Dicas para viajar no Natal

Já estamos em dezembro! Mês dos presentes, banquetes e das grandes celebrações. As ruas enfeitadas por luzes, o carrinho de compras cheio de sacolas, os centros comerciais abarrotados: e nós, viajando para passar o momento especial com a família. Nesta época do ano, os aeroportos e estações ficam lotados de gente, todos ansiosos para encontrar presentes de última hora e rever seus entes queridos. As filas são maiores e a correria também. Se você pretende viajar no Natal, confira as nossas dicas para contornar o caos e não arruinar o espírito natalino!

Fuja do óbvio

Quer você decida visitar uma paisagem de conto de fadas, com casinhas de madeira cobertas por neve, quer prefira trocar o frio por uma margarita em uma ilha paradisiacal, com certeza você irá se deparar com um grande fluxo de turistas. O Natal é uma ótima época para descobrir novos destinos não tão convencionais: aventure-se e procure as pequenas cidades, menos conhecidas, vá em busca de vilarejos pitorescos e roteiros que saem do tradicional. O clima natalino de lugares inesperados podem garantir a calma e a intimidade deste feriado feito para se estar com a família.

Reserve com antecedência

Sempre imprescindível para a alta temporada – no Natal, não é diferente. O mês de dezembro é uma das épocas com mais tráfego aéreo e aglomerações. Se você pensa em viajar, seja para fora ou dentro do país, não espere até o último minuto para reservar o voo, o hotel e as entradas para espetáculos. Quanto mais tarde, menor será a possibilidade de encontrar lugares e maiores serão os preços. O ideal é que você faça as suas reservas com, no mínimo, um mês de antecedência.

Voos no Natal

Se já tiver as suas passagens, lembre-se que outras [muitas] pessoas também viajarão nos dias 23 e 24 de dezembro. Chegue com antecedência ao aeroporto (2h para voos nacionais e 3h para internacionais) se for despachar as malas e, se for viajar apenas com bagagem de mão, faça o seu check in online para evitar as filas. Se não tiver carona garantida para o aeroporto com algum amigo ou familiar, já reserve um serviço de táxi até o terminal e de transfer no destino até o seu hotel para evitar preocupações. Nessas ocasiões, é melhor planejar do que remediar.

viajar no natal

Bagagem e presentes

Não é apenas o Papai Noel – os milhares de passageiros também vão carregados de presentes pra lá e pra cá. Para não correr o risco de perder os seus na correria do saguão ou na eventualidade de ter alguma mala extraviada, você pode enviar os itens por correio direto para o seu destino. Só não se esqueça de fazê-lo com antecedência! Nessas datas, até os serviços postais internacionais podem contar com atrasos. Também pode ser conveniente levar uma bolsa ou mala extra nos seus pertences, para o caso de voltar com mais bagagem do que levou. Se preferir comprar alguma lembrança de última hora no aeroporto, confira as nossas dicas!

Estradas e carros no Natal

Antes de botar o pé na estrada, leve o carro para um check up. Garanta que tudo está funcionando corretamente, principalmente se você for dirigir pelo hemisfério norte – a neve pode atrapalhar! Saia de casa mais cedo para conseguir encaixar pausas para descanso no seu itinerário. Segurança em primeiro lugar!

Sempre comunicável e disponível

Nem sempre estamos preparados para os imprevistos do grande amigo Murphy. No caso de ter de enfrentar indesejados contratempos, o importante é estar sempre disponível! Tenha o celular em mãos e procure manter a bateria carregada – o carregador deve vir sempre na bagagem de mão! Pequenos cuidados podem salvar a viagem quando nem tudo sai como o planejado.

Pequenos acompanhantes de viagem

Se como adulto o Natal já é emocionante, multiplique o sentimento por 10. Este é o estado de ansiedade de uma criança às vésperas do Natal, sabendo que na manhã seguinte será recompensada por ter se comportado bem o ano inteiro. À ansiedade, some a paciência curta e a facilidade em se entediar típicas dos pequeninos. Para a sua viagem não ser a saga dos “já chegamos?” intermináveis, o melhor é levar livros, jogos, música ou até mesmo um tablet com tudo isso junto para garantir o entretenimento das crianças.

Animais viajantes

Seus fieis amigos também querem celebrar o Natal! No caso de viajar com animais, consulte se o seu hotel aceita animais de estimação e, se não o fizerem, fique tranquilo: há residências caninas e hotéis para animais onde você pode deixar o seu bichinho enquanto não volta de viagem. Neste post, te damos algumas dicas para deixar o seu pet em boas mãos!

Com um pouco de planejamento, suas ferias serão tranquilas mesmo noas épocas mais tumultuadas. Siga os nossos toques e feliz Natal!

Escrito por , paulistana viajante apaixonada por música e por ver o mundo. É criadora de Conteúdo no WePlann.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *