras-chaves e encontrar novas keywords, e o Google Trends para avaliar o que está sendo buscado no momento e utilizar termos que estão em alta para subir algumas posições no Google. 😉

4. Use as Redes Sociais

Gif de um homem dando like em um post nas redes sociais.

Para divulgar novos posts, resgatar posts antigos e se engajar com seu público: as redes sociais são fundamentais!

Mesmo que o seu site receba muitas visitas diretas ou através de pesquisas, as redes sociais são fundamentais para aumentar seu tráfego. Lembre-se: todos estão ou no Facebook ou no Instagram: seus amigos, pais, tios, avós e, claro, seus leitores. Então, por que não divulgar seu trabalho lá também?

Divulgue seus posts novos e também os antigos – resgatar conteúdo já publicado, mas que ainda é relevante, é uma boa maneira de voltar a gerar tráfego para seu site. Se você tem um post com ótimo desempenho, explore-o mais nas redes sociais, pois aumentará seu alcance.

Outra dica: seus links de afiliados não precisam ser usados apenas no blog. Aproveite para indicá-los também em seus posts nas redes sociais e postá-los nos comentários – claro, apenas quando for relevante, fica chato incluir links que não fazem sentido. Você também pode monetizar seus perfis e receber comissões através deles.

Mas o ponto mais importante no trabalho com mídias sociais é a interação. As redes sociais podem gerar acessos, mas seu principal papel é a construção de relacionamentos. Faça perguntas aos seus leitores, incentive o engajamento com o que você posta e, principalmente, responda a eles. É assim que você constrói uma relação próxima com a sua audiência e se torna uma referência para eles! 

Nossa afiliada Martha Sachser, do and and About, disse que criar esse vínculo nas redes sociais ajuda bastante no seu trabalho:

“Na era digital e de pessoas trabalhando com conteúdo pra internet, credibilidade é sem dúvida algo que eu não abro mão. E sinto que este tem sido um fator relevante para o crescimento de todas as minhas redes sociais. Com essa credibilidade é mais fácil monetizar também outros aspectos do seu Business, como por exemplo, vendas através de links afiliados. Tenho trabalhado com a WePlann há pouco tempo mas ja pude ver como o público tem interagido com o conteúdo feito por mim e que segue um caminho positivo quando entram no site, que tem um visual bem feito e fácil de entender. E essa facilidade e credibilidade geram possibilidades de crescimento financeiro profissional. Ou seja, me permitem continuar trabalhando com o que amo que é informar, ajudar e ajudar a tornar viagens e sonhos mais especiais!”

5. Trabalhe seus links internos

Uma forma de gerar mais cliques e fazer com que seu leitor passe mais tempo no seu site é com a criação de links internos.

Escreveu sobre uma atividade que se relaciona com outro tema já tratado em um post? Aproveite para indicar a leitura desse post também!

Seções como “Posts relacionados” no final do seu conteúdo também ajudam seu leitor a navegar mais pelo blog. Quanto mais tempo ele passar na sua página, mais interesse ele demonstra pelo seu conteúdo e mais ele confia em você. E isso também vai influenciar no rankeamento do seu site, pois significa que seu conteúdo tem qualidade e seu site é uma boa fonte de informação.

Neste artigo do Moz você encontra mais informações sobre a importância dos links internos e as melhores práticas para implementá-los.


E aí, tudo pronto para aumentar o tráfego do seu site?

Gif de um garoto no computador.

You go, girl!

Esperamos que essas dicas ajudem você a alavancar seus acessos. E lembre-se: sempre que tiver dúvidas ou precisar de ajuda, entre em contato com seu Online Affiliate Manager. Estamos aqui para ajudar! 😀

One thought on “Postei, e agora? Como conseguir mais acessos para o seu blog de viagens

  1. 14/08/2018 at 13:43

    Uhu!!! Que post gostoso de ler 😉

    Muito animada para colocar essas dicas em prática!

    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *