Por que viajar é a melhor forma de gastar seu dinheiro

Comprar um celular novo ou viajar? Você ainda tem dúvidas sobre qual das duas opções é melhor? Confira 7 motivos que fazem com que a experiência de uma viagem seja mais valiosa que um objeto novo:

1. Conhecer pessoas novas

Flickr - Creative Commons (CC BY-NC 2.0) - Akhradej Suntornsnoh

Flickr – Creative Commons (CC BY-NC 2.0) – Akhradej Suntornsnoh

O mundo tem 7 bilhões de pessoas, mas quantas você conhece e quantas delas se parecem com você? Durante uma viagem, você conhece pessoas muito diferentes, mas que são parecidas com você em um quesito: o amor por conhecer o mundo – e esse é um ótimo ponto em comum para começar uma amizade única.

2. Mudar a forma como você vê sua própria cidade – e o mundo

WP_Blog_PT_Travel_2_Abr22

Conhecer outras culturas e lugares totalmente diferentes de onde você vive é muito enriquecedor. O contato com estilos de vida diferentes mudam sua visão de mundo e te ajudam a enxergar sua própria vida de um jeito novo. Quando você voltar para a sua cidade, é possível que você comece a questionar a forma como você vive, tanto as coisas ruins quanto seus privilégios e até mesmo as coisas que você não dava valor antes.

3. As memórias vão durar pra sempre

WP_Blog_PT_Travel_3_Abr22

Diferente de uma roupa, um eletrônico ou qualquer coisa material, uma viagem não tem data de validade. Claro, uma hora ela acaba e você volta pra casa, mas as lembranças e as fotos estarão com você pra sempre. A experiência que você trouxe da viagem pode ser aplicada na sua vida e nunca vai estragar, diferente do que acontece com objetos.

4. Renovar as energias

WP_Blog_PT_Travel_4_Abr22

Depois de um ano cansativo de trabalho ou de estudos, é importante ter um tempo de folga para pensar na sua vida e fugir da rotina. E tem jeito melhor de fazer isso do que viajando? Depois da viagem, você estará com as energias renovadas e vai ter muito mais pique pra fazer suas tarefas com empenho. Não há celular ou roupa que te proporcione isso.

5. Há viagens para todos os tipos de gosto

WP_Blog_PT_Travel_5_Abr22

Uma viagem no estilo ‘retiro espiritual’ para entrar em contato com a natureza e consigo mesmo, algo mais turístico ou um só um tempo longe da cidade para curtir com os amigos; independente do seu estilo de viagem, existem opções para todos os gostos.

6. Mesmo que dê tudo errado, você nunca vai voltar de mãos abanando

WP_Blog_PT_Travel_6_Abr22

É clichê, mas verdade: a experiência não tem preço. Você pode ficar doente, pegar chuva, perder seu celular, estragar sua mala e tudo pode dar errado, mas mesmo assim, as histórias que você terá para contar não têm preço. Partes ruins também fazem parte da experiência, mas sabendo lidar com elas, sua viagem fica ainda mais especial, cheia de histórias emocionantes!

7. É cientificamente comprovado que é melhor gastar seu dinheiro com experiências do que coisas

WP_Blog_PT_Travel_7_Abr22

Se você ainda não está convencido de que é melhor gastar seu dinheiro com viagens do que com coisas, quem sabe a ciência mude sua cabeça. Um estudo conduzido pelo Dr. Thomas Gilovich, psicólogo e professor da Universidade de Cornell, aponta que bens materiais podem nos fazer mais felizes no começo, logo que são comprados. Mas como nos adaptamos com a sua presença, eles deixam de ser novidade. Experiências, por outro lado, são momentos únicos que nos conectam mais a outras pessoas e tendem a se valorizar com o tempo. Segundo Gilovich, “nossas experiências são uma parte maior de nós mesmos que os bens materiais. Você pode realmente gostar de suas coisas materiais. Você pode até achar que parte de sua identidade está ligada a essas coisas, mas ainda assim elas permanecem separadas de você. Em contraste a isso, suas experiências são parte de você. Somos a soma de todas as nossas experiências”.

Escrito por , jornalista e tradutora que ama conhecer novas culturas e viajar, seja com os livros ou com a mochila nas costas. É criadora de Conteúdo no WePlann.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *