10 dicas para sobreviver a um voo longo

Falta do que fazer, poltronas não lá tão cômodas, as horas que não passam… Voos internacionais às vezes podem parecer intermináveis (ainda mais na classe econômica). Hoje, trazemos algumas dicas para te ajudar a sobreviver a jornada árdua de um voo longo! Com alguns truques, você pode suportar – e, imagine, até aproveitar – as longas horas de voo com conforto. Viagens são demais: quem disse que não podemos começar a curti-las desde o avião?

1. Leve protetores de ouvido

Mais eficientes que mascar chiclete, eles te ajudarão a diminuir aquela terrível pressão no ouvido que sentimos em altitudes muito grandes. De quebra, o barulho da turbina também incomodará muito menos! As versões em espuma ou em silicone podem ser encontradas em lojas esportivas, de material de construção, nos aeroportos ou até mesmo em algumas farmácias.

2. Sente na janelinha

Se for um voo diurno, olhar as nuvens e as incríveis vistas lá de cima te ajudará a passar o tempo. Caso o uso de aparelhos eletrônicos esteja permitido, dá até pra tirar algumas boas fotos!

3. Vá munido de entretenimento

iPods, iPads, MP3 players, Gameboys, livros… leve-os! Nem todos os voos oferecem uma grande diversidade de jogos e filmes a bordo e, acredite, você vai se cansar de desfrutar da mesma atividade de lazer ao longo de toda a viagem. Uma boa opção é aproveitar para compra revistas novinhas em folha nas próprias lojas do aeroporto antes de embarcar. Assim, você terá novidades à mão para se manter entretido desde a decolagem!

4. Leve os seus próprios fones de ouvido

Os distribuídos pelas companhias aéreas geralmente são de baixíssima qualidade (e, às vezes, até cobrados). Leve um bom par de fones para garantir o uso gratuito, um bom som e o bloqueio de ruídos externos.

5. Trate bem o seu pescoço

Não confie nas almofadinhas de cortesia das companhias aéreas. Se você deseja descansar bem, leve o seu próprio travesseiro de pescoço! Pode ser daqueles infláveis ou de microesferas. Muito mais fofinhos e anatômicos, eles farão a diferença e te pouparão de uma câimbra no primeiro dia de viagem.

6. Esqueça o relógio

Guarde-o assim que entrar no avião e você vai me agradecer. O nosso relógio biológico fica maluco com as diferenças de fuso horário (sem contar que não há nada mais desencorajador do que perceber que ainda restam 10 horas de percurso). Por isso: durma se lá fora estiver escuro; procure distrair-se e ficar acordado se estiver claro. Você ficará menos ansioso e ajudará o seu corpo a combater o jet lag, a famosa fadiga de viagem!

7. Atenção à alimentação

Evite fast foods no aeroporto e prefira as refeições vegetarianas no avião. Em altas altitudes, nossos corpos têm mais dificuldade em processar gordura e sódio e isso pode levar a um desconforto. Além disso, o ar seco e a pressurização da cabine tendem a deixar a comida com gosto de nada, o que nos deixa loucos para encher o prato de sal. Resista à tentação e não se arrependerá!

8. Reserve um tempo para a vaidade

Essa vai especialmente para as mulheres: o tempo de sobra no avião é uma excelente oportunidade para usar alguma máscara ou testar um novo tratamento facial. Você vai se distrair, descobrir uma nova utilidade para o banheiro minúsculo do avião e, de quebra, sair mais bonita! Passe na farmácia ou em alguma loja de cosmético antes de embarcar e leve umas opções práticas pra experimentar durante o voo: só não se esqueça de preferir as opções em lencinho e não em creme, líquido ou gel!

9. Lanchinhos

Snacks são permitidos. Leve pacotinhos de alguma coisa saudável que te agrade: biscoitos, barrinhas de cereal… As refeições das companhias aéreas costumam ser pobres em proteínas e ricas em carboidratos, portanto, lanchinhos proteicos podem ser úteis.

10. Alongue-se

Procure movimentar-se um pouco a cada duas horas. Caminhe nos corredores por alguns minutos, estique as pernas, alongue os braços e o pescoço. Fazer o sangue fluir e aquecer os músculos é importante para reduzir o desconforto e a fadiga que você poderá sentir ao final de um longo período sentado.

Testou as nossas dicas? Tem mais alguma para garantir o conforto durante o voo? Divida com a gente!

Escrito por , paulistana viajante apaixonada por Jornalismo, música e por ver o mundo. É criadora de Conteúdo no WePlann.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *