
(Foto: Flickr | (CC BY 2.0) | José Fernandes Jr.)
Conhecida como a cidade maravilhosa, a cidade do Rio de Janeiro surpreende por conta de sua beleza. Repleta de morros verdes e contornada por lindas praias, a capital é um misto de metrópole e natureza. Passeie por Copacabana, faça uma trilha no Morro da Urca e embale no ritmo do samba no cair da noite. Para que você curta estes e outros encantos do Rio, organizamos um roteiro de sete dias (de um dia e de três dias também!). Viva a experiência carioca por completo e você verá que é impossível não se apaixonar.
Dia 1
Manhã
Marco natural, histórico e turístico do Rio de Janeiro, o Pão de Açúcar também é um ponto que não pode ficar de fora do seu roteiro. Para subir até topo, pegue um bondinho na Praia Vermelha. Inaugurado em 1912, este teleférico foi o primeiro instalado no Brasil e o terceiro no mundo. O trajeto e o destino final garantem uma vista panorâmica de tirar o fôlego, que inclui as praias de Copacabana, Ipanema e Leblon; o Cristo Redentor e até a Serra do Mar. Quando descer, aproveite para passear pelo charmoso bairro da Urca.
Tarde
Passe a tarde em Ipanema, praia que ganhou projeção internacional com a canção “Garota de Ipanema” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes). Com direito a água de coco, mate gelado com limão, milho verde e, para quem gosta de polvilho, o famoso Biscoito Globo, aproveite o mar e areia! Para completar, admire o pôr do sol do Posto 10, que se põe atrás do Morro Dois Irmãos, ou caminhe até a outra extremidade da praia e assista ao entardecer do Arpoador – ponto onde as pessoas se reúnem somente para isso.
Noite
Além de abrigar uma das praias mais famosas do Brasil, o bairro de Copacabana é ideal para curtir a noite carioca. Não faltam opções de bares e restaurantes. Delicie-se com o rodízio de carnes da Churrascaria Palace, localizada ao lado do imponente hotel Copacabana Palace, ou com os sanduíches do disputado Cervantes. Em seguida, divirta-se com o burburinho agitado do bar Pavão Azul ou com a roda de samba e choro do tradicional Bip-Bip.
Dia 2
Manhã
O Cristo Redentor é uma parada obrigatória. Localizado no alto do Morro do Corcovado, o monumento de 38 metros foi eleito uma das sete maravilhas do mundo em 2007. Para chegar até ele, recomendamos que faça o percurso de trem que passa pela mata atlântica do Parque Nacional da Tijuca. Inaugurado em 1884 pelo Imperador Don Pedro II, é o passeio mais antigo do país que leva cerca de 600 mil pessoas ao topo do morro.
Tarde
Fundado em 1808, o Jardim Botânico é um dos principais centros de pesquisa do mundo nas áreas de botânica e conservação da biodiversidade. Além de passear pelo impressionante corredor composto por 134 palmeiras imperiais, pelo lago de vitórias régias e pelo colorido orquidário, conheça também o Museu do Meio Ambiente, o Jardim Japonês e o Jardim Sensorial. De quebra, confira a programação do Espaço Tom Jobim, local reservado para shows e apresentações dentro do Jardim Botânico.
Noite
Se a Lagoa Rodrigo de Freitas é linda durante o dia, à noite é espetacular. Passeie sem compromisso e curta o ascender de luzes da cidade. E para encerrar a noite com chave de ouro, que tal tomar um drink no Leblon? Localizado a menos de uma quadra da praia e próximo à Lagoa, o Bar do Lado conta com um cardápio caprichado de drinks e petiscos de primeira. Curta o clima praieiro chic e divirta-se na noite carioca.
Dia 3
Manhã
Construídos no século 18, originalmente para distribuir água, os Arcos da Lapa são um dos principais símbolos do bairro da Lapa e da cidade do Rio de Janeiro. Considerada a principal construção colonial, hoje é passagem para o bonde de Santa Teresa. Saindo do Centro, o transporte voltou as atividades este ano. Conheça os Arcos e, se tiver tempo, passeie de bondinho. É uma experiência inesquecível!
Tarde
Projetado pelo arquiteto carioca Affonso Eduardo Reidy, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) está localizado nos jardins do Aterro do Flamengo, na Zona Sul da cidade. Vencedor do Prêmio Bravo Bradesco Prime de Cultura em 2012, na categoria “melhor programação cultural”, o MAM abriga um acervo de artes plásticas, visuais e documentos com mais de 15 mil peças – incluindo cerca de 4 mil itens da coleção de Gilberto Chateaubriand. Tire a tarde para conhecê-lo!
Noite
Inaugurada em março de 2012, a Miranda é uma casa de shows e espetáculos localizada no Complexo Lagoon, na Lagoa. Com uma programação variada, o espaço conta com grandes artistas e grupos da MPB – especialmente samba, choro e jazz. Maria Rita, Mart’nália, Jorge Aragão, Trio Madeira Brasil e Lenine já tiveram passagem por lá. Confira a programação e desfrute um delicioso jantar ao som de música ao vivo e de alta qualidade.
Dia 4
Manhã
O Estádio Jornalista Mário Filho, popularmente chamado de Maracanã, recebeu o maior público da história do futebol e foi o local onde Pelé marcou seu milésimo gol. Marco na cidade e no esporte, realizou jogos da Copa do Mundo, jogos Pan-Americanos e será palco da abertura e do encerramento dos Jogos Olímpicos em 2016. Faça um tour e conheça o gramado que é conhecido internacionalmente.
Tarde
O Centro do Rio de Janeiro é um lugar que deve ser explorado. Comece com um café da manhã na famosa Confeitaria Colombo, considerado o 7˚ café mais bonito do mundo pelo U City Guides. Em seguida, visite o Real Gabinete Português de Leitura – uma das principais bibliotecas do Brasil, fundada em 1837, que soma 400 mil obras. Por fim, conheça a Igreja de São Francisco da Penitência. De arquitetura barroca, o local é totalmente revestido por ouro.
Noite
O bar do Hotel Santa Teresa é o local ideal para uma noite romântica. Com uma bonita vista do bairro, na Zona Central da cidade, o Bar dos Descasados (que faz referência ao apelido do hotel), conta com um ambiente intimista. Outra opção mais movimentada é o famoso Bar Veloso, onde Vinicius de Moraes e Tom Jobim avistaram a moça que inspirou a canção “Garota de Ipanema”. Localizado no Leblon, o local é um marco na cidade.
Dia 5
Manhã, tarde e noite
Tire um dia inteiro para fazer um bate e volta a Angra dos Reis, município localizado ao Sul do Rio de Janeiro – a cerca de 166 km de distâncias (1h45 mais ou menos). Composta por 365 ilhas, sendo Ilha Grande a mais famosa, Angra é banhada por um mar cristalino e, visto de longe, de coloração esverdeada. Caminhe pela cidade, passeie de barco e relaxe em suas águas. O forte do local são as praias!
Dia 6
Manhã
Depois de passar boa parte da viagem na Zona Sul do Rio de Janeiro, que tal explorar a Zona Oeste? Comece pelo Museu Casa do Pontal, localizado no Recreio. Considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país, seu acervo é composto por cerca de 8 mil peças de 200 artistas brasileiros, produzidas a partir do século 20. A coleção foi o resultado de 40 anos de pesquisas e viagens pelo país do designer francês Jacques Ven de Beuque.
Tarde
Depois de bater perna, nada como relaxar. Aproveite, faça uma pausa e conheça os restaurantes da Barra da Tijuca. Experimente os deliciosos pratos do Siri, rede com mais de 70 anos cujo carro chefe é o risoto de camarão. Outras ótimas opções são o italiano Tizziano e o português Mensateria, que também conta com pratos de peixes e frutos do mar.
Noite
Fundado em 1909 e reinaugurado ao seu estilo original em 2010, o Theatro Municipal é um dos mais belos edifícios do Rio de Janeiro. Confira a programação e assista a um espetáculo. E mesmo se você não conseguir, passe em frente à construção – localizada na Cinelândia -, que conta com 219 mil folhas de ouro que iluminam o teatro. Garantimos que você não vai se arrepender.
Dia 7
Manhã, tarde e noite
Pegue uma tradicional barca no cais da histórica Praça VX, na Zona Central do Rio de Janeiro, e faça uma viagem até a Ilha de Paquetá. Você percorrerá cerca de 15 km de travessia marítma, que correspondem a cerca de 1h10. Aproveite a paisagem da Baía de Guanabara, da Ilha Fiscal, da Ponte Rio/Niterói, da Ilha do Sol e da Ilha de Jurubaíbas. Quando chegar a Paquetá, conheça seus monumentos, curta a praia e, se der sorte, uma roda de samba.
Compartilhe sua experiência conosco e não deixe de conferir nosso roteiro de sete dias em São Paulo também!
Escrito por Isabella Giordano. Cidadã do universo, jornalista e escritora, que ama qualquer tipo de viagem e comida. É criadora de Conteúdo no WePlann.