Redes sociais: como usá-las para melhorar sua marca?

Saiba como usar as redes sociais para reforçar suas marcas e conquistas novos leitores!

Ter um bom conteúdo e apresentar informações relevantes ao seu usuário é fundamental para o sucesso do seu blog ou site. Mas compartilhar esse conteúdo e ter uma forte presença em redes sociais é tão importante quanto. Através de redes como o Facebook, Twitter e Pinterest, você irá reforçar a identidade do seu site ou blog, promover seu conteúdo e, principalmente, interagir e criar relações com os seus usuários.

Um erro comum cometido por muitas marcas é pensar que as redes sociais se limitam somente a um conteúdo promocional, ou seja, replicar aquilo que você já tem em seu blog ou site. É claro que esta é uma das muitas possibilidades das redes sociais, mas não fique só nisso: amplie seu horizonte e aborde novos temas relacionados ao universo do seu leitor.

Mas como utilizar as redes sociais a seu favor e aproveitar as características de cada uma para atingir o maior número de pessoas possível?

FACEBOOK

O Facebook tem mais de um bilhão de usuários. Só essa informação já serve para explicar sua importância como rede social. Mas além disso, o Facebook mudou a maneira de nos relacionarmos virtualmente: compartilhamentos, likes, mensagens privadas – tudo veio do Facebook.

O objetivo principal da rede é conectar pessoas: amigos, familiares, colegas de trabalho….todo mundo está no Facebook. E essa é a sua maior vantagem e sua maior desvantagem já que você pode atingir milhões de usuários mas também pode acabar se perdendo no meio de tanta informação.

Tudo no Facebook é sobre conteúdo e o algoritmo usado para filtrar essas informações leva em consideração fatores como relevância e interação. Por tanto, invista em conteúdos interessantes, divertidos, humanos e fora do comum. Imagens também costumam funcionar muito bem. Posts com fotos tem, geralmente, 39% a mais de interação do que posts sem imagens.

TWITTER

O Twitter é informação em tempo real de forma rápida e direta. Cento e quarenta e quatro caracteres para expressar sua ideia e pouco tempo de vida. Sua simplicidade favorece o compartilhamento e a interação. Por isso, o Twitter é a rede social perfeita não só para promover seu conteúdo mas para atender as necessidades dos seus usuários.

Conquistar um bom número de seguidores pode ser uma tarefa díficil e desenvolver uma relação duradoura com eles pode ser ainda mais complicado. Por isso, gaste seus poucos caracteres apenas com o que realmente vale a pena e seja receptivo: a rapidez nas respostas e na interação com seus seguidores irá influenciar na sua imagem. E não se limite apenas a responder perguntas: cumprimente, ajude e se mostre sempre disponível.

PINTEREST

O Pinterest apostou no poder das imagens e funcionou: a rede que nasceu em 2010 já tem mais de setenta milhões de usuários ativos. Em um mundo em que não temos tempo para ler longos artigos, o Pinterest surge como uma nova maneira de se comunicar, compartilhar e consumir.

Os usuários do site costumam ser muito ativos. Então, não perca a oportunidade de interagir com eles. Use ferramentas como o PinAlerts ou o Pinterest Analytics para saber quando e como seu conteúdo está sendo compartilhado.

Outra importante ferramenta para blogs e sites de viagem, são os mapas do Pinterest. Com eles, você pode marcar pontos turísticos, criar roteiros e ajudar seus usuários a planejarem suas viagens.

Quer saber como nós, do WePlann, usamos as nossas redes sociais? Dá uma olhada: Facebook, Twitter, Pinterest.

Escrito por WePlann, reserve incríveis experiências de viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *