12 cidades para conhecer na Itália

(Flickr | CC BY-NC-ND 2.0 | Loïc Lagarde)

Tenho três preciosos conselhos para quem pretende viajar para Itália. Em vez de passar alguns dias nas principais cidades do país, insisto que você reserve o mês para essa viagem. Se você seguir este primeiro conselho, aqui vem outro tão importante quanto: alugue um carro e percorra o país de norte a sul. Você terá mais liberdade e flexibilidade para definir a sua rota, sem contar que as estradas são de excelente qualidade. Por fim, não deixe de conhecer as grandes cidades… mas também não perca as pequeninas e desconhecidas. E para te ajudar a montar o seu roteiro, confira 12 lugares por onde já passei e recomendo a visita:

Milão

Cidade grande, referência no mundo da moda! É indispensável passar pelo Duomo (uma das mais belas catedrais góticas do mundo!) e pela imensa loja de departamentos La Rinascente, que fica ali perto. Além disso, conheça a Galeria Vittorio Emanuele, o Teatro Scala, o Quadrilátero da Moda e, por fim, se programe para ver a famosa Santa Ceia no Cenacolo Vinciano.

Verona

Verona é uma cidade pequenina, que dá para conhecer em um dia. É uma ótima opção para pernoitar se você quer ir a Veneza, mas tem o orçamento curto (porque dormir em Veneza é caro, vai por mim!). Passeie pelo centro histórico sem compromisso. Suas charmosas ruas são em maioria exclusivas para pedestres! A cidade tem algumas atrações um pouco pega turista, fique esperto!

Veneza

WP_Blog_PT_Venezia_Cover_Mai10

Formada por 118 ilhas e 400 pontes, a cidade foi construída sobre as águas de 177 canais. Impressionante, não é mesmo? A origem de Veneza data do início do século V e história é o que não falta por lá. Tanto é que foi classificada junto das ilhas ao seu redor como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1987. Eu passaria pelo menos três dias passeando por ali, veja nosso roteiro!

Pádua

Essa é outra cidade-base, ideal para dormir se você for para Veneza! Fica um pouco mais próxima do que Verona e conta com algumas atrações que realmente valem a visita, como as pinturas de Giotto na Capela degli Scrovegni, a praça Prato della Valle (uma das maiores da Europa) e a Basílica de Santo Antônio. 

Reggio Emilia

Esta simpática cidadezinha foge um pouco da rota turística da Itália, mas encanta todos os seus visitantes. Referência em educação no mundo, por conta do método de ensino Reggio Emilia ApproachReggio Emilia compõe a região que deu origem ao delicioso queijo Parmigiano-Reggiano – esse é o lugar para se deliciar com essa iguaria!

Florença

(Flickr | CC BY-NC 2.0 | Max Besser Jirkal)

(Flickr | CC BY-NC 2.0 | Max Besser Jirkal)

Localizada na bela região da Toscana, a cidade de mais de dois mil anos preserva incríveis construções renascentistas, além de abrigar um enorme acervo artístico italiano. Duas das mais celebradas galerias de arte do país, Uffizi e Academia, encontram-se ali. Passear por lá é como dar um mergulho no passado! Veja nosso roteiro de três dias!

San Gimignano

A cidade fica a cerca de 58 km de Florença, no coração da Toscana. Com uma arquitetura medieval super preservada, também é patrimônio mundial da UNESCO! Caminhe e deixe-se perder pelas ruelas, pelas enormes torres que decoram a paisagem e pelas lojinhas de artesanato. Entre seus atrativos, não deixe de visitar o Duomo.

Siena

Siena é um charme puro! Você deve passar pela famosa Piazza del Campo, que é super conhecida por causa do Palio di Siena: uma corrida de cavalos ao redor da praça. Além disso, visite o lindo Duomo de Siena e a Biblioteca Piccolomini, que fica ali dentro. Ah, para completar, prove o panforte, um doce típico da região feito à base de amêndoas, frutas secas e especiarias.

Roma

(Foto: Flickr | CC BY 2.0 | Wenjie, Zhang)

(Foto: Flickr | CC BY 2.0 | Wenjie, Zhang)

Viva a experiência de conhecer a história milenar de Roma, que se reflete a cada esquina – no Coliseu, na Fontana di Trevi e na Cidade do Vaticano, por exemplo. Ao caminhar pelas ruas da cidade, você sentirá como se estivesse dando um mergulho na Antiguidade ao mesmo tempo em que observa traços do mundo contemporâneo. Visite todas as suas atrações (e passe o máximo de tempo que puder por lá!).

Pompeia

Pompeia é um destino que você não pode perder, localizado próximo à Roma. Certamente você se surpreenderá com cidade que parou no tempo, sepultada pela erupção do vulcão Vesúvio no ano de 79 d.C. Dá para visitar o sítio arqueológico inteiro em um dia, mas chegue cedo para evitar filas e para curtir as paisagens sem multidões de turistas!

Módena

Berço do cantor Luciano Pavarotti e do construtor de automóveis Enzo Ferrari, a cidade também ganhou fama por conta do chef de cozinha Massimo Bottura, que comanda o restaurante Osteria Francescana (eleito o melhor do mundo pelo 50 Best Restaurants). Eu não conheço o restaurante, mas sei que as reservas devem ser feitas com meses de antecedência. Programe-se!

Bolonha

Essa cidade universitária, cercada por muralhas e torres, conta com toda uma arquitetura medieval! É ali que reside a Universidade mais antiga da Europa, onde Dante Alighieri e Copérnico estudaram. Vale passar pelos menos dois dias por ali, para provar a rica gastronomia do local e passear pelas ruas da cidade.

Claro, quem tiver mais tempo deve aproveitar para conhecer também as lindas ilhas que cercam o país. Ainda não fui para Sicilia e nem para Sardenha, mas estão na minha lista! Quais lugares você recomenda?

Escrito por . Cidadã do universo, jornalista e escritora, que ama qualquer tipo de viagem e comida. É criadora de Conteúdo no WePlann.

2 thoughts on “12 cidades para conhecer na Itália

  1. Carmen Teixeira
    03/01/2017 at 22:23

    Concordo com vc, são cidades imperdíveis. Só não estive em Reggio Emilia.

    1. 05/01/2017 at 18:16

      Oi Carmen! Que legal! E você já esteve em quais outras cidades além dessas e recomenda a visita? Se voltar para Itália, não deixe de conhecer Reggio Emilia. A comida é ótima 🙂

      bjs,

      Isa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *