Mais estratégias para aumentar o tráfego do seu blog de viagens

Escrivaninha com um celular, caderno em branco, lápis e computador.

No ano passado, demos algumas dicas básicas para você melhorar os acessos do seu site ou blog de viagens. Como mencionado anteriormente, aqui na WePlann um blog de sucesso gera aproximadamente 25 cliques únicos por dia: este é o tráfico mínimo para conseguir gerar conversões. Então quanto maior o número de acessos, mais chances de converter seu conteúdo em vendas você vai ter.

Otimizar o SEO do seu site, divulgar seus posts nas redes sociais e trabalhar links internos é o básico para começar a gerar tráfego. Mas você pode ir mais além. Confira nas dicas a seguir!

Descubra a Keyword certa

Se você já começou a otimizar o SEO do seu blog, deve saber que a keyword é fundamental para que sites de busca posicionem bem o seu link.

A keyword é uma palavra ou frase referente a um assunto específico que as pessoas pesquisam no Google, e descreve de forma resumida o que você está falando no seu post.

Um post pode ter várias keywords, mas é importante que você escolha as palavras certas para que seu conteúdo seja encontrado por quem realmente tem interesse.

Para isso, você pode utilizar algumas ferramentas para descobrir novas keywords e saber quais são mais relevantes para o seu site. O Moz, por exemplo, faz uma busca de keywords relacionadas ao tema que você aborda e sugere quais são mais relevantes para você. Outras ferramentas que podem ser úteis são SEMrush, WordStream e o Keyword Planner do Google AdWords.

Link building

Link building nada mais é do que ter seus posts linkados em outros sites ou blogs. Ao conseguir links em outros lugares, o Google entende que seu conteúdo é relevante por ser indicado por diferentes – e confiáveis – fontes. Assim, você consegue uma posição melhor nas ferramentas de pesquisa.

O melhor jeito de fazer link building é interagindo com outros blogs. Faça guestposts, crie relações com blogueiros de viagens, enfim, participe de uma comunidade onde as coisas que você compartilha sejam interessantes e também possam ser compartilhadas por eles. O networking é importante.

Outra forma recomendada por especialistas é ainda mais simples: compartilhar os seus links nas redes sociais. Segundo o SEMrush, profissionais consideram que as mídias sociais contribuem para o link building 68% do tempo. Compartilhe seus links em grupos relevantes, patrocine seus posts, enfim, distribua seu conteúdo!

A velocidade do seu site é importante

Não é só o conteúdo que tem que prender o seu leitor: todo o seu site deve funcionar corretamente para que ele tenha uma boa experiência, e neste ponto a velocidade da sua página é fundamental.

Páginas muito pesadas, carregadas de imagens grandes, plugins, widgets e banners, demoram mais para carregar e podem espantar um possível leitor – ninguém gosta de ficar esperando, certo? Quanto mais leve for o seu site, mais rápido ele irá abrir e menos tempo seu leitor terá que esperar para ler seu conteúdo.

Use ferramentas como o Pingdom para medir a velocidade do seu site e avaliar que melhorias você pode fazer para deixá-lo mais rápido.

Mobilidade

Pessoas na rua usando o celular.

Quase metade dos acessos a blogs hoje é feito através de smartphones e outros dispositivos mobile.

Às vezes, de tanto trabalhar no computador, esquecemos que praticamente metade da nossa audiência usa smartphones. Aqui na WePlann, por exemplo, cerca de 46% dos acessos são feitos através de celulares.

Por isso é muito importante que o seu site seja responsivo ou que tenha uma versão mobile para que seu leitor tenha acesso ao conteúdo sem problemas.

Pesquise bastante na hora de fazer mudanças no seu layout para encontrar a melhor forma de oferecer seu conteúdo para dispositivos mobile. Se o seu site não é responsivo, você pode estar perdendo muitas visitas.

E, novamente, tenha atenção à velocidade do site – afinal, não queremos acabar com o pacote de dados dos nossos leitores, não é?

Faça uma newsletter

Já falamos que as redes sociais são muito importantes para divulgar seu conteúdo, mas o bom e velho e-mail não pode ficar de lado.

Por conta dos algoritmos das redes, seu conteúdo pode não ser visto por todos os seus seguidores. Uma boa maneira de avisá-los de que há conteúdo novo no seu site ou blog é mandando uma newsletter.

Colete e-mails dos seus leitores, crie uma lista de envio e envie periodicamente, de acordo com o seu conteúdo, uma newsletter com os seus links. Vale anunciar os posts novos, relembrar conteúdos antigos, mas ainda relevantes, e indicar leituras de outras fontes que você confia e acha legal.

Newsletters são maneiras fáceis e baratas de compartilhar conteúdo e é mais um canal para você se aproximar de sua audiência. Plataformas como TinyLetter e a versão gratuita do MailChimp são ótimos para quem está começando. Aproveite essas ferramentas para ter um contato ainda mais próximo com seu leitor!


E aí, o que acharam? Esperamos que essas dicas te ajudem a aumentar o tráfego do seu site. Lembre-se sempre que construir uma base de leitores e conseguir mais acessos não é um trabalho a curto prazo, mas algo a ser feito constantemente. E que a qualidade do seu conteúdo sempre vai contar também para que seus acessos cresçam. Com o tempo, os resultados aparecem. 😉

Confira aqui mais dicas para otimizar seu site de viagens e acompanhe nossas novidades também no perfil Mochileiros Digitais no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *