Roteiro: 3 dias em Florença

(Flickr | CC BY-NC 2.0 | Max Besser Jirkal)

Há diversos motivos para você conhecer Florença. A cidade é reconhecida, principalmente por sua importância no movimento renascentista. Sua riqueza histórica, cultural e arquitetônica também não ficam de fora. E para completar, chama a atenção de seus visitante em razão de sua clássica gastronomia. Não é surpreendente que o destino seja um dos mais visitados na Itália. Por isso, organizamos um roteiro de três dias com dicas para você conhecer tudo o que Florença oferece de melhor (se quiser, veja também os nossos roteiros de um dia e de uma semana). Confira!

Dia 1

Manhã e tarde

(Foto: Flickr | CC BY-NC-ND 2.0 | Bruna Benvegnu)

(Foto: Flickr | CC BY-NC-ND 2.0 | Bruna Benvegnu)

O centro histórico de Florença é impressionante, um cartão postal a cada esquina! Pela manhã, faça uma visita a catedral Santa Maria del Fiore. Conhecida também como o Duomo de Firenze, por conta de seu famoso e magnífico domo, essa é a maior igreja da cidade. Depois de conhecê-la por dentro, suba ao topo do Duomo (lembrando que são 463 degraus!) e admire a vista da cidade lá do alto. Explore também as criptas da igreja e o Museo dell’Opera del Duomo, que abriga as famosas portas de bronze originais do Batistério. Por fim, para completar o passeio, visite o Batistério em si – cujas portas são réplicas – e a Torre de Giotto. Se possível, suba até o topo da Torre ao entardecer para apreciar o panorama da cidade junto ao pôr do sol. Você não vai se arrepender!

Noite

(Foto: Flickr | CC BY-NC 2.0 | David)

(Foto: Flickr | CC BY-NC 2.0 | David)

Termine o dia agitado com uma relaxante caminhada pela Ponte Vecchio, a mais antiga da cidade, que une as margens do Rio Arno. Repleta de lojinhas de jóias ao longo de sua extensão, é um local interessante para fazer compras e encontrar lembrancinhas. Ao terminar o passeio, observe-a a uma certa distância. Certamente, essa é a paisagem mais famosa de Florença.

Dia 2

Manhã e tarde

(Foto: Flickr | CC BY-SA 2.0 | Richard, enjoy my life!)

(Foto: Flickr | CC BY-SA 2.0 | Richard, enjoy my life!)

A Galleria degli Uffizi é um daqueles museus em que você precisará de mais do que algumas horas para conhecer totalmente. Talvez nem em uma manhã e uma tarde seja possível dar conta. Se você tem três dias em Florença, recomendo que você reserve esse tempo – vale muito a pena! Fundada em 1584, a galeria privada da família Medici é considerada uma das mais famosas do mundo. Com mais de 45 corredores repletos de obras dos séculos 12 ao 17, o museu também é um dos mais visitados por turistas na Itália. Ao passear por lá, não deixe de conferir obras como O Nascimento de Vênus de Botticelli, Bacco de Caravaggio, Sagrada Família de Michelangelo, Virgem com o filho de Giotto, Adoração dos magos de Leonardo da Vinci e Virgem com pintassilgo de Rafael.

Noite

Depois de caminhar o dia todo, estique as pernas em qualquer restaurante ou bar que encontrar pelo caminho e aprecie a gastronomia da região da Toscana. Um dos pratos mais típicos de Florença é a bisteca alla Fiorentina, um filé grelhado super suculento servido com ribollita, que é uma sopa de feijão, cebola, verduras e pão. Se você não estiver com muita fome, aposte em petiscos que se destacam na região como o típico pão com azeite de oliva, tomates frescos e embutidos (presunto e salame).

Dia 3

Manhã e tarde

(Foto: Flickr | CC BY-NC-ND 2.0 | Paul Gravestock)

(Foto: Flickr | CC BY-NC-ND 2.0 | Paul Gravestock)

Reserve tempo para conhecer o histórico Palazzo Pitti. Adquirido pela poderosa família Medici, patrocinadora do Renascentismo, o palácio abriga uma grande coleção de obras de arte e encanta seus visitante por conta do cenário que o rodeia. Ao visitá-lo, conheça a Galeria Palatina, o Museu da Prata, o Museu do Traje, o Museu da Porcelana, a Galeria de Arte Moderna e os Aposentos Reais. É requisito passear pelo Giargino di Boboli também, um fantástico jardim considerado um museu ao ar livre por conta da quantidade de esculturas e construções clássicas localizadas em sua extensão.

Noite

Fique atento à programação cultural de Florença e feche a sua viagem com chave de ouro. A agenda bastante agitada geralmente conta com concertos ou sessões de cinema ao ar livre no verão. Além disso, galerias de arte muitas vezes estendem o horário de funcionamento e parques e praças ficam super movimentados. Já no inverno, você pode optar por um espetáculo de música em um dos teatros da cidade. Florença, o teatro e a música tem uma relação histórica, portanto não desanime com o frio!

Deixe sua sugestão de atrações imperdíveis em Florença para complementar o nosso roteiro! E aproveite para conferir nossos roteiros de três dias em MadridLisboa, Paris.

Escrito por . Cidadã do universo, jornalista e escritora, que ama qualquer tipo de viagem e comida. É criadora de Conteúdo no WePlann.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *