Entenda as melhores formas de usar o celular no exterior

Descubra os melhores jeitos de mandar mensagens e fazer chamadas pelo celular no exterior

Ao organizar uma viagem, um detalhe que frequentemente passa despercebido é a conectividade do celular. Acontece que, por estarmos tão acostumados a tê-lo sempre funcionando, não nos damos conta de que um pequeno planejamento é necessário antes de poder falar com nossos amigos e familiares no exterior! Você provavelmente já ouviu falar em roaming: mas o que é e como funciona? Quais são as alternativas? Neste post, te ajudamos a entender o uso do seu celular fora do Brasil e a escolher a opção ideal para você se comunicar com quem quiser enquanto estiver viajando.

Em palavras simples: é um serviço que habilita o uso de redes internacionais no seu celular para que você possa fazer chamadas e enviar SMS de qualquer parte do mundo. Assim, você terá conexão aonde quer que for. A pergunta é: como ativá-lo? A maioria dos dispositivos móveis ativa o serviço de roaming automaticamente ao chegar no destino, mas, para garantir, entre em contato com a sua operadora em torno de duas semanas antes de viajar. Em uma simples ligação, você poderá confirmar se o serviço está habilitado no seu aparelho e, se não estiver, poderá requisitá-lo.

Agora o que mais interessa: quanto custa? O preço das chamadas e SMS por roaming depende de fatores cruciais, como o plano que você tem na sua operadora brasileira ou os valores da operadora estrangeira que você decidir utilizar. Você poderá selecionar a rede desejada nas ‘configurações de rede’ do seu telefone ao chegar no destino. Se você falar pouco, a vantagem é que não precisará se amarrar a pacotes de minutos mensais nem a qualquer outro tipo de plano: no roaming, você paga apenas pelo que gasta.

Observações importantes:

– Assegure-se de que a sua rede de dados está desativada. Caso contrário, seus aplicativos que precisam de conexão a consumirão automaticamente – e você pagará por isso. Isso quer dizer que apps como Whatsapp ou Facebook, por exemplo, não pedirão autorização para continuar atualizados, enviando e recebendo dados, e você pode acabar pagando por muito mais do que apenas as chamadas que efetivamente realizou. Você pode configurar a rede de dados desmarcando a opção ‘utilizar dados por pacote’ nas configurações de rede.

– As chamadas recebidas são mais baratas nas tarifas de roaming. Sempre que possível, peça para te ligarem em vez de você realizar a chamada do exterior!

– Também vale lembrar que mensagens de texto são bem mais econômicas do que ligações: prefira os SMS.

Alternativas ao roaming

Chip prá-pagos

Descubra os melhores jeitos de mandar mensagens e fazer chamadas pelo celular no exterior

Uma ótima opção para viagens longas: você pode comprar um chip pré-pago de qualquer operadora no seu destino e utilizar um número local! As chamadas serão mais baratas e você provavelmente poderá recarregá-lo pela internet.

Wifi

Use e abuse dos wifis de cafés, restaurantes ou até mesmo do seu hotel. Em cidades como Nova York, você encontrará sinal grátis facilmente nos pontos turísticos e até em parques! Cheque seu e-mail, atualize suas redes sociais, compartilhe vídeos, fotos, faça ligações por Skype ou Facetime… a conexão é ainda melhor do que por redes de dados e você não será cobrado (a não ser que o hotel ou lan house em que você estiver cobre por período). Porém, cuidado para não ficar o tempo todo conectado e esquecer de curtir a viagem! Procure usar o sinal do wifi apenas para seus amigos e familiares saberem que você está são e salvo.

Aplicativos móveis

Pinger, no momento apenas disponível para iPhone, é um app gratuito que permite enviar SMS e fazer chamadas para qualquer dispositivo. Você só precisa introduzir o prefixo do país e pronto! Entre suas várias funcionalidades, o app até sincroniza imagens com o Facebook. Basta ter uma conexão wifi disponível para se comunicar com qualquer parte do mundo totalmente de graça.

Viber é um app similar, disponível para todos os sistemas operacionais:Android, iPhone, Windows Phone e Blackberry. Você pode se comunicar com outros usuários do Viber gratuitamente por chamadas de voz e mensagens de texto, desde que esteja conectado ao wifi ou 3G. Com a opção de grupos, é possível falar com mais de uma pessoa por vez! O Viber reconhece a sua agenda de contatos e te informa quem também é usuário do aplicativo.

Cartão de chamadas

Você pode comprar esses cartões em aeroportos, lotéricas ou agências de turismo. É só introduzir o código informado no verso cartão, o prefixo do país e o número de telefone. Esta é uma ótima opção para controlar os seus gastos: você só usa o quanto o valor do seu cartão permitir (e o saldo pode ser aproveitado até o último centavo)!

Mais algumas dicas (que, apesar de óbvias, não deixam de ser úteis):

– Saiba o prefixo do seu país de destino;

– Não esqueça de levar um adaptador para o carregador: sem bateria, seu celular não funciona nem no Brasil!

– Anote os números de emergência do seu destino: polícia, companhia aérea, seu hotel… é sempre bom tê-los à mão.

Você tem mais alguma dica para se comunicar com o Brasil durante uma viagem ao exterior? Conte pra gente nos comentários!

Escrito por , paulistana viajante apaixonada por Jornalismo, música e ver o mundo. É criadora de Conteúdo no WePlann.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *