SEO para sites e blogs de viagem: primeiros passos

Dicas e Conselhos de SEO para seu site ou blog de viagens

Ter um blog ou site de viagens hoje em dia requer trabalho e dedicação. A concorrência é grande e o número de publicações online não pára de crescer. Como fazer para se destacar no meio de tanta gente e conseguir transformar seu blog ou site em uma referência? A primeira parte – e a mais importante –  é o conteúdo. Ele é sua maior arma na hora de conquistar a confiança do usuário. Um conteúdo relevante, confiável, honesto e que atenda às necessidades do seu leitor é fundamental para quem pretende ter um blog ou site de sucesso. Outro grande aliado para aumentar o seu tráfego é o SEO da sua página.

Neste post daremos alguns conselhos gerais para você começar a otimizar o seu site através de práticas básicas de SEO que irão, entre outras coisas, melhorar sua bounce rate, suas taxas de conversão e irão aumentar o seu tráfego.

A primeira dica importante é ter o seu domínio. Se você tem o objetivo de otimizar o seu site e transformá-lo em um negócio lucrativo, você irá precisar de um domínio próprio. Através de um registro rápido, barato e fácil de configurar, você terá identidade própria e será o dono da sua marca. O processo todo para ter o seu domínio não deve levar mais de um dia (mesmo para os que não têm experiência) e lhe dará mais autonomia e flexibilidade. Com um domínio próprio estabelecido, é hora de analisar o seu tráfego: o número de leitores, de onde vêm, para onde vão e o que fazem enquanto estão no seu site. E para isso não uma ferramenta simples e funcional: o Google Analytics. O serviço é grátis, fácil de instalar e funciona super bem.

Escolher bem as keywords que você irá usar é outro ponto muito importante e, para isso, você também precisará da ajuda do Google Analytics. Como o número de blogs de viagens é muito alto, a competição pelas keywords de viagem também é acirrada. Tentar conseguir mais tráfego usando keywords como “viagem” ou “blog de viagens” provavelmente não irá funcionar. Fuja do lugar comum e disputado e busque por keywords menos utilizadas. Tente encontrar nichos mais específicos para o seu blog de viagens como “viagens na Espanha”, “viagens para mochileiros” ou “turismo gastronômico”. Foque em um tema, dedique-se a criar o melhor conteúdo possível e use as tags apropriadas.

Aliás, a criação de um bom conteúdo deve ser sempre o seu principal foco. Nenhuma prática de SEO deve interferir na qualidade do seu texto. O SEO existe para ajudá-lo a buscar keywords e a saber o que as pessoas buscam. Nem todos os seus textos precisam ser 100% focados nele. A questão é encontrar o equílibrio entre textos mais SEO friendly e textos mais naturais, já que as recentes mudanças nos algoritmos de busca do Google têm dado preferência a conteúdos mais “orgânicos”.

Os mecanismos de busca, entretanto, não costumam confiar unicamente no seu conteúdo e nas keywords que você usa. Eles querem saber o que os outros dizem a seu respeito. Para isso, procuram outros sites e blogs que contenham links para a sua página ou posts. Um blog com muitos links vindos de outros lugares tem mais chances de se posicionarem melhor do que blogs com menos referências. Por isso, o trabalho de linkbuilding e o relacionamento com outros blogueiros é outra parte muito importante do trabalho de SEO já que, além de ajudarem a aumentar o seu tráfego, eles também apresentam sua página a novos leitores.

Esses apenas alguns conceitos iniciais para você começar a trabalhar o SEO do seu blog ou do site de viagem. Se você achou o assunto interessante e quer saber um pouco mais a respeito, vale visitar o site MOZ.com, um portal inteiramente dedicado ao tema.

3 thoughts on “SEO para sites e blogs de viagem: primeiros passos

  1. 28/08/2015 at 18:43

    Muito legal! Eu já testei algumas de suas dicas e realmente deu certo hehe
    Obrigado e parabéns pelo artigo!

  2. 29/09/2016 at 17:30

    Ótimas dicas vou aplicar todas em meu blog… Artigo muito Bom

  3. 27/12/2016 at 22:27

    Boas Dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *