Como melhorar a UX do seu blog de viagem

Em uma mesa de madeira, vê-se uma mão mexendo em um celular e outra organizando canetas. Há também um monitor e papeis espalhados.

UX é a sigla de User Experience, Experiência de Usuário em português, e um tópico essencial para qualquer blog e site de sucesso. Um dos seus principais objetivos como blogueiro de viagem deve sempre ser criar uma experiência positiva para que os seus leitores queiram voltar ao seu blog.

Um dos elementos que caracteriza um blog de sucesso é a duração de cada visita dos seus leitores. Quanto mais tempo o usuário passa no seu site, mais ele vai aprender sobre o seu conteúdo e engajar com o que você tem para oferecer. As chaves para uma boa UX é garantir que seu site seja acessível, fácil de utilizar, eficiente e agradável aos olhos. A seguir, você encontra alguns métodos para garantir que você manterá a melhor UX possível.

Design

Quem são seus leitores? Como é a sua audiência? Pesquise, analise e mantenha esses dados em mente ao criar cada aspecto do seu site, principalmente os mencionados a seguir:

  • Design limpo: de acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Microsoft, os humanos têm uma capacidade de atenção de, em média, 8 segundos. Ou seja, você precisa captar a atenção do seu leitor o mais rápido possível – e a forma mais eficiente de fazer isso é com um blog limpo e intuitivo. Sua página inicial deve conter as informações essenciais, além de links para seções importantes do seu blog.
Um teclado, um mouse, uma caneta e um bloco de anotações brancos estão sob um plano de fundo rosa. Um design limpo garante maior clareza e facilidade de compreensão.

Mantenha um design clean para garantir que seu blog seja fácil de navegar

  • Fluidez: seu blog deve ter uma estrutura fácil de navegar. Desenvolva um flow que faça sentido para o seu público alvo. Categorize suas páginas e deixe os links acessíveis para os usuários.
  • Imagens: em português claro, não adianta ter um conteúdo incrível se seu blog é feio. Se nem você dá a devida importância para o seu conteúdo e negligencia a importância do design, não dá pra esperar que os seus leitores deem o devido valor. Boa parte do trabalho de UX depende do visual do blog. Então não se esqueça de adicionar imagens relevantes ao seu conteúdo; isso manterá seus leitores interessados e focados.
  • Espaços: tão importante quanto os espaços preenchidos são os espaços ‘em branco’. O espaço entre os elementos visuais deve ser suficiente para mater o flow das páginas e a eficiência do blog.

Importante! O blog é seu, mas é o seu público que o mantém vivo. Isso significa que você deve também prestar atenção no feedback que recebe dos leitores e repensar suas páginas para que elas reflitam a melhor estrutura para os seus usuários.

Conteúdo

O texto é uma parte essencial do seu blog – afinal, é o motivo pelo qual você começou a escrever, certo? Essas são as quatro dicas chave para o conteúdo do seu blog de viagem:

  • Legibilidade: o conteúdo do seu blog deve ser fácil de ler, portanto a fonte e o tamanho devem ser adequados. Além disso, não inclua mais de três tipos de fonte para não confundir os leitores.
  • Flow do texto: quando possível, utilize tópicos e subtítulos para facilitar a leitura. Bullet points, ou itens, são muito úteis para esse objetivo.
  • Disposição do conteúdo: os itens mais importantes dos seus textos devem sempre estar no começo. Assim você garante que a sua mensagem principal seja passada mesmo quando os leitores não leem o texto até o final.
  • SEO: a criação de um conteúdo otimizado para mecanismos de busca garante que você alcance um número maior de leitores e proporciona uma experiência melhor para eles.
Em uma lousa preta, vê-se as palavras "SEO + UX" dentro de um coração.

SEO e UX devem ser colocados em prática em conjunto

Navegação

Além de focar no design e no conteúdo do seu blog, para uma UX otimizada, é importante que a navegação seja fácil e intuitiva.

Links

Os links são como os guias turísticos do seu blog. Eles apontam a direção para os seus leitores. Use-os para direcionar seus visitantes, mas, ao invés de ter um itinerário definido, deixe as opções claras para que os próprios leitores escolham como direcionar sua experiência. Estes são alguns dos itens que você deve prestar atenção:

  • Barra de navegação: essa é a forma como seus usuários vão chegar às seções específicas dentro do seu blog. Ela deve ser visível e fácil de explorar. Dê nomes claros e diretos para as seções e não crie mais seções do que o necessário.
  • Logo: sua marca registrada deve sempre fazer um link para a referência principal do seu conteúdo, a página inicial.
  • CTA: sigla para Call to Action, três palavras muito conhecidas no mundo das vendas. São botões que dizem para o seu leitor exatamente o que você pretende que eles façam (por exemplo, compre aqui). Eles devem estar em lugares estratégicos e ser compostos por 2 a 3 palavras que instiguem uma ação, com uma cor de destaque. O posicionamento correto no seu blog pode fazer toda a diferença quando você deseja converter visitas em vendas.
  • Contato: você criou um conteúdo interessante, organizou seu site estruturalmente e montou um design agradável… Ótimo! Agora os leitores precisam ser capazes de entrar em contato com você. Deixe suas informações de contato em um local fácil de encontrar (em um link no menu, por exemplo), e forneça seus principals meios de contato, como email, telefone e localização.
  • Redes sociais: é sempre importante marcar presença nas redes sociais, seja o seu blog antigo ou completamente novo. Você deve deixar os links para as suas páginas sociais em um local visível para encorajar os leitores a compartilhar seu conteúdo e acompanhar suas páginas em outras plataformas.
  • Rodapé: o footer do seu blog também é muito importante. Ele deve ser informativo e fácil de visualizar. Coloque nele links como ‘Sobre Nós’ e ‘Contato’.

Mobile

No Brasil, o celular é o principal meio de acesso à internet. Sendo assim, é imprescindível que o seu site seja mobile friendly. Um blog que não se ajusta à tela do celular prejudica muito a experiência do usuário – e provavelmente vai fazê-lo pensar duas vezes antes de entrar no seu blog novamente. Certifique-se de criar um design de telas que se adapte à tela dos smartphones.

Em frente a um fundo branco, vê-se uma tela de computador, um tablet e um smartphone, todos mostrando a mesma página de blog ajustada aos diferentes dispositivos

Um blog de sucesso deve ser mobile friendly e se ajustar aos diferentes dispositivos

Agora você já sabe os principais passos para criar uma experiência incrível para os leitores que chegam ao seu blog! Pode ter certeza que o tempo investido para tomar essas medidas vai te trazer mais leitores.

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Escrito por Natália Grandi, jornalista e tradutora que ama conhecer novas culturas e viajar, seja com os livros ou com a mochila nas costas. É criadora de Conteúdo no WePlann.

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