Vantagens e desvantagens de alugar um apartamento em viagens

Se você acha que ficar em um hotel é a única escolha para a sua viagem, esqueça: sites de aluguel de apartamentos estão em alta e podem servir como uma boa alternativa às opções de hospedagem tradicionais. Agências como AirBnb, Wimdu, LocalNomad ou o Vacation Home Rentals oferecem fotos, comentários e avaliações de imóveis que podem ser mais confortáveis e econômicos do que um hotel, além de darem um gostinho a mais da cultura local. A decisão de alugar um apartamento, entretanto, tem as suas vantagens e desvantagens: vale a pena ficar de olho antes de decidir o que é melhor para a sua viagem!

Tudo depende do objetivo da sua viagem, de quantas pessoas te acompanharão, do perfil do grupo e do quanto estão dispostos a gastar. Vamos direto ao ponto:

Vantagens

Economia

O preço é, geralmente, o maior atrativo de alugar um apartamento. É claro que o valor depende das condições do imóvel (especialmente da localização) e da época do ano, mas dá pra afirmar que as diárias são mais em conta do que as de um hotel três estrelas na grande maioria das vezes.

Especialmente, essa pode ser uma grande economia se você viaja com a família ou em um grupo de amigos! Estamos falando em eliminar as taxas por pessoa que são cobradas pelos serviços, atendimento e conveniências de um hotel ou pousada, o que pode chegar a reduzir o valor pela metade. Se você viaja sozinho, talvez essa não seja a melhor opção. E para casais? Depende: é possível encontrar imóveis de apenas um quarto ou até mesmo kitnets, portanto, a nossa dica é que você considere outras opções e compare os preços se estiver viajando em um grupo pequeno.

A duração da viagem é outro fator importante aqui: para períodos longos, um apartamento acaba sendo quase sempre a opção mais econômica.

Alugar apartamento em viagem

Espaço

Com certeza, ter um apartamento só seu é mais agradável do que ficar em um quarto de hotel que, muitas vezes, comporta pouco mais do que uma cama de casal. Você pode encontrar imóveis com salas aconchegantes, cômodos extras e até terraços. Poder sentar no sofá em frente à TV ao final de um longo dia pode trazer uma dose extra de descanso. Tudo vai do ritmo que você quer para a sua estadia: viajantes que preferem acordar cedo, passar o dia fora e voltar apenas para dormir podem não apreciar esse lado de ficar em um apartamento, enquanto que aqueles que preferem desacelerar podem não ver coisa melhor do que ter onde relaxar e se sentir em casa.

Cozinha de apartamentos alugados

Cozinha

Reservamos um ponto especial para esse cômodo tão valioso em uma viagem: a cozinha. Ter onde preparar as suas próprias refeições pode fazer uma grande diferença no orçamento final da viagem, além de te poupar tempo pela manhã antes de sair para explorar o destino. Basta acordar, comer algo ali mesmo e você já estará porta afora, pronto para aproveitar as primeiras horas do dia. Se a sua viagem for longa, também garantimos que você e o seu bolso se cansarão de fazer todas as refeições do dia pela rua. Além disso, fazer compras nas lojas e mercados locais pode ser uma experiência e tanto – chegaremos a isso no próximo tópico.

Secadoras e máquinas de lavar roupa entram nessa categoria, assim como ferros de passar e outros utensílios. Novamente, essa é uma grande vantagem para quem pretende passar longos períodos fora: nada bate a comodidade de ‘reciclar’ as próprias roupas em vez de viver com as que trouxe em uma única mala, sem poder reutilizá-las.

Cultura local

Talvez outro grande atrativo de ficar em um apartamento local é poder sentir como realmente é morar na cidade que você visitar. Ter a sua chave, preparar um café da manhã na ‘sua’ cozinha e voltar para a privacidade de um lugar só seu no final do dia dão um ‘quê’ de rotina à sua viagem, fazendo você sentir o gostinho do que passam as pessoas que vivem por ali. Você pode optar por ficar mais afastado dos centros turísticos e experimentar a autenticidade das áreas residenciais. A decoração e o estilo do apartamento também podem revelar muito da cultura local e, se tiver a mente aberta, você pode achar bastante interessante viver no espaço de outra pessoa. Existem, é claro, apartamentos mais neutros com a aparência de um apart hotel – vai do gosto de quem alugar.

Desvantagens

Check in

Você vai precisar combinar com o proprietário como se dará a entrega e devolução das chaves do imóvel. Nem sempre os horários serão flexíveis – apesar de os anfitriões geralmente darem opções bem confortáveis para a rotina de um viajante. Mesmo assim, a entrada e saída acabam não sendo tão rápida e prática quando o check in no balcão de um hotel, com recepção ativa 24h por dia. Recomendamos que você deixe algumas horas livres programadas para antes e depois do check in e check out, para evitar imprevistos.

Arrumação

Apartamento não tem camareira, certo? Você será responsável pela arrumação do quarto e limpeza do apartamento. Se lavar louça ou tirar o lixo durante a viagem forem tarefas impossíveis para você, é melhor pensar se a mordomia de um hotel não vale o investimento! Quase todos os apartamentos cobram uma taxa de limpeza (já embutida no preço do aluguel ou, se não, informada antes da reserva) que prevê uma diarista que deixará o imóvel pronto para te receber. Espera-se que os hóspedes deixem tudo nas condições que encontraram antes do check out e a limpeza pesada (banheiro, chão, vidros e etc) fica, de novo, por conta da faxineira.

Se vire!

Você não vai contar com uma recepção ou concierge prontos para te ajudar a qualquer horário do dia. Isso quer dizer que você terá de se virar na hora de pedir um táxi, uma pizza ou uma informação. Para viajantes menos independentes isso pode ser um problema: tenha a certeza de falar razoavelmente o idioma local, já que não haverá ninguém para auxiliá-lo! Você também não terá a facilidade de pedir indicações de lojas, restaurantes ou pontos turísticos no front desk do hotel. Apesar disso, muitos anfitriões costumam deixar mapas ou guias de cortesia no apartamento (e sempre há internet, né?).

 O Airbnb é um dos sites onde você pode alugar um apartamento para a sua viagem.


O Airbnb é um dos sites onde você pode alugar um apartamento para a sua viagem.

Após refletir sobre os prós e os contras de alugar um apartamento, confira mais algumas dicas:

  • Procure sempre realizar as transações através de sites confiáveis, como os sugeridos nesse post. Não é recomendável entrar em contato direto com os proprietários através de redes sociais, por exemplo, e, mesmo no caso das agências de aluguel online, leia com cuidado os termos de responsabilidade e políticas de uso.
  • Preste atenção na descrição dos imóveis: muitos proprietários alugam quartos, mas não apartamentos inteiros. Pesquise com cautela antes de reservar para não ter surpresas!
  • Baseie-se nas avaliações que outros viajantes deixam a respeito do apartamento. São referências que te ajudarão a saber o que realmente esperar do imóvel e da região.

E você? Prefere a mordomia de um hotel ou a independência de alugar um apartamento durante a sua viagem? Quer compartilhar uma experiência? Comente!

Escrito por , paulistana viajante apaixonada por Jornalismo, música e ver o mundo. É criadora de Conteúdo no WePlann.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *