Dicas de como passar o Natal em viagem

Algumas pessoas não abrem mão de passar o Natal com a família. No entanto, outras não ligam e, inclusive, adoram celebrá-lo de formas diferentes. Para você que estará longe dos familiares esse ano – por opção ou não -, não se preocupe. Há diversas maneiras de contornar a saudade e de aproveitar o dia como nunca. Falo por experiência própria: já passei o Natal na Indonésia (um país cuja população é majoritariamente muçulmana), nos Estados Unidos, na balada, no avião e até em um ônibus. E garanto que deu tudo certo!

Ceia

Gastronomia é uma das primeiras coisas que me vem à mente quando viajo porque adoro provar comidas diferentes. Viagens são oportunidades incríveis para experimentar alimentos que você nunca viu na vida, nem sabia que existia ou que você já experimentou na sua cidade (e aí você pode compará-los). Por isso, se você está viajando durante o Natal, essa é a sua chance de se deliciar com quitutes consumidos nessa época do ano. Pesquise o que compõe a ceia do local onde você está e vá a um mercado pelo menos um dia antes para garantir o seu jantar. Não deixe para comprar na data porque é normal comércios fecharem ou as comidas típicas acabarem.

(Waldorf salad | (CC BY-NC-ND 2.0) | Steven Labinski) | (Eggnog | (CC BY-SA 2.0) | Joshua Rappeneker) | (Pumpkin pie | (CC BY-SA 2.0) | Carina Leite) | (Cranberry sauce | (CC BY 2.0) | Didriks)

Flickr: (Waldorf salad | (CC BY-NC-ND 2.0) | Steven Labinski) | (Eggnog | (CC BY-SA 2.0) | Joshua Rappeneker) | (Pumpkin pie | (CC BY-SA 2.0) | Carina Leite) | (Cranberry sauce | (CC BY 2.0) | Didriks)

Quando eu passei o Natal nos Estados Unidos, experimentei algumas comidas bastante diferentes do que estava acostumada. Embora a cultura não seja tão diferente quanto a de países orientais, por exemplo, há certos pratos que não são comuns no Brasil. Para começar, os americanos comem o cranberry sauce (uma espécie de geléia de cranberry) e o purê de batata doce com marshmallows tostados em cima. Embora o segundo seja um prato doce, acompanha o tradicional peru. Outro prato típico é a salada Waldorf, composta por fatias de maçã e aipo, nozes picadas e maionese. De sobremesa, não podem faltar a torta de abóbora com especiarias e os cookies de gengibre. Por fim, é super comum tomar eggnog, uma bebida doce feita com ovos, rum, leite e açúcar.

Balada

Muitas cidades pelo mundo permanecem ativas durante o Natal, ou seja, suas lojas e casas noturnas, seus bares e restaurantes, entre outros comércios, não fecham as portas. Inclusive, alguns desses locais contam com programações especiais nessa data. Pode parecer estranho ir para uma boate, por exemplo. No entanto, você pode se surpreender com a quantidade de pessoas que realmente celebra o dia na pista de dança. Recomendo fortemente que você abra a sua cabeça para novas experiências e se permita curtir o Natal com um bom número de desconhecidos. Há uma primeira vez para tudo na vida, não é mesmo?

(Foto: Flickr | (CC BY-NC-ND 2.0) | Matteo Pieroni)

(Foto: Flickr | (CC BY-NC-ND 2.0) | Matteo Pieroni)

Em 2013, passei o Natal em São Paulo, na Casa 92. Este ano, o local oferece uma ceia além da festa! Para estrangeiros que estão fora do seu país e pessoas que desejam passar a data fora de casa, a Sala Especial (um bar e restaurante da marca, inaugurado em maio e localizado próximo à casa noturna) é uma ótima pedida. Depois do jantar, a noite continua na balada! E não pense que eventos assim são incomuns. Na Tailândia, uma das festas mais esperadas do ano acontece no Natal. A Full Moon Party (festa da lua cheia) é realizada na praia Haad Rin, na ilha paradisíaca de Koh Phangan. O que começou com um grupo de turistas, que desejavam festejar à luz da lua cheia, se transformou um uma festa mensal com mais de 10 mil pessoas. No Natal, no entanto, a festa ganhou um certo apelo.

Eventos em locais turísticos

Aproveite o Radio City Musical Hall Christmas Spectacular na época natalina

Alguns dos principais pontos turísticos têm seus próprios eventos programados para essa data especial. O maior exemplo disso é o espetáculo Radio City Christmas Spectacular, em Nova York, que retorna em novembro próximo e vai até janeiro de 2019. Estrelando as dançarinas da companhia de dança Rockettes, a qual completa 93 anos em 2018, o show é uma tradição de Natal que toma o palco do Radio City Music Hall desde 1932 e que atrai mais de um milhão de pessoas anualmente. Além de Nova York, a montagem já passou por outras 74 cidades.

A produção transporta o público para um mundo fantástico, cuja magia cativa a todos os olhares. Recursos em 3D provocam a sensação de estar voando pelo céu de Nova York com o Papai Noel. Com delicadeza e precisão em cada movimento, as Rockettes realizam piruetas em um ringue de patinação de gelo e parecem levar os espectadores diretamente para o polo Norte. Não há quem não se encante pelas atrações e pelo famoso chute para o alto, totalmente sincronizado, das dançarinas.

Se encante com o Natal do Radio City Musical Hall Christmas Spectacular!
Ingressos em R$, sem IOF e em até 12x

Casa de família

Quando viajamos, podemos nos hospedar em hotéis, albergues, apartamentos ou em uma casa de família. Se você é do tipo de pessoa que ama passar o Natal com parentes, recomendo que você programe a última opção de hospedagem. Você pode estar viajando, mas pode passar o Natal com a família de outra pessoa! Para garantir que não há problemas em confraternizar, converse com as pessoas que irão te receber e não esqueça de levar alguns presentinhos como forma de agradecimento. Compartilhar a data dessa forma é uma experiência muito enriquecedora.

Em 2008, fui recebida por uma família em Jakarta, na Indonésia. Apesar de não serem cristãos, organizaram uma festa de Natal para mim. Com direito a um jantar elaborado, música e a companhia de amigos, a data ficou longe de ser passada em branco. Meu conselho para pessoas que vão fazer intercâmbio, trabalhar em outro país ou apenas viajar é que não fiquem tímidas e entrem em contato com locais. Novamente, você pode se surpreender! E quando você estiver em sua cidade, você pode retribuir o gesto com outras pessoas.

Trabalho voluntário

Por que não doar o seu tempo para uma boa causa nesse Natal? Essa é uma forma produtiva e generosa de passar a data. Certamente, diversos locais pelo mundo precisam de voluntários no Natal – ainda mais porque alguns integrantes de ONG’s e projetos ficam com suas famílias nesse dia. Além disso, uma pessoa a mais é sempre bem-vinda. Portanto, se você tem interesse em se voluntariar, pesquise pelo tipo de trabalho que gostaria de realizar no local onde você está. Por exemplo, você pode oferecer auxílio em uma casa de idosos, ajudar a cozinhar uma ceia para pessoas sem teto ou participar de iniciativas positivas em hospitais. Saia da sua zona de conforto e contribua para que o Natal de outra pessoa seja feliz. É um dos melhores presentes que você pode se dar.

Outros viajantes

(Foto: Flickr | (CC BY-NC-ND 2.0) | Rakel Sánchez)

(Foto: Flickr | (CC BY-NC-ND 2.0) | Rakel Sánchez)

Conecte-se com outros viajantes. Há mil e uma formas de encontrar pessoas: grupos no Facebook (de residentes da sua nacionalidade, de estudantes fazendo intercâmbio, etc), albergues, agências de viagens, amigos de amigos e até o boca a boca. Chegou a hora de deixar a timidez de lado e de conhecer pessoas novas. Elas podem ser ótimas companhias para passar o Natal. E quando bater a insegurança, lembre-se: outros viajantes também podem estar sozinhos. Se você está viajando em grupo, também sugiro o exercício de pensar que, da mesma forma que você pode ser acolhido por outros viajantes, você também pode acolher alguém. Sejamos solidários sempre que possível!

Viajando

Não faltam dicas para passar o Natal quando você está no seu destino. Mas e se você estiver no avião ou em um ônibus entre um lugar e outro nessa data? Pode acontecer, mas não é preciso ficar super triste se você se planejar. Veja bem. Se você estiver em um ônibus, tenha o celular carregado em mãos para se comunicar com a sua família! Se você estiver em outro país, compre um chip local com acesso a internet e ligue via WhatsApp, Skype ou qualquer outro aplicativo que faça chamadas. Para viagens de avião, você pode pedir para sua família gravar um vídeo ou escrever cartinhas para você se sentir reconfortado na hora que bater a saudade.

De quebra, tenha um bom livro em mãos, um tablet com seu seriado preferido, um lanchinho gostoso e muitas músicas em um dispositivo móvel. Mantenha-se ocupado com tudo que mais te agrada. Foi o que eu fiz quando passei o Natal em um ônibus e em um avião. E se nada disso te convencer, procure viajar com companhias aéreas que celebram o Natal de alguma forma. Patrocinada pela empresa de chocolates Lindt, este ano a Air Berlin decorou suas aeronaves e ofereceu chocolates a seus passageiros. Às vezes, um simples gesto faz toda a diferença!

Você já passou o Natal em viagem? Quais são as duas dicas?

Escrito por Isabella Giordano. Cidadã do universo, jornalista e escritora, que ama qualquer tipo de viagem e comida. É criadora de Conteúdo no WePlann.

2 thoughts on “Dicas de como passar o Natal em viagem

  1. 19/02/2016 at 10:09

    Excelente post, bem escrito e bem explicativo. Muito bom, ta de parabéns!

    1. 24/03/2016 at 16:30

      Obrigada, Bianca! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *