Roteiro: 1 dia em Veneza

Veneza é aquele tipo de destino que é como um museu a céu aberto. Sua história tem início no século V e, até os dias hoje, encanta milhares de turistas. Construída sobre as águas de 177 canais, a cidade é formada por 118 ilhas e 400 pontes. Ver isso ao vivo já vale a viagem, não acha? Além da engenharia ser fascinante, Veneza também conta com diversas atrações imperdíveis. São muitas opções e nem sempre muito tempo. Então, para que você aproveite a sua viagem ao máximo, preparamos um roteiro de 1 dia (veja também nosso roteiro de uma semana). Confira!

Manhã

(Foto: Flickr | CC BY-NC-ND 2.0 | Romain Moisescot)

(Foto: Flickr | CC BY-NC-ND 2.0 | Romain Moisescot)

Comece o dia despretensiosamente, caminhando pelas vielas da cidade. Observe as casinhas, o chão de paralelepípedo e as pontes. Você provavelmente vai cruzar alguns canais e avistar as famosas gôndolas passando por ali. Se tiver vontade, por que não fazer um passeio de barco? De qualquer forma, certamente a caminhada já valerá a pena! Ao fazer o seu percurso, recomendo que você passe por um ponto icônico: a ponte Rialto. Esta foi a primeira estrutura construída para pedestres atravessarem o Grande Canal – o mais importante de todos na cidade. Ela recebeu esse nome por estar ao lado do Mercado Rialto, uma feira local com petiscos e alimentos frescos. Então, aproveite que está por perto e belisque alguma comidinha!

Tarde

(Foto: Flickr | CC BY-NC-ND 2.0 | lozwilkes)

(Foto: Flickr | CC BY-NC-ND 2.0 | lozwilkes)

Conheça mais sobre Veneza em uma visita a um de seus principais museus, o Museo Correr, a Collezione Peggy Guggenheim e a Galeria dell’Accademia. O primeiro se dedica à arte e à história da cidade, expondo uma coleção de pinturas, esculturas, móveis, moedas, vestimentas, instrumentos de navegação, além de exibições temporárias. Uma vantagem desse museu é que a sua entrada dá acesso ao Museu Arqueológico Nacional e à Biblioteca Nacional Marciana por estarem conectados entre si. A Collezione Peggy Guggenheim, localizada no maravilhoso palácio que fora a residência da colecionadora norte-americana por 30 anos, traz obras de arte moderna do século 20. Por fim, a internacionalmente reconhecida Galeria dell’Accademia abriga a maior coleção de arte veneziana. Se tiver pique, passe por todos!

Noite

(Foto: Flickr | CC BY-NC-ND 2.0 | Paco Rubio Ordás)

(Foto: Flickr | CC BY-NC-ND 2.0 | Paco Rubio Ordás)

Para encerrar o dia na cidade do romance, você não pode deixar de conhecer a praça mais famosa da cidade. A milenar Praça de São Marcos revela uma Veneza do século IX, quando foi construída. Exuberante, o local cercado pela bela Basílica de São Marcos, o Campanário, o Palazzo Ducale e a Torre do Relógio. Todos estes monumentos são podem ser visitados ao longo dia – é possível subir no Campanário à noite também! Se você só tem 24 horas para conhecer a cidade, sugiro que tome seu tempo para apreciar a arquitetura, as luzes e o movimento da região à noite mesmo. A atmosfera é mágica!


Nosso roteiro pode ficar ainda mais completo! Deixe a sua sugestão nos comentários! Ah, e não perca nossos itinerários de um dia em Roma, Porto e Barcelona

Escrito por . Cidadã do universo, jornalista e escritora, que ama qualquer tipo de viagem e comida. É criadora de Conteúdo no WePlann.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *