Paris em 5 pratos: uma viagem pela gastronomia francesa

Paris é conhecida como a cidade do amor, das luzes, de Napoleão, da finesse francesa… é, também, sinônimo de comida deliciosa, chefs, bistrôs, vinho, baguetes, champagne, croissants, roquefort e macarrons! Uma cidade digna de ser saboreada. A gastronomia francesa foi até declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade, segundo a UNESCO. Hoje, te trazemos 5 pratos icônicos dessa cultura culinária. Se você vai viajar a Paris, é bom ir preparado!

1. Café da manhã à francesa: bonjour!

Quem nunca sonhou em ser acordado com um café da manhã na cama? Suco de laranja, morangos, torradas fresquinhas com manteiga e geleia, café quente e um croissant. O café da manhã de todos os cafés da manhã é o francês, com seu toque que faz sair o sol até nas segundas-feiras. É a melhor forma de começar o dia em seu quarto de hotel, com incríveis vistas da janela, ou até mesmo em um charmoso café nas ruas de Paris.

2. Brunch chic

Desfrutar de um delicioso brunch navegando pelo rio Sena não tem preço. Comece com um coquetel seguido de uma entrada leve, como uma salada com frutas secas, continue com um suculento magret de pato e não deixe de lado o toque especial dos pralinés, os típicos docinhos com nozes e chocolate. A cereja do bolo (se pralinés não forem a sua praia) é coroar o momento com as vistas privilegiadas de Paris. Incrível!

3. Regue com um pouco de champagne

Dourado, borbulhante e espumante – assim é o vinho de mais pedigree da França. Na região de Reims, berço das vinícolas, se encontra a adega Möet&Chandon, onde é possível curtir uma exclusiva degustação de champagne. A bebida perfeita para acompanhar os vinhedos de fundo.

4. O café das quatro

Se há algo invejável em Paris e em toda a Europa é o palpitar das cidades.  Não há um só lugar em Paris que não tenha um pátio com mesinhas ao ar livre onde se pode desfrutar de um café enquanto contempla o movimento dos estilosos parisienses, imaginando, em um suspiro, como devem ser as suas vidas na cidade mais visitada do mundo. Alguns dos melhores cafés para viver essa experiência são: La Rotonde, antigamente frequentado por Pablo Picasso; Café Tournon, onde o café vem acompanhado de uma sessão de jazz; Café Des Deux Moulins, a cafeteria de Amelie Poulain; e o Café de la Paix, um ícone para os artistas e poetas declarado ponto de interesse histórico pelo Governo francês.

5. Jantar em Paris, très romantique!

Finalmente, o mais romântico de todos os pratos: um jantar na Torre Eiffel. Não com vistas da Torre Eiffel, mas NA Torre Eiffel! Trata-se do Restaurante 58, no comando de Alain Soulard, um dos chefs mais prestigiados do mundo. Uma combinação de sabores que as suas papilas gustativas nem imaginavam que existia. Uma taça de champagne para limpar o paladar, seguida de uma refrescante entrada de camarões e com vinagrete de gergelim, prato principal impossível de descrever e a sobremesa especial do chef com o mais doce dos sabores. Mmm…

Não parece delicioso? Se você tem algum restaurante, bistrô ou cafeteria preferida em Paris ou se está louco para experimentar algum lugar em especial na sua viagem, compartilhe com os nossos leitores! E não deixe de conferir nossas dicas gastronômicas para curtir em casal!

Escrito por , paulistana viajante apaixonada por música e por ver o mundo. É criadora de Conteúdo no WePlann.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *