Como otimizar o seu perfil no Instagram para gerar mais visitas

O Instagram é uma das ferramentas mais importantes para um blogueiro de viagem. Quem já não passou horas navegando por perfis e hashtags olhando as imagens e vídeos mais incríveis e ficou com vontade de viajar?

Por ser focado em imagens e vídeos, ele oferece muitas oportunidades para divulgar destinos e atividades, e turistas do mundo todo procuram no Instagram inspirações para as suas próximas viagens.

Com 800 milhões de usuários ativos, o Instagram é a terceira rede social mais utilizada pelos brasileiros, atrás apenas do WhatsApp e do Facebook. O que começou como uma plataforma para divulgar fotos com os amigos se transformou numa alavanca de negócios. Essa pesquisa da Opinion Box mostra que 85% dos usuários brasileiros seguem alguma marca no Instagram, e 50% alegam que já compraram produtos de uma marca que conheceram através do Instagram.

Para criadores de conteúdo, outro resultado da pesquisa é ainda mais relevante: 47,5% dos usuários disseram ter adquirido algum produto após ele ter sido indicado por alguém que seguem. Realmente, não podemos negar a influência do Instagram. E se ele funciona tão bem para os negócios, também pode funcionar para os nossos blogs!

Neste post, então, quero dar algumas dicas de como usar o Instagram para aumentar a visibilidade do seu blog e, claro, conseguir gerar comissões com a ajuda da rede social. Vamos lá?

Começando pelo começo: montando um bom perfil

Para conquistar aquele novo seguidor e até para ser encontrado facilmente no Instagram, você precisa deixar bem claro sobre o que é o seu perfil. Escolha uma boa foto para usar como avatar, pode ser tanto o logo do seu blog ou, melhor ainda, uma foto sua em uma de suas viagens. Lembre-se: o Instagram é bem visual, logo você tem que caprichar na imagem.

Outra dica importante: use uma keyword no seu nome. Isso ajuda bastante nas buscas por perfis no Instagram. Se você fala de um destino específico, use como nome o título do seu blog + o destino que você aborda e alguma outra palavra importante que defina o seu conteúdo.

Por exemplo: Amo NY | Nova York e Viagens. Quem ver seu perfil na lista de resultados da busca já vai ter uma ideia clara sobre o que você fala.

Se você usa um perfil comercial, aproveite para adicionar a categoria do seu site! Também coloque todas as informações relevantes que cabem no perfil, como e-mail, endereço, telefone e tudo o que pode facilitar o contato com o seu leitor.

Descrições diretas e claras

As keywords também são importantes na descrição do seu perfil. Quem é você? O que você faz? O que é o blog? Sobre o que fala? Tente responder a estas perguntas da forma mais breve possível, de preferência com uma palavra para cada item. Um exemplo:

Celular mostrando o perfil do blog NY and About no Instagram.

O blog NY and About usa emojis para classificar cada item do seu perfil: viagens, interesses e sites onde escreve.

Evite fazer um bloco enorme de texto na sua descrição. Use quebra de linha e emojis para deixar seu perfil mais visual, mas cuidado para não complicar o entendimento do seu leitor.

É na descrição do seu perfil que você também vai colocar uma das coisas mais importantes: o link do seu blog. Antes de inserir o link, faça um call to action criativo para incentivar o usuário a clicar e conhecer seu site.

Tirando os links do Stories, que são habilitados para contas comerciais com mais de 10 mil seguidores, este é o único espaço onde você poderá colocar um link clicável. Então, para poder divulgar mais conteúdo no seu perfil, uma dica é usar o Linktree, que forma uma lista de links onde você pode divulgar todos os seus posts.

Use hashtags, mas sem exagero

As hashtags são como as keywords no SEO: precisam ser bem pesquisadas e usadas. Você pode, claro, criar uma hashtag própria para organizar melhor seu conteúdo, mas procure identificar hashtags populares que podem mostrar seus posts para mais pessoas.

Você pode fazer essa pesquisa dentro do próprio Instagram, pois ele sugere as hashtags mais usadas e também mostra a quantidade de imagens relacionadas a uma hashtag. Mas você também pode usar algumas ferramentas diferentes para identificar a hashtag mais adequada. Não esqueça, claro, de testar diferentes palavras para ver qual funciona melhor.

Evite usar dezenas de hashtags em um post. Nada é mais desanimador do que uma legenda com mais hashtags do que conteúdo. Use de 5 a 10, no máximo, e deixe o protagonismo para o seu conteúdo.

Os Stories são importantes sim!

Mulher tirando foto de uma paisagem com o celular.

Se você tem mais de 10 mil seguidores, o Stories é o melhor lugar para divulgar seus links.

Muita gente deve ter torcido o nariz quando o Instagram implementou o Stories – assim como, agora, os usuários ainda não se renderam ao IGTV. Mas eles chegaram para ficar, e são fundamentais para o seu perfil.

Se você tem um perfil comercial, ele é mais importante ainda, já que permite a divulgação de links para usuários com mais de 10 mil seguidores.

Na pesquisa do Opinion Box, 86% dos brasileiros disseram gostar do Stories, e 73% dizem assistir ao Stories pelo menos uma vez por dia. Obviamente, em alguns momentos não temos paciência para ver aquela série de vídeos longuíssima de uma influencer badalada, mas postando com moderação, pode apostar que seu leitor não vai pular seu conteúdo.

Outra coisa boa do Stories é que ele é mais informal, pois é uma ferramenta feita para você postar instantaneamente. Então você não precisa trabalhar muito na edição da foto ou do vídeo, é só gravar e postar.

E, claro, divulgue os links. Se você conquistou o tão sonhado “arraste para cima”, use a abuse. Acredite: nós abrimos os links!

Organize Stories importantes em destaques no seu perfil

Por que fazer Stories se eles somem em 24 horas? Ora, porque eles não precisam sumir!

O Instagram permite salvar os Stories mais importantes do seu perfil através do Destaques. Você pode organizar seus destaques por temas, assim seu seguidor não vai perder nenhuma atualização e poderá voltar a algum vídeo ou foto depois – seja para consultar uma informação ou pegar um link.

Os Destaques podem ser bem importantes para gerar tráfego através do Instagram.

Veja o exemplo de como o Dicas Nova York organiza os conteúdos postados no seu Stories para que seus seguidores tenham acesso fácil às dicas e links:

Celular mostrando o perfil do blog Dicas Nova York no Instagram.

Os Destaques permitem que seus seguidores acessem facilmente conteúdos postados posteriormente. Além disso, é uma boa forma de organizar seu perfil por temas e assuntos importantes.

Interaja!

Não deixe de responder a todos os seus comentários e mensagens. Muitos turistas aproveitam o Instagram para tirar dúvidas sobre os destinos que pretendem visitar, e essa é uma ótima oportunidade para você engajar sua audiência e até indicar os serviços de seus parceiros.

Mais do que gerar tráfego, o Instagram é uma plataforma perfeita para criar uma comunidade. Então seja solícito, dê dicas e faça seu público se engajar. Assim você se transforma em uma referência e sempre será procurado para dar dicas e tirar suas dúvidas!

Essas são só algumas dicas básicas sobre como criar um bom perfil no Instagram e começar a aproveitar mais esta plataforma. Tem alguma outra ideia ou estratégia? Compartilhe com a gente e acompanhe nossas atualizações no perfil Mochileiros Digitais no Instagram! 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *