Roteiro: uma semana em Berlim

Berlim, na Alemanha

Berlim, na Alemanha

A capital alemã tem uma infinidade de lugares para descobrir, aventuras para viver e delícias para degustar. Entre nessa impressionante metrópole e se deixe levar pela história, a música, a arte e as águas do rio Spree. Tem apenas um dia para conhecer Berlim? Então rompa com a barreira do idioma e conheça os principais pontos dessa bela cidade. Não deixe também de conferir nossos roteiros de 1 dia e 3 dias na cidade!

Dia 1

Manhã

Rio Spree, em Berlim

Rio Spree

A primeira coisa que você precisa fazer em Berlim é dar uma volta para ter ideia de tudo que a cidade oferece. Para isso, uma opção perfeita é fazer um passeio de barco pelas águas do rio Spree, que fluem por grande parte da cidade. Você vai ver as belíssimas fachadas dos edifícios e decidir qual será sua próxima parada enquanto toma um café da manhã.

Tarde

Portão de Brandemburgo. Foto: Wikimedia Commons – CC-BY-SA-3.0 – Thomas Wolf

Portão de Brandemburgo. Foto: Wikimedia Commons – CC-BY-SA-3.0Thomas Wolf

Aproveite a visão impressionante que o Portão de Brandemburgo oferece. Ano após ano, os turistas de todo o mundo vão a esse lugar para conhecer essa fascinante construção de estilo romano que se levanta sobre 6 colunas. Nos arredores você poderá encontrar uma infinidade de curiosidades, personagens, guias turísticos, veteranos de guerra, vendedores de comidas de rua e souvenirs.

Noite

Foto: Flickr (Creative Commons | CC BY- NC- ND 2.0 | [martin])

Foto: Flickr (Creative Commons | CC BY- NC- ND 2.0 | [martin])

Jantar no SkyKitchen, o impressionante restaurante em cima da Tv Tower é algo que você precisa fazer ao visitar a cidade. Nenhum outro restaurante oferece uma vista panorâmica igual. Você vai ver a cidade em 360º e conhecê-la de todos os ângulos. A comida é ainda mais espetacular, um luxo que vale a pena.

Dia 2

Manhã e Tarde

Museum Island, em Berlim

Museum Island. Foto: Wikimedia Commons – CC-BY-3.0Anagoria

Dizer que Berlim tem muita história e muita cultura não é exagero. É por isso que a cidade tem uma pequena ilha no seu centro que é dedicada unicamente aos museus (cinco, para ser mais exato). Cada um deles é dedicado a um tipo de cultura diferente, contando com exposições temporais e permanentes que falam muito sobre a história alemã. Para visitar a Museum Island, é recomendável que você dedique toda a manhã e a tarde para poder aproveitá-la ao máximo.

Noite

Sony Center, em Berlim

Sony Center. Foto: Wikimedia Commons – CC-BY-SA-4.0Another Believer

Passe a noite em um recinto cheio de luzes, telas, música e diversão: nessa noite, você pode visitar o Sony Center e aproveitar tudo que ele tem para oferecer, como lojas de diferentes marcas, restaurantes de comida local e internacional, salas de cinema com a melhor e última tecnologia, artistas locais e muitos outros lugares de encontro. Sente-se em algum dos bancos perto da fachada e aproveite as transmissões que são realizadas nas imensas telas no seu exterior. Deixe-se levar pelas luzes, cores e sons!

Dia 3

Manhã

Monumento ao Holocausto, em Berlim

Monumento ao Holocausto. Foto: Wikimedia Commons – CC BY-SA 3.0Maria Carmen

Comece o dia no Memorial do Holocausto, uma construção em forma de labirinto. Lá você poderá caminhar pelos corredores enquanto pensa em todas as coisas que aconteceram durante essa época obscura. Entre no passado e descubra o que milhares de pessoas sentiram durante a guerra.

Tarde

Checkpoint Charlie, em Berlim

Checkpoint Charlie. Foto: Wikimedia Commons – CC BY-SA 4.0Raimond Spekking

Siga o percurso histórico na simbólica parada de CheckPoint Charlie, onde encontrará muitos veteranos de guerra que poderão contar para você algumas de suas anedotas. Converse com eles e faça todas as perguntas que puder para tentar entender um pouco da história sob o ponto de vista de quem a presenciou. Tire várias fotos e compre os souvenirs que são autênticas relíquias de guerra.

Noite

Foto: Flickr – CC BY-NC-ND 2.0 – Jieun Kang

Foto: Flickr – CC BY-NC-ND 2.0 Jieun Kang

Durante a noite, você pode jantar no Bieberbau, um restaurante que tem a melhor cozinha tradicional com um toque moderno. Aproveite as criações originais e deliciosas que são oferecidas lá. Há três tipos de menu: o com três, quatro ou cinco pratos. Na opções com menos pratos, eles são mais bem servidos; na com mais, eles são menores para você degustar os pratos que quiser sem deixar sobrar comida.

Dia 4

Manhã

Muro de Berlim. Foto: Wikimedia Commons - CC BY-SA 3.0 - Neptuul

Muro de Berlim. Foto: Wikimedia Commons – CC BY-SA 3.0Neptuul

Uma oportunidade que você não deve perder é a de visitar o Muro de Berlim, um incomparável recinto histórico. O que um dia foi um símbolo de opressão e separação é hoje um monumento de união e esperança do povo alemão e da comunidade europeia. Admire os impressionantes e coloridos murais que hoje decoram a fachada do muro. Você pode perguntar curiosidades e dados interessantes para os guias locais, que sempre ficam nos arredores. Prove um delicioso currywurst, uma comida tipicamente alemã, enquanto descobre a história que marcou a solidificação de uma nova Alemanha.

Tarde

Impressione-se com o belo entardecer iluminando as fachadas dos três impressionantes edifícios de Gerdanmenmarkt. Compare a arquitetura das duas igrejas que recebem centenas de paroquianos todos os dias. Tire muitas fotos para recordar suas belas fachadas e percorra o interior da sala de concertos, que foi construída com restos da construção antecessora.

Noite

Rio Spree. Foto: Flickr - CC BY 2.0 - Nico Caramella

Rio Spree. Foto: Flickr – CC BY 2.0Nico Caramella

Nada mais romântico que um jantar sob um céu estrelado com lindas vistas, não é? Contemple as fachadas dos majestosos edifícios iluminados pela lua, pelas estrelas e os faróis da cidade. Tudo isso enquanto navega pelos canais do rio Spree e aproveita seu jantar enquanto bebe uma taça de champanhe. Seu brinde vai ser para que isso se repita todos os anos!

Dia 5

Manhã e Tarde

Kaufhaus des Westens. Foto: Wikimedia Commons - CC-BY-SA-3.0-migrated - Dieter Brügmann

Kaufhaus des Westens. Foto: Wikimedia Commons – CC-BY-SA-3.0-migratedDieter Brügmann

A esta altura da sua viagem, você já terá visitado muitas das atrações turísticas de Berlim e poderá estar um pouco cansado. Para descansar e relaxar, não há nada melhor que um dia de compras na maior loja da Europa, Kaufhaus Des Westerns, onde você encontrará uma quantidade enorme de opções para todos os gostos e preços, que se adaptam a todos os bolsos. Você lembrará da sua incrível viagem a Berlim cada vez que usar aquele lindo par de sapatos que comprou durante as férias na cidade.

Noite

Marjellchen. Foto: Flickr - CC BY 2.0 - Jessica Spengler

Marjellchen. Foto: Flickr – CC BY 2.0 Jessica Spengler

Aprecie a melhor amostra da comida típica de Berlim no Marjellchen. Este restaurante familiar é um dos mais agradáveis da zona graças ao seu excelente serviço e lindo espaço. Os preços módicos e porções generosas vão deixá-lo muito satisfeito. Você precisa provar o joelho, o prato mais recomendado por turistas e moradores locais. Peça para que sua sobremesa seja servida no terraço do restaurante; um Strudel à intempérie será uma experiência inigualável.

Dia 6

Manhã, Tarde e Noite

Colônia. Foto: Flickr - CC BY-ND 2.0 - Michael Dernbach

Colônia. Foto: Flickr – CC BY-ND 2.0Michael Dernbach

Köln é uma das cidades mágicas que você precisa conhecer quando visitar a Alemanha. Maravilhe-se com suas construções que parecem ter saído de um conto de fadas, seus habitantes tão amigáveis e sua deliciosa gastronomia local. Para visitar a cidade, recomendamos que você pegue um trem que leva por volta de 4 horas de ida e volta (e por isso sugerimos que você reserva um dia inteiro para conhecê-la).

Não fique sem visitar a belíssima Catedral de Colônia e descobrir seus vitrais impressionantes. Navegue pelas águas do rio Rhin enquanto bebe uma taça de vinho alemão e prove a Kölsch, a cerveja local que é produzida artesanalmente na própria cidade.

Dia 7

Manhã e Tarde

Campo de concentração Shachsenhausen. Foto: Flickr - CC BY-NC-ND 2.0 - Aitor Aguirregabiria

Campo de concentração Shachsenhausen. Foto: Flickr – CC BY-NC-ND 2.0Aitor Aguirregabiria

No último dia, visite o campo de concentração Shachsenhausen. A experiência falará por si mesma quando você chegar ao que um dia foi um dos maiores e mais importantes campos de concentração usados durante a guerra. Você passará toda a manhã e a tarde fazendo uma retrospectiva histórica de como foram os últimos dias das mais de 30 mil pessoas que morreram no local. É uma experiência que com certeza vai fazer você refletir sobre a realidade da nossa humanidade.

Noite

Passeio de carruagem na Alemanha. Foto: Flickr - CC BY-SA 2.0 - martingerz2

Passeio de carruagem. Foto: Flickr – CC BY-SA 2.0martingerz2

Nada melhor para se despedir da cidade do que um romântico passeio de carruagem pelas avenidas de Berlim, cheias de fachadas lindas. Escolha o veículo que mais lhe agradar e acaricie os cavalos que o puxam durante o caminho. Escute várias anedotas contadas pelo condutor enquanto bebe uma taça de champanhe ou uma xícara de chocolate quente.

Escrito por Jorge Acevedo, escritor, amante de moda, cinema, pizza e refrigerantes diet, criador de conteúdo no WePlann.com.

Escrito por , jornalista e tradutora que ama conhecer novas culturas e viajar, seja com os livros ou com a mochila nas costas. É criadora de Conteúdo no WePlann.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *