Como se celebra o Natal pelo mundo?

O Natal é uma das maiores celebrações universais. Não importa em que parte do mundo você viva, nem qual é o personagem natalino que traga os presentes e se você come panetone ou bonequinhos de biscoito. Seja no verão ou no inverno, o Natal existe para todos. Hoje, te contamos algumas curiosidades e tradições sobre como essa data tão especial é comemorada ao redor do globo!

As celebrações na Espanha são similares às que acontecem no Brasil, porém, as cidades entram no clima com mais decorações, comércio e até performances natalinas! As ruas são enfeitadas com luzes coloridas entre a última semana de novembro e a primeira de dezembro; as praças recebem mercadinhos com itens de decoração e doces típicos caseiros; o espírito do Natal está presente em cada esquina, com apresentações teatrais do nascimento de Jesus (‘pastorets’, como são conhecidas na Catalúnia).

No dia 24, comemora-se a meia noite com a Missa do Galo e no dia 25, toda a família se reúne à mesa para desfrutar de cordeiro ou peru e, como sobremesa, frutas secas, torrones e uns docinhos chamados Mazapanes. Tudo isso, é claro, em meio a flores, velas e adornos na característica cor vermelha.

Natal na Times Square, em Nova York

Na Alemanha, os preparativos se iniciam no dia 6 de dezembro. As casas são decoradas em meio à paisagem de inverno e o cheiro de biscoitos de gengibre (o famoso Gingerbread Man) vão tomando conta das ruas! Os pequenos deixam nas janelas as suas cartas para Christkind – uma criatura com asas, como um anjo, que traz presentes a todas as crianças que se comportaram bem durante o ano. No dia 25, podem abrir os presentes – não sem antes cantar Noite Feliz e esperar pelo toque da campainha como um sinal de ‘foi dada à largada’.

Na França, o Natal começa com a chegada de São Nicolau, também no dia 6 de dezembro, e, com ele, vem o Calendário do Advento. Com janelinhas para cada dia do mês, o calendário conta com surpresas diárias que ajudam na contagem regressiva até o dia 25, data em que São Nicolau regressa com os presentes de Natal.

London Eye, em Londres.

London Eye, em Londres

Inglaterra! As terras da Rainha têm costumes peculiares. Espalha-se visco nas entradas das casas para espantar as más energias e trazer sorte. Pelas ruas, comemora-se estourando biribinhas!

Na Irlanda, o cenário é mais religioso. A protagonista é uma vela branca que decora a entrada das casas e deve ser acesa por uma criança no dia 24, mas que só pode ser apagada por uma menina ou mulher que se chame Maria. Isto sim é espírito natalino!

A Áustria também entra na lista dos mais devotos: o Natal se inicia com o Advento, quatro semanas antes do dia 25 de dezembro, e todas as casas são enfeitadas com uma coroa com quatro velas, cada uma a ser acesa em uma semana.

Natal em Moscou, na Rússia.

Natal em Moscou, na Rússia

E na Noruega? Quem leva os presentes não é o Papai Noel, e sim o Gnomo Niesse, que também exerce a função de protetor dos animais da fazenda. As crianças se vestem com fantasias e vão de cada em casa em busca de mais presentes – uma espécie de Halloween natalino!

A Letônia tem um dos natais mais criativos, em que não se pode abrir o seu presente sem antes recitar um poema. Deve ser engraçado ver o que sai dos improvisos!

Descendo para os países quentes, ainda temos a Austrália que, assim como nós, comemora o Natal em pleno verão. Nas praias, é super comum encontrar banhistas tomando sol com chapéu de Papai Noel ou biquínis vermelhos. Especificamente na costa de Melbourne, a tradição é ir à praia à noite, cantando músicas natalinas à luz de velas.

Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Parque do Ibirapuera, em São Paulo

Como você pode ver, desde as tradições mais festivas às mais religiosas, o que nunca falta é a família, os presentes e a comida. Não importa se você recebe o Papai Noel, Christkind ou Gnomo Niesse – o Natal é uma data para se compartilhar com as pessoas queridas! E você? Como comemora o Natal?

Escrito por , paulistana viajante apaixonada por música e por ver o mundo. É criadora de Conteúdo no WePlann.

2 thoughts on “Como se celebra o Natal pelo mundo?

  1. Carolina
    29/11/2015 at 12:34

    Como se celebra o natal em Las Vegas?

    1. 29/04/2016 at 15:12

      Oi, Carolina! Em Vegas a atração principal costuma ser a queima de fogos e, depois, as festas 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *